Review - mangá

Hirunaka no Ryuusei – A referência trágica + Opinião pessoal.

Konichiwaa! Como vai? Tudo ótimo? T…

tumblr_n1eeqwTljL1t95pfvo6_500

Antes de recomendar Hirunaka no Ryuusei aqui no blog, eu decidi fazer 2 posts: um teria a função de interessar pessoas que não o conhecem (dar uma visão geral do mangá) e o outro seria para falar do final. Prepare-se, pois esse post conterá uma referência crucial para entender o final do mangá, além de um desabafo pessoal.

Aos fãs do Mamura e Shishio: 

Espero que meu ponto de vista seja um pouco semelhante aos seus durante a construção desse post e tentem entender um pouco do que falarei aqui.

Enfim… os spoilers começam em:

1

2

3

HORA DE SOFRER:

Reler Hirunaka no Ryuusei virou uma espécie de hábito. Quase perdi as contas de quantas vezes li esse mangá, talvez – na minha loucura – eu esperasse que o final terminasse de um jeito totalmente diferente. Estranho, eu sei. Porém, mesmo assim eu não consigo evitar de gostar tanto do enredo geral e dos personagens.

Eu não fui feliz com aquele final.

Queria deixar isso bem claro desde o começo.

Não sei quem está lendo esse post, mas acredito que existem milhares de pontos de vistas espalhados pelo mundo. É uma questão de opinião, acho que cada um deve defender sua linha de raciocínio com o máximo de clareza e respeito perante aos outros. Eu e a grande maioria dos japoneses que leram Hirunaka no Ryuusei não gostaram dos últimos 20 capítulos do mangá, sendo mais específica: odiamos o jeito que Yamamori Mika lidou com a trama final.

Não sei se vocês já pararam para pensar, mas nunca se perguntaram por que o tão “famoso” Hirukana no Ryuusei nunca ganhou anime? É simples: o final do mangá foi hateado no Japão, as pesquisas de popularidade decaíram de um jeito assombroso, os fãs fizeram uma comoção sobre isso e deu no que deu.

“Ah mas todo autor tem direito de terminar como quiser sua obra”

LÓGICO!

Mas precisa ter bom senso.

Foi na segunda metade do mangá que o enredo começou a desandar. Parece que tudo ficou mais apressado, os personagens começaram a “sumir” do nada (Shishio, Yuyuka, etc) e depois de vários capítulos: eles apareciam como mágica. Talvez a mangaká tentou mudar o enredo, mas isso não deu muito certo e afetou demais a história. Porque pareceu uma coisa bastante forçada e sem sensibilidade. 

Não haveria problema nenhum em Suzume escolher o Mamura desde que esse personagem tivesse recebido a devida atenção. Mas ele não recebeu. Ele sequer foi desenvolvido direito. Os leitores só vão conhecer alguma coisa do Mamura no último capítulo, quando ele “abre seu coração”. 

Gente, vocês entendem o que estou dizendo? MAMURA DEVERIA TER GANHADO MAIS ATENÇÃO! Parece que a segunda metade do mangá inteira girou na paranoia da Suzume em esquecer o Shishio, mas e o coitado do Mamura? Cadê o desenvolvimento dele? No final do mangá? 

Esse final foi a coisa mais absurda que presenciei no mundo dos shoujos, porque desde o início do mangá ao capítulo 77 a protagonista pensa no Shishio. Satsuki foi o personagem mais bem desenvolvido da história, mas foi na segunda metade do mangá que a autora decidiu dar um sumiço nele pra dar uma “upada” no Mamura. Só que isso não deu muito certo.

Eu li esse mangá diversas vezes, acho que se vocês me perguntarem se eu lembro de alguma cena do Mamura com a Suzume… não consigo lembrar de imediato. E quando lembro, apenas surge à mente as duas vezes que ele beijou ela (podem me chamar de fria, mas eu não senti “feeling” naquilo) e da cena dele comendo onigiri com ela na escola. Porém, mais estranho do que isso é quando lembro do Shishio: surge um monte de coisas na minha cabeça. Não tem nada a ver com beijos, coisas carnais e etc – até porque ele sequer beijou ela, o máximo que fez foi pegar na mão.

O que surge na minha cabeça quando lembro de Suzume x Shishio são coisas extremamente triviais, non-sense e idiotas. 

unnamed-1-horz

Mas foram justamente essas coisas simples que – de alguma maneira meio louca – me fizeram sentir carinho.

Carinho.

Tá aí, uma palavra especial. 

E apesar do que digam, eu não encontro isso na relação de Suzume com o Mamura. Eu simplesmente não consigo explicar, mas não sinto aquele “feeling”, eu não encontro aquele sentimento de ternura. É incrível como coisas triviais afetam os sentimentos das pessoas. E mais louco que isso: é exatamente nessas coisas triviais que encontramos amor. Porque amor é algo simples, e é por isso que as pessoas não o notam tanto.

O que estou tentando dizer é que apesar da segunda parte do mangá ter sido uma montanha russa, essas coisas simples ficaram na cabeça das pessoas. E na real, eu não tô nem aí se o Shishio terminou com a Suzume ou não, eu só queria que todo mundo ali fosse feliz, inclusive ele, que teve um final de merda.

Enfim, foi nessa onda de tentar ofuscar a primeira parte do mangá (para dar preferência à figura do Mamura) que Yamamori Mika se perdeu e no meio do caminho destroçou um dos personagens mais queridos da trama. Ele foi rondado por uma atmosfera estranha repleta de incertezas, sofrimento e mentiras. Mas o mais impactante disso tudo é que a mangaká insistiu até a última gota de juízo nisso, ela tentou distorcer a imagem do personagem de qualquer maneira – mesmo que isso significasse ser de um jeito totalmente forçado.

Mas foi forçado demais…

d024

E os leitores perceberam.

Logicamente, isso refletiu na popularidade geral do mangá e diminuiu bastante as possibilidades de uma série animada. Foi uma escolha infeliz. O trauma e a onda de haters foi tão grande, mas tão grande que ela hesitou sobre aceitar ou não a produção de um live action (no final do post postarei a fonte). E os leitores não tiveram piedade, porque ela foi sarcástica. E pasmem: ela fez isso de propósito, porque tinha que compensar o estrago do personagem com alguma coisa… então ela jogou uma referência que definiria o final do mangá. Contudo, apesar de existirem referências, as pessoas não conseguiram aceitar essa distorção – porque os motivos foram vazios demais, os argumentos não desciam pela garganta.

A verdade é que Yamamori Mika mudou o enredo do nada e durante o processo nos fez de trouxas. Você deve achar que estou sendo extrema demais, mas eu tenho um motivo. Sabem por que digo isso com TANTA CERTEZA e sem um pingo de medo?

Por causa disso daqui:

1-vert
HNR:  CAPÍTULO 65 – PÁGINA 20

Eu nunca agradeci tanto por ler Hiruna no Ryuusei em inglês. Toda vez que vejo algum personagem de filme, anime ou mangá lendo um livro específico: já fico alerta. Porque, pensem comigo: não faz sentindo um autor mostrar um livro ou material cultural dentro de sua obra se não existir um propósito mediante ao enredo. E, infelizmente, esse livro teve total influência sobre o fim do mangá.

Porque…

(segura o choro)

Rigoletto é uma história de amor e tragédia.

É uma ópera de Giuseppe Verdi baseada em Le roi s’amuse (peça de Victor Hugo), e adivinha? O personagem principal, Rigoletto, interpreta o papel de bobo. Eu li essa ópera inteira para escrever essa análise e meu Deus, por um momento pensei em me esvair de ódio e tristeza.

Resumo rápido: Rigoletto é um bobo da corte que trabalha para o Duque. Não existe um nome que descreva melhor esse personagem além de “desilusão”. Durante a história ele engana e, ao mesmo tempo, é enganado. O duque é um personagem mulherengo que tenta seduzir todas as mulheres que conhece. Gilda, filha de Rigoletto, se apaixona pelo Duque. Por esse e outros motivos Gilda fica em perigo e Rigoletto decide tirar ela da cidade (ela se disfarça de homem)… e na mesma noite Rigoletto tenta assassinar o Duque. Porém, Gilda acaba ouvindo a conversa e decide se sacrificar pelo Duque: ela foge do local onde estava e se dirige ao local onde Rigoletto iria sequestrar o Duque e assassiná-lo. A tragédia acontece quando eles sequestram Gilda vestida de homem pensando ser o Duque, a colocam dentro de um saco e a matam. No final, Rigoletto descobre que matou a pessoa mais importante de sua vida com as próprias mãos.

Essa história não tem nadaaaa de similar com HNR, mas existe 2 paralelos aqui:

  1. O duque é Shishio, Rigoletto é tio Yukichi e Gilda é Suzume. Yukichi mata sem querer o amor de Suzume por Shishio, o Duque para de visitá-la e no final Rigoletto (Yukichi) fica cheio de culpa e remorso sobre o que aconteceu.
  2. Rigoletto é Shishio. Não existe enredo para interpretar isso, pois seria uma atribuição simples de personagem principal para personagem principal.

Particularmente, eu acredito que as duas hipóteses estejam corretas. Porém, eu creio mais na segunda hipótese, justamente porqueeee…

*suspense*

[…] essa ópera, na verdade, possui 3 nomes distintos. Então, por que Yamamori Mika colocou justamente “Rigoletto”? Lógico que é uma comparação de personagens. Além disso, essa ópera de Giuseppe Verdi foi inspirada na figura medieval de Jester/The Fool. Tanto Jester como Fool significam “tolo”.

E eu acho que todos nós lembramos o que o Shishio disse sozinho, perto daquele banco no jardim da escola, quando rejeitou Suzume pela primeira vez:

“I’m a fool”

tumblr_static_untitled-2

A figura de Rigoletto/Jester encaixa perfeitamente nesse personagem. Até porque um dos lemas para interpretar um tolo, de acordo a figura medieval inspirada é:

The fool is in the act of unknowingly walking off the edge of a cliff.

(O tolo está no ato de inconscientemente andar na beira de um penhasco)

E nós, mais do que ninguém, sabemos que a única coisa que o Shishio fez durante todo o mangá foi caminhar numa corda bamba. Esse personagem se arrasta de um jeito inexplicável, ele cria seu próprio mundo de mentiras e se afoga nele.

Mas, a ironia mais infeliz desse mangá foi que quando ele finalmente abre seu coração e consegue emergir de todo esse sofrimento…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Suzume não acredita mais nele.

Eu sei que a Suzume é a personagem principal de HNR, mas por algum motivo eu fui cativada pelo carisma do Shishio. Escrevendo essa resenha eu percebi uma coisa: o que me incomodou muito não foi o fato dele não ter terminado com a Suzume, mas sim ele ter sido ferido durante o mangá inteiro e não alcançar sequer a felicidade. Isso meio que cortou meu coração.

Ele foi rejeitado três vezes: 1ª no terraço da escola, 2ª na enfermaria e 3ª no hospital. Mas ser rejeitado não era um problema, o problema em si foi Yamamori Mika brincar com os sentimentos dos leitores. Ela nos deu esperança na sombra de um personagem destruído. 

É doloroso ter que aceitar esse tipo de “FIM” com aspas.

asx

Porém, não me entendam mal: isso não quer dizer que não gosto do Mamura, as pessoas precisam entender que os fãs do Shishio não odeiam o Mamura!

Pelo contrário, quem na Terra consegue odiar um homem com essa índole?? 

as

Não odeio o Mamura. A integridade desse personagem é admirável e LINDA. Eu somente odiei OS MEIOS que a mangaká usou para chegar nesse final. Na minha opinião, esse não foi um final “revolucionário” que o segundo cara termina com a protagonista. Foi um final improvisado. Foi tão improvisado que a gente não tem nem certeza de afirmar que conhece o Mamura direito ou que possuímos um sentimento de satisfação com o andamento das coisas. Digo isso porque se eu fosse Team Mamura, jamais ficaria satisfeita com um final daqueles que sequer consegue me passar confiança.

Aliás, eu não sei se foi só comigo, mas eu terminei HNR sem saber que tipo de moral ele quis passar para mim. Criei até uma lista imaginária:

  1. “As pessoas precisam ser aceitas do jeito que elas são” (vago)
  2. “O amor é um sentimento mutável” (muito vago)
  3. “Não existe nenhum sentimento de natureza transcendental e pura” (não sei)
  4. “A vida é assim. Seja menos trouxa. A fila anda e etc” (sim ou com certeza?)

A MORAL É EXATAMENTE ESSA, ou estou louca?

Juro pra vocês que não consigo me conformar com isso. Porque pelo que entendi, para um ser feliz o outro teve que ser literalmente abandonado no hospital. Tempo para se recuperar? Pra que? Estamos no penúltimo capítulo, esqueceu? Nunca vi um personagem ser tão maltratado e desrespeitado desse jeito. Talvez eu aceitasse esse final mais calmamente se o Mamura fosse um personagem tão bem trabalhado como o Shishio, ou se pelo menos o Satsuki tivesse um pensamento mais otimista no término e superasse a situação. Mas não, uma das últimas falas dele no mangá foi:

.

“Mesmo que o resultado fosse óbvio, eu ainda queria apostar em um milímetro de possibilidade. O que é isso? Ah…eu não sou assim”

.

PELO AMOR DE DEUS!

.

Gente, é como um blogueiro americano disse: o único “pró” que o Satsuki teve no mangá inteiro foi ganhar 2 cervejas do Yukichi. Cara, isso é desmoralizante. Não me impressiona que isso tenha ferido amargamente o orgulho dos leitores japoneses. E o reflexo tá aí, na própria mangaká com receio de aceitar o live action de HNR:

unnamed-3

“Sem mais delongas, um live action de Hirunaka no Ryuusei foi decidido! Para ser honesta, eu acho que há um monte de opiniões sobre isso. Eu hesitei sobre se deveria fazer isso ou não…!

Mas, quando eu ouvi sobre o filme eu fiquei definitivamente feliz, mas simplesmente pensei ‘com isso, eu serei capaz de desenhar personagens de Hirunaka no Ryuusei novamente, e desta vez oficialmente!’, então eu aceitei.”

unnamed-4

“Eu acho que existem algumas pessoas que podem não querer ver isso (ALGUMAS? Bota aí 90% do Japão néh miga), e haverá um monte de coisas ditas (meu Deus, ás vezes sinto pena dessa mulher, é muito hater) mas por agora, o live action foi decidido então eu farei o meu melhor para fazer disso um sucesso então por favor cuidem de mim!! Eu irei desenhar um monte de personagens de Hirunaka no Ryuusei para acompanhar o filme então por favor aguardem com expectativa!”

Yamamori Mika já disse que tentará se redimir com os fãs do Shinshio em Tsubaki-chou Lonely Planet (mangá atual dela), mas a verdade é que ninguém mais se importa. Pelo menos, a maioria das pessoas não. E o motivo é simples: Hirunaka no Ryuusei ACABOU. Além disso, Shinsio e Akatsuki são personagens totalmente diferentes. Aliás, não indico Tsubaki-chou para ninguém. Peço desculpas se ofendi algum fã, mas é frustrante ver um mangá na sombra de outro. 

> Além dessa comparação com Tsubaki-chou, existe duas outras coisas que não gostei:

1_ Ela fez um capítulo extra da Suzume e do Mamura para “confirmar” os sentimentos dela por ele. CONFIRMAR, porque ele não conseguia pedi ela em casamento até então.

“Eu comprei isso (anel) há quase um ano atrás e o motivo para eu ainda guardar isso comigo é… a falta de confiança em mim mesmo”

Gente, vocês entendem o quão ridículo isso é? Você entendem o quão absurdo é possuir um capítulo extra para confirmar os sentimentos da protagonista, mesmo ela dizendo com todas as palavras que ela ama o Mamura no final do mangá? Isso não é fofo. E nem vem me dizer que isso não é forçado quando a própria mangaká tem a necessidade de justificar cada vírgula dessa relação. Porque, pensem comigo: vocês acham que teria necessidade de tal coisa se o casal passasse confiança? Lógico que não. O normal seria ter um capítulo extra para acrescentar momentos especiais e felizes dos dois, não para ficar remoendo o passado desse jeito.

Acho que qualquer pessoa ficaria paranoica no lugar do Mamura.

2_ Hirunaka no Ryuusei ACABOU. Então por que diabos a mangaká insiste em criar uma história paralela com o Shishio?

aaaaa-horz-vert
NÃÃOOOOOOOOO, EU NÃO QUERO SABER! TIRA ISSO DA MINHA FRENTE! MEU CORAÇÃO JÁ NEM EXISTE MAIS!

Meu Deus do céu, isso é irritante. Isso fere meu orgulho como leitora.

Contudo, o que consegue me irritar mais do que isso é o fato de Tsubaki-chou viver na sombra de Hirunaka. Tsubaki-chou não é substituto de ninguém, Tsubaki não é Hirunaka!

Repetindo…

cats

Eu acho todo esse remorso/medo uma coisa anormal para uma pessoa que justificou no seu próprio Twitter: “Não conseguia enxergar o mangá terminando de outra maneira que não fosse aquela”.


Conclusão

Hirunaka no Ryuusei é o único mangá shoujo que possui mais capítulos extras sobre o cara que a protagonista abandonou do que o próprio casal principal. Lembrando que em Março deste ano (2017), a Margaret irá lançar outro capítulo extra de HNR sobre o Shishio para comemorar a estreia do live action.

shishio

Mas, apesar disso tudo, eu vou te dizer porque Hirunaka no Ryuusei ainda entra na minha lista de shoujos preferidos: porque ele possui personagens únicos. Posso ler qualquer shoujo daqui pra frente, mas nunca vou esquecer do jeito forte da Yuyuka, do jeito despreocupado da Suzume e do carisma imenso do Shishio. Esses personagens entraram de uma maneira tão estranha na minha vida que agora não consigo mais tirar, sobretudo o Satsuki – que virou minha referência de carisma, porque nunca encontrei um ser tão atraente como ele nos mangás.

O aperfeiçoamento psicológico dos personagens, o traço extremamente charmoso, heroína atípica e, sobretudo, enredo dinâmico, me fizeram gostar bastante dessa obra. Provavelmente seria uma das minhas “suuper preferidas” se a mangaká não tivesse se perdido no enredo e se tivesse desenvolvido todos os personagens secundários decentemente. Pretendo ainda comprar o mangá e traduzir. Apenas não gostei do final, mas isso vai de pessoa para pessoa e eu respeito isso.

Sei que esse post pareceu mais um desabafo do que uma resenha em si, mas eu precisava disso. Eu precisava que as pessoas entendessem pelo menos um milímetro do meu ponto de vista. Porque muito além de shippar errado, o real motivo de não gostar do final foi a frieza de Yamamori Mika em relação aos seus personagens. 

Eu não sei como explicar isso bem… mas independente do Shinshio representar toda aquela bagunça e insegurança de dar nos nervos, eu acho que ele expressa um pouco do caos humano. Eu me identifiquei um pouco, eu me imaginei naquele tipo de conflito psicológico, imaginei até amigos próximos passamos por isso e o motivo é extremamente simples:

Por que todos nós

unnamed

Somos humanos

unnamed-1

E erramos

unnamed-2

Talvez eu tenha me acostumado demais com a sensibilidade humana de Kusagani Muzuho e inconscientemente queira que todos os mangakás sejam assim. Talvez seja um monte de coisas ainda não ditas, mas o que eu sinto permanece inexplicável. Eu simplesmente não consigo justificar o quão amargo esse final deixou em minha boca. 

Porque, apesar de tudo…

é difícil aceitar essa ideologia unilateral de felicidade.

É difícil ter que engolir um final onde a pessoa que a heroína escolhe não tem uma base desenvolvida,  justamente porque quase o mangá inteiro é focado nos sentimentos da Suzume pelo Shishio. Mas pior que isso é lidar com a tristeza, com o fato de que a mangaká deixa o protagonista cometer o mesmo erro que aconteceu com sua ex.

E então,

exatamente desse jeito,

o mangá acaba.

“Acabou” foi o que eu pensei quando terminei a última página do volume 12 de Hirunaka no Ryuusei. E assim, do mesmo jeito que a Suzume disse que nunca iria esquecer do sensei, eu tenho certeza que nunca irei esquecer o final desse mangá. 

EDIT: Ah mas tem a parte do Shishio ser um um professor e o mangá ser publicado na Margaret, revista destinada para o público adolescente. Seria a mesma coisa que tá influenciando esse tipo de relacionamento…”

Entendam… esse post não é uma briga por ships. Se este era o problema, então que focasse mais na figura do Mamura e não entupisse 90% do mangá com romance inútil entre professor x aluna. Simples. Melhor do que ter um final improvisado desse jeito e por isso criar + dois volumes apenas para tentar compensar o estrago com extras. 

 

.

Obrigada por ler tudo até aqui.

.

Agora vou ali me afogar em sorvete.

.

.

– See you space cowboy

61 comentários em “Hirunaka no Ryuusei – A referência trágica + Opinião pessoal.”

  1. Conheci essa obra recentemente e apesar de ter concluído a leitura a semanas me coração ainda dói por causa desse final. O que me prendeu na história foi Shishio e aquele final e até no extra não me sinto feliz.

    Curtir

  2. Acabei de ler esse mangá. Fiquei procurando um site/blog que compartilhasse o msm pensamento que o meu.
    Nesse momento, estou sentada na minha cama pensando em como escrever isso para a autora dessa resenha/opinião própria. Então…
    Eu terminei nesse exato momento o mangá, mais os extras. Tô com nariz entupido pq quando entendi que acabou e eles não ficaram juntos mesmo me deixou abalada. Pelo menos foi o que eu pensei.
    Não gostei desse novo romance do sensei, você percebe que a editora é idêntica a Suzume. Será que só eu reparei nisso ?
    Além de que quando o Shishio pede pra editora ir beber com ele tem uma parte em que ele diz que sempre que ele bebe ele acaba daquele jeito. Sabe isso acabou comigo. Antes de lê os extras, eu estava com um nó instalado no peito com o final ridículo que o Shishio teve. Até o tio da Suzume se casou. Percebi que esse nó era justamente o que ele passou por 6 anos de acordo com a autora. Ele se embebedava, tinha a gravata de sushi em uma forma de altar. Ele sofreu muito.
    Tá ele não existe, foi o que eu pensei, mas não há como não se envolver com um personagem carismático, que tinha suas dúvidas,medos e preocupações.
    Várias vezes foi dito que ele tinha orgulho, mas sempre tudo o que ele pensava era na segurança e felicidade da Suzume. Até a Yuyuko percebeu, quando ela disse pra ele que Mamura e a Suzume estavam namorando de vdd.
    Mas ela não falou pra amiga , por que disse que não era da conta dela.
    Quando ele diz que estava feliz por ela está feliz era óbvio que não. Que ele sofreu por todos aqueles anos.
    Mudando pro casal Suzume e Mamura. O cara fica numa dúvida, incerteza sobre o relacionamento deles. O que mantém ele “firme”, é quando ela reafirma que fez a ESCOLHA CERTA. Por favor, no último capítulo quando ela se declara para o Mamura, ela fala pra ele claramente que sofre por causa do Shishio sensei.
    No fim ele foi nada mais nada menos que uma válvula de escape. E ele, não tem como reclamar dele, ele foi um verdadeiro amigo desde o início. E era pra ter finalizado assim.
    A escritora meteu o Sempai lá pra ficar com a Yuyuka, e fazer ela esquecer o Mamura. Do nada ele surgiu pra falar com a Suzume. Se esse personagem com o qual não criei tanto vínculo não existe e a escritora aprofundasse mais os dois seria bom sim. Pq o Mamura continuaria sendo amigo da Suzume. E o sensei não sofreria. Até o momento em que rever ela e age como se estivesse tudo bem. E ele fica com uma substituta no final pra compensar.

    Eu tô com raiva, triste. Numa sofri lendo mangá , já chorei com cenas tristes. Mas sofrer, nunca. Meu coração dói.
    É isso, pude desabafar.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sei exatamente a dor que você está sentindo.. Ainda me pego pensando nesse mangá, mesmo depois de ter lido vários outros… Eu nunca tinha ficado tão impactada com um mangá como fiquei com esse, é praticamente uma relação de amor e ódio.. 🥺

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu … até hoje sofro com esse mangá, ele me deixou com uma vazio no coração quando terminei, eu não aceitei aquele final antes e continuo não aceitando aquele final agora, esse mangá me traumatizou, eu digo isso porque esses dias eu tava lendo Living-room Matsunaga-san e quando chegou a hora que foi apresentado o rival (depois de tanto tempo) eu pensei, “Oh meu deus … não” porque eu consigo ver a possibilidade de acontecer o mesmo que em HnR, porque? Porque eU ESTOU TRAUMATIZADAAAAAA!!!

    Hirunaka no Ryuusei brincou com meus sentimentos, esse mangá teria se tornado o meu preferido pelo resto da vida, eu me senti tão bem lendo ele, tantos sentimentos calorosos por Shishio e Susume, eu tava já na expectativa de ver o final dos dois, terminaria com eles assumindo o relacionamento na graduação da Susume? Com eles se casando? Eles já mais velhos, casados e já com filhos?, eu estava (e estou ainda) completamente apaixonada por Shishio, ele ainda tá no top 5/1 personagens eu sou louca (se não entendeu, é tipo assim, 5 personagens ocupam o 1° lugar no meu coração) … mas … terminou daquele jeito…

    Eu só consegui terminar o mangá na força do ódio mesmo, porque eu O-DI-EI, eu não vou ser hipócrita e fingir algo que não sinto, eu não gostei nem um pouco, eu gostava do Mamura no começo, porque na minha cabeça ele era o rival que eventualmente se tornaria um amigo, mas começou a acontecer os negócio lá e pensei “Tá… eu não gosto mas de você Mamura e fim de papo, e nem de você Susume” Pois é gente, passei a detestar a Susume muito mais doque Mamura (ele é mal desenvolvido, então não me importo na real com ele) … mas a Susume? A Susume … só posso dizer que minhas raivas com ela é um poço sem fundo, e a partir desse ponto que não queria o Shishio com ela mais, queria que surgisse outra personagem para ele, nem me importaria se não fosse desenvolvida também …

    Eu li o extra do Mamura e da Susume só para zoar esse final na minha cabeça, e li o extra do Shishio e pensei que seria diferente, pensei que; por a autora estar sendo … massacrada, pensei que ela faria o extra dele diferente, com ele feliz com outra pessoa, ou ele e Susume se encontrando anos depois, e conversando sobre a vida deles numa boa sem nenhum sentimento do passado … foi isso que pensei, fui trouxa ao pensar isso, o extra dele conseguiu pulverizar um coração que já estava quebrado …

    Foi bom? Foi (exceto, você sabe), recomendaria? Sim, leria de novo? … não, uma vez foi o suficiente, eu vou viver com os momentos felizes de Shishio e Susume e com os lindos, lindos e LINDOS desenhos de Shishio.

    E eu gosto de Tsubaki-chou, eu gosto mesmo, gosto muito do Akatsuki (eu escrevi certo) mas … meu coração balançou MUITO pelo Gorou, até eu fiquei surpresa.

    MARAVILHO BLOG!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    1. Olá, obrigada por comentar aqui!
      Eu acho que li Hirunaka umas 7x durante a vida na esperança do final mudar (sim, parece que sou iludida e gosto de sofrer kkkkk).

      Sobre Tsubaki-chou: meu coração balançou mais pelo Gorou, só depois que fui entender o motivo. Yamamori Mika gosta de personagem tsundere (eu não curto muito), por isso o Akatsuki tem aparência de Shishio sem óculos, mas a personalidade é típica de Mamura. Ela mudou a aparência do personagem, mas não a personalidade… e na real, eu valorizo mais personalidade que aparência. Deve ser por isso que eu gostei mais do Gorou, porque ele tinha um jeito mais “leve”. Sei lá, não sei explicar direito xD ashuashaush

      Curtir

    2. É amiga.. Tamo junto.. Já passou um mês quase e já li mais uns 3 mangas mas ainda não superei.. Sensei tbm é para mim o melhor personagem… Fico triste só de lembrar desse final.. Pior é que fico relendo as melhores partes só pra ver a expressão dele..

      Curtir

  4. Então.. Tô aqui em 2021, comecei a ler ontem o mangá, terminei hoje as 4 da manhã.. Não consegui dormir pensando nesse final, lendo os comentários das pessoas curtindo e eu tentando curar a dor que me deixou e agora acabei de ler o que Vc escreveu.. E graças a Deus mais alguém concorda comigo.. Tudo bem que ela era uma adolescente e ele um homem.. Mas meu, o amor dos dois poderia superar qualquer coisa.. Eles poderiam esperar mais três anos para ela ser maior de idade.. E pqp meu Deus depois de tudo passou seis anos e ele ainda amava ela.. Cara desnecessário esse extra com essa informação.. Pode falar o que for mas de todos os mangas shoujo que já li… O sensei foi o personagem mais apaixonante de todos.. E ainda vai levar um tempo pra superar esse final… 😢… Obrigada pelo post…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Realmente foi um mangá q tipo ROUBOU O MEU CORAÇÃO ESMAGOU COM A MÃO TACOU NO CHÃO E CHUTOU ELE PROS CACHORROS COMEREM …. Mas falando mais calmamente sobre ele querendo ou não é um ótimo mangá com uma história que até certo ponto é incrível mas é aquela coisa né
    Esse “EXTRA” da gravata foi de acabar com tudo de vez kkkkk desnecessário dmsssssss mano agente já tava sofrendo por ele o mangá inteiro tipo INTEIRO e principalmente no Benedito daquele “FINAL” mas ok né ;–; ;–;

    Obrigada pelo ótimo trabalho gente ❤

    Curtir

  6. Terminei esse mangá quase chorando de ódio, não acreditei de verdade, adorei o Mamura desde o começo mas mesmo assim… PRA QUÊ desenvolver um personagem tão bem (nesse caso o sensei) e desenvolver um vínculo/relacionamento entre ele e a protagonista pra no meio mudar tudo? Me decepcionou de verdade, desde o começo a autora deixou uma falsa esperança de que ela ia ficar com o Shishio (mesmo eu não tendo gostado muito dessa coisa de professor x aluna) e assim, do nada, muda tudo? Tô frustrada de mais, não pelo casal Yosano x Mamura mas sim pelo sensei, o pobre coitado sofreu com a ex namorada e sofre assim de novo??! Enfim, li achando que ia ter um final comum fofinho de qualquer outro shoujo que tem essas relações de triangulo amoroso (que a protagonista acaba com o tal personagem desenvolvido e o outro carinha que era apaixonado por ela termina com uma outra alguém ou whatever) mas terminei com o coração mais partido que todos esses 3 principais juntos.
    Nem sei se o comentário fez sentido, passei o dia estudando e em todas as aulas eu pensava no final desse mangá 😦
    Inclusive, se alguém quiser me recomendar um shoujo REALMENTE fofo e que tudo termine bem pra eu me recuperar dessa imensa tristeza eu agradeço.

    Curtir

    1. Exorciza esse sentimento ruim lendo Akatsuki no Yona (em andamento), Kamisama Hajimemashita (concluído), Taiyou no Ie (concluído), Lovely Complex (tem anime) e Yumemiru Taiyou (completo).

      Curtir

      1. Kamisama hajimemashita tá na minha lista de shoujo que tô desempoerando depois de anooos sem ler esse tipo de mangá e tô ansiosa pra começar. Muito obrigada pelas recomendações!!

        Curtido por 1 pessoa

  7. Primeiramente eu me senti muito abraçada pelo seu post SENSATO. E realmente li chorando. “Mas pior que isso é lidar com a tristeza, com o fato de que a mangaká deixa o protagonista cometer o mesmo erro que aconteceu com sua ex”. Me deu gatilho isso, quando finalmente ele caiu em si e encontrou na suzume algo seguro, ele recebeu um tiro de escopeta na cara. Olha eu fiquei apaixonada pelo sensei não só pela beleza EXTRAORDINÁRIA, mas também pela personalidade dele. E eu me senti enganada nos 2 capítulos finais, no aquário lá a menina vê um cara parecido com o sensei e fica viajando, recebe a ligação que o sensei tá no hospital fica estática, o mamura percebe que ela não tá bem e quando descobre o motivo diz que a suzume ama o sensei, que era pra ela ir vê-lo ela vai atrás do sensei num drama daquele pra depois vim a paulada na cabeça: Eu também amei você. Nessa hora o desespero tomou conta de mim veja a sacanagem que ela fez com os leitores até o mamura já tinha meio que aceitado que ela e Shishio iriam ficar juntos. Eu sinto muito mas eu odiei esse final ele me traumatizou muito e eu não leria esse mangá de novo nem a pau. Shishio tenha o nosso apoio para sempre. Fiquei amarga e sinto muito o meu egoísmo mas a mangaká mereceu sofrer hate, porque isso não teve cabimento algum rapaz. Sobre tsubaki tô lendo e gostando porém me deu uma depressão saber que é um mangá da mesma que fez hirunaka. E como tu até citou o que pra mim valeu a pena mesmo foi o Shishio, a Yuyuka e mesmo escolhendo errado a Suzume são ótimos personagens. Sobre o Mamura ele é legal gosto dele mas tipo nessa obra quem tem meu coração é o Shishio. Sinceramente isso ficará entalado na minha garganta do mesmo jeito que a morte do Finnick Odair ficou, pra você sentir a gravidade da situação. Há 7 anos que não aceito essa morte e aí veio esse outro absurdo que não importa o tempo que passe eu sempre lamentarei.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Mamura é meu tipo de homem ideal, tanto que namoro uma pessoa igualzinha ele kkkkk porém o que eu não gostei no final do HnR foi o fato da mangaká fazer o Shishio cometer o mesmo erro do passado, e basicamente deixar ele abandonado sem um pingo de compaixão. Enfim, eu não curto esse tipo de final. Se era pra a Susume ficar com o Mamura, que desse mais atenção pro Mamura e deixasse o Shishio de escanteio, mas parece até que ela fez isso de propósito kkk por isso não engulo esse final até hoje.

      Curtir

  8. 5 ANOS DEPOIS E EU AINDA NÃO SUPEREI O FINAL DESSE MANGÁ!
    VAMOS FALAR SOBRE O TÍTULO DO MANGÁ? O TÍTULO DO MANGÁ É O SHISHIO MANO
    O SHISHIO É A ESTRELA GUIA DELA MANO EU NÃO ME AGUENTO DE TRISTEZA COM ESSE MANGÁ EU NUNCA NUNCA VOU SUPERAR
    Sáh EU TE AMEIIIIIII VOCÊ É INCRÍVEL

    Curtido por 1 pessoa

    1. EU TAMBÉM NÃO SUPEREI ATÉ HOJE!! ASHUAHSUASH pior que a idiota aqui ainda continua relendo o mangá na esperança de alguma forma o final ser diferente! Vontade de chorar sangue. PIOR É QUANDO VOU VER MMV DOS DOIS, MEU CORAÇÃO NÃO AGUENTA!! OLHA ISSO AQUI PQP

      (Incrível como esse post é de 2017, mas mesmo assim continuo triste e surtando por tudo que envolve Hirunaka)

      Curtir

      1. Eu real queria que o mamura tivesse aparecido mais, mas eu amei o final. Eu sempre shippei a prota com o “secundário” em quase todos os shoujos, então eu tinha certeza q ela ficaria com o prof, e dps chegar no final e saber q a yosano e o mamura ficaram juntos foi uma felicidade enorme pra mim. O sensei teve mais momentos com a prota e exatamente por isso acho q é mais dificil de superar, mas msm assim ela conseguiu e agr ela tá feliz

        Curtido por 1 pessoa

        1. Mamura merece o mundo! Ele tinha que aparecer mais pra pelo menos os fãs da obra não ficarem inseguros desse jeito. Eu queria ter visto mais momentos dele com a Suzume, pena que o mangá teve muito mais momentos dela com o Shishio .-.

          Curtir

    2. Eu também não superei. Tive uma crise de choro relendo esse especial do Shishio com a Samejima. O cara não superou a Suzume mesmo depois de 6 anos. T_T meu status do Wtzp só dá ele e estou relendo esse post pela 5° vez.

      Curtido por 1 pessoa

  9. Nossa, você conseguiu colocar em palavras toda a minha frustração! Estava AMANDO o mangá, o fato dele ser diferentes dos shoujos normais, ter um casal proibido, personagens fortes. Mas aí chegou mais ou menos no capítulo 50 e eu vi que a coisa estava tomando um rumo não muito legal (prefiriria ela com o Shihiro). Como você disse, o problema não foi a protagonista ter ficado com o outro, o problema foi a autora passar 50 capítulos desenvolvendo um casal incrível, com dois personagens maravilhosos, para juntar ela com o cara que nem desenvolvido foi!
    Fiquei muito frustrada com esse final, sério, estava amando tanto… (ainda assim, é um shoujo maravilhoso).

    Curtido por 2 pessoas

    1. Eu gosto muito do Mamura, mas se fosse pra ele ficar com ela, que fosse bem desenvolvido na história. Sofri demais lendo esse mangá, sério mesmo. É meio complicado entrar nesse assunto de amor “proibido”, mas acredito que desde que o Shishio esperasse ela se formar, não haveria problema.

      Curtir

  10. Oi.eu fiquei tão feliz com o seu post recomendo o mangà que vim ler sobre sua opinião do final e fiquei triste de ver que você não gostou, porque eu AMEI!!!!! Nunca gostei do Shishio, da metade pro fim . Complicado demais com os sentimentos em relação a suzume nunca quis assumir a relação ficava no chove não molha, se não quer tem quem queira. E MAMURA LINDO E PERFEITO QUIS E DISE ISSO E FEZ DE TUDO POR ISSO SUPERIU OS TRAUMAS E os capítulos dele poderiam ser melhores, os extras. E eu amei Tsubaki chou infelefilmemte acabou, e pelo menos no fandom espanhol onde participei lendo, muita gente amou também.
    Tchau e vou acompanhar novas postagens .

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ahh obrigada por comentar! Eu gosto muito do Mamura e queria que ele tivesse mais participação no mangá, já que no final ele foi o escolhido. Acabei que fiquei pensando que ele deveria ser melhor desenvolvido como personagem do que o Shishio. Bem, eu amo os dois, mas o Shishio é meu queridinho, apesar de que OH MEU DEUS DO CÉU, QUE HOMEM ENROLADO! AHSUHAUSHASUH indeciso demais, na vida real prefiro caras como o Mamura, que é reencarnação do meu namorado xD

      Curtir

  11. Tô atrasada eu sei kkkk, mas Mano vc falou tudo oq eu pensava. Se era pra no final ela ficar com o Mamura pq n focaram nele desde o começo? eu me apaguei ao carisma e a personalidade do Shishio, no final msm ele ficando com outra pessoa, ele ainda foi, sla, o mais miserável com esse final.
    Quanto ao Mamura, me desculpem a quem curte, mas pra mim nessa obra, quer dizer eu pelo menos n tive mt reação ao ver o beijo deles… triste…
    Eu ja sabia q ela n ia terminar com o sensei, ate pq antes msm de saber quem eram os personagens, eu tinha visto um spoiler: “queria q ela tivesse ficado com o sensei”.
    Eu n sabia quem era esse personagem ainda, ent eu jurei pra mim n shippar eles pq no final como o cara disse q eles n ficariam juntos, eu so sentiria amargura, mas quando conheci esse personagem, me apaguei a ele e cada vez q focava mais ainda nele, mais eu tinha certeza q eu ia me arrepender no final… O mamura foi um personagem mt bom tbm, MT fofo sério, inclusive shippei eles tbm, porém, quando foram desenvolver ele já era tarde, e ainda sim, ficava mostrando aparanóias da protagonista com o sensei.
    Teve uma enorme mudança no fluxo dessa obra, tenho certeza q todos q leram a obra até a glr do #TeamMamura se sentiram deslocados. Acho q preferia q o sensei tivesse morrido no hospital msm pra eu aceitar melhor esse final. Eu n gosto dessa relação professor x aluna até pq tanto na vida real como em mangas, é tão, sla, estranha e bem clichê, no entanto é como eu disse foi pela personalidade do sensei.
    E eu tô decepcionada mais ainda comigo msm, pq msm sem conhecer ainda essa obra, o cara falou de um tal de sensei, ai eu fiquei “ta, eh só n shippar”. É…sim eu fracassei. Mas o pior eh q ele terminou um pouco miserável. N sei oq a autora realmente queria transmitir, mas em geral eu curti dmais a obra, eu li ela mais pelo estilo de desenho, pq eu curto desenhar e talz… ent, amei no fim, eu acho. So acho q deveriam ter focado primeiro no mamura e mais nele, pq do nda mudaram de foco.

    Curtido por 1 pessoa

    1. “Acho q preferia q o sensei tivesse morrido no hospital msm pra eu aceitar melhor esse final.” MDS, CALMA! HAUSHAUSHAUS eu me achava dramática, mas depois desse comentário levei um susto. Eu fiquei muito triste com esse final, inconformada o suficiente pra desabafar em um blog, mas prefiro o sensei vivo do que morto kkkkk

      Adoro o Mamura, mas o Shishio roubou mesmo meu coração. É até estranho falar isso, mas a existência desse personagem é tão brilhante que me faz às vezes questionar o significado do título do mangá. Foi uma experiência inesquecível, porque o sensei sabe esconder bem seus sentimentos pros outros, menos pra si mesmo. Mas enfim, a Suzume não quis ele, mas eu quero! Quero ele com todos seus sorrisos, dos falsos aos verdadeiros.

      Curtido por 1 pessoa

  12. Mano, sou Team Mamura, pois acho ele fofo e tem mais o quesito gosto pessoal (não costumo gostar da relação professor x aluno). Porém, amo o Shishio justamente por causa do carisma dele. Mesmo sendo Team Mamura tbm penso que a história ficou muito atropelada. Eu gostei do final desgostando. Gostei pq shippei certo e não gostei pq a relação dos dois foi muito mal desenvolvida e o Shishio só quebrou a cara de um jeito tão desnecessário. :/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ai eu adoro o Mamura! kkkkkk ele é precioso demais, a gente conta nos dedos os personagens que se valorizam e têm pé no chão.

      “Eu não sou substituto de ninguém”

      Foi esse tipo de sentimento íntegro que me fez gostar dele. Queria ter visto mais desenvolvimento desse personagem, mas pena que o final foi daquele jeito meio corrido.

      Curtir

  13. Olá!
    Terminei de ler esse mangá tem quase um ano e me lembro de ter ficado duas semanas em estado de choque. Reclamei com todos os meus amigos – que nem curtem mangá – e até com a minha mãe.
    O Shishio não merecia aquele final… Foi bastante traumático pra mim.
    Mesmo assim estou lendo Tsubaki Chou Lonely Planet. O último cap do mangá está disponível há duas horas e estou morrendo de medo de ler, apesar de achar que tudo vai terminar bem rs
    Adorei a resenha! Me senti exatamente como você.
    Encontrei no Google uma versão final alternativa de Hirunaka No Ryuusei, onde o Shishio e a Suzume ficam juntos. Tenho essa versão de uma página (feita por um fã, muito provavelmente) como o verdadeiro final do mangá e não há quem me convença do contrário.
    Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Juliana!

      Saiba que estou em estado de choque até hoje e continuo relendo na esperança masoquista do final “mudar”, meu nível de ilusão já tá em outra dimensão ashuashaushu

      Bjs!

      Curtir

  14. Muito obrigada por postar isso,porquê é exatamente como me sinto agora,eu li esse mangá em 2 funcking dias,e esse final foi como uma faca no meu coração, ta na cara que o mamura não foi bem desenvolvido nessa trama toda e todo esse lance deles foi muito forçado,e sobre o satsuki ele realmente sofreu todo o mangá e olha que ele é o melhor personagem,to traumatizada com esse mangá agora é so chorar

    Curtido por 1 pessoa

    1. Cara, eu me sinto tão feliz lendo esses comentários porque parece que não estou sozinha. É tipo “meu Deus, outras pessoas shipparam errado também” kkkkk mas apesar dos pesares, gosto muito de HnR. Sofremos? Sim, mas foi com estilo.

      Tô fazendo piada aqui pra não chorar.

      Curtir

  15. Gente, já tem quase um ano q terminei HnR e hj li Tsubaki-Chou… Parei no meio do mangá e comecei a pensar no Satsuki, no final, em como meu OTP foi destroçado e comecei a chorar horrores. Ainda não lido com esse final e nem lidarei, marcou o coração de uma forma q nunca aconteceu com outro casal e foi cruel, eu diria, com os fãs que nutriam um carinho pelo ship. O casal foi tão bem desenvolvido pra do nada passar por isso? Eu choro até hoje T^T

    Curtido por 1 pessoa

  16. Mds sua opinião esta completamente completa , eu senti exatamente o mesmo concordo com td que vc disse e que nem se quer conseguia por em palavras :v

    Curtido por 1 pessoa

  17. Se teve uma relação em mangás shoujos que realmente me quebrou, foi essa. Nunca gostei de professor com aluna, mas esse foi o único que me convenceu. Seria uma ótima quebra de tabus. De alguma forma, me lembrou um pouco a relação da Futaba com o Touma ( Ao Haru Ride ). Apesar dos personagens serem MUITO diferentes, eu só consigo ver o relacionamento do Mamura com a Suzume como uma fuga. Amo o fato do Mamura não ter forçado ou pressionado ela, mas não vi conexão entre eles. Ficou meio vago. Enfim, seu desabafo me define completamente. E obrigada, me sinto mais compreendida agora. Porque a maioria dos brs que vejo apoiavam Mamura x Suzume, então não posso compartilhar a tristeza que foi pra mim. Haushauh

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada por comentar! Fico feliz em saber que esse desabafo em forma de post, por mais louco que pareça, te fez se sentir melhor.

      Na verdade, eu sempre vou achar o Mamura mais homem que o Shishio. Em vários sentidos. Esse personagem é bastante íntegro e sincero, são qualidades muito preciosas, pena que no final do mangá o romance deles acabou não me convencendo.

      Curtir

  18. Você pensou a mesma coisa que eu, que final triste foi aquele? 6 anos para esquecer a garota? Que depressão que eu fiquei, agora ela cria o sensei e a menina de novo em tsubaki, ok mas não era mais fácil o sensei e ela ter ficado juntos logo nesse mangá? Eu fiquei muito decepcionada, na minha cabeça eu criei uma história paralela onde o sensei se casa e ela também e na velhice eles se reencontram e vivem juntos kk

    Curtido por 1 pessoa

    1. “Na minha cabeça eu criei uma história paralela onde o sensei se casa e ela também e na velhice eles se reencontram e vivem juntos” Aline, vem cá me abraçar pfv! HAUSHASUAHSU

      Curtir

  19. Bem, devo dizer que você me deu muito o q pensar… Muito mesmo, não que eu shippasse Suzume com Mamura (tá teve momentos em que eu shippei ou senti pena sei lá kkk .-.) pelo contrário, talvez eu tenha estranhado a maneira como o final se desenrolou? A gente nota quando as coisas ficam mais corridas, mas isso acontece . Se eu fiquei bolada com final? Provavelmente kkk, mas não tinha feito em momento nenhum um análise tão profunda quanto essa, meu único pensamento foi: Atá e aceitar, eu fui um pouco (talvez muito) mais superficial… Eu levei mais como primeiro amor sabe? Quando acontece a gente só pensa nele e quando acaba deixa aquele sentimento de nostalgia e foi isso q aconteceu acabou (ou ela se esforçou para q acabasse) ela sofreu e ele tbm, se eu gostei? De jeito nenhum, mas não é o q aconteceu com várias outras pessoas?
    Mas agora vc me deu motivos pra reler e de forma bem mais crítica e atenta… Assim q der passo aq e deixo a minha opinião mais bem formada :))

    Curtido por 1 pessoa

    1. “Mas agora vc me deu motivos pra reler e de forma bem mais crítica e atenta… Assim q der passo aq e deixo a minha opinião mais bem formada”

      É esse tipo de comentário que faz meu dia mais feliz. Obrigada por comentar aqui, fico realizada em saber que meu post de alguma forma te deu esse tipo de impressão e iniciativa. Eu gosto bastante de ir à fundo nas obras que leio. Ainda sobre o final: foi um primeiro amor amargo, mas é como você disse… esse tipo de coisa acontece na vida real e obrigatoriamente aceitamos, a gente só não tá tão acostumada a ver isso em shoujo (por isso muita gente se fere).

      Curtir

  20. Outra coisa que também acho, muito corrido o desenrolar da protagonista com o Mamura, você vê a Suzume sofrer horrores, voltando ate pra cidade rural dela lá, e um desenrolar vago com o Mamura não faz com que sintamos que ela desenvolveu um sentimento verdadeiro por ele, e sim que ta como se querendo esquecer o Shishio, pq ja desencanou dele e não acha que vale a pena sofrer mais por ele, por que apesar de ela não saber ele foi sim um otario, fraco, que não soube interpretar o que o Yukichi disse e achou que ele estava mandando ele abandonar a sobrinha dele, quando na verdade, ao meu ver, ele só estava dizendo que o Shishio tivesse a certeza do que estava fazendo para não fazer da Suzume apenas um caso.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Compartilho da mesma opinião. Eu gosto muuuito do Mamura, mas infelizmente não consigo enxergar afeto/confiança/paixão na relação que ele tem com a Suzume no mesmo nível (ou maior) que ela tinha com o Shishio. A verdade é que o Shishio foi mesmo um otário, mas no fundo a gente não queria ver esse otário sofrer TANTO.

      Curtir

  21. Nossa como eu concordo, Shishio é amor, Shishio é vida, e pra mim o extra dele tentando da um jeito na sua situação amorosa só me fez ter mais dor, em ver que ele ainda tinha sentimentos guardados que não deixaram-no seguir em frente, mas eu continuo lendo e relendo mil vezes esse mangá por algum motivo que vai alem de ser a dor que ele me faz sentir, um dia descubro 😦

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu gosto tanto do Mamura como do Shishio, o que eu não consegui superar até hoje foi esse final estranho sem desenvolvimento. Mas fazer o quê? Nós não somos os donos da história .-.

      Curtir

  22. e sim eu estou com medo de ler tsubaki-chou, (apesar de estar lendo) e ver a aparencia dele, e como ela chama ele de sensei, me deixa com o coração partido, pois eu amo hirunaka no ryuusei, e não quero um substitudo, mas queria que a shizume fica-se com o sensei, não com o mamura, eu gosto do mamura, mas preferia (eu tbm leio o final com a esperança de ter lido errado), que a shizume fica-se com o sensei.

    Curtido por 1 pessoa

    1. “(eu tbm leio o final com a esperança de ter lido errado)” bem eu na vida kkkkkk Meu ship também foi errado, mas eu não via problema em ela escolher o Mamura desde que ele tivesse uma base desenvolvida. O negócio ficou tão improvisado (essa relação da Suzume com o Mamura) que a mangáka teve que fazer capítulos extras para CONFIRMAR a relação deles. Achei aquilo tão estranho… e triste.

      Curtir

    2. Sobre Tsubaki-chou: estou lendo e por incrível que pareça estou shippando a protagonista com o Gorou (o rival). Não gostei da personalidade tsundere do Akatsuki, às vezes ele é tão sem noção e frio com a Fumi que pqp… meu coração chega dói.

      [E tá na cara que ela vai terminar com o Akatsuki, justamente pq Yamamori Mika disse que ia se redimir pelo final de Hirunaka no Ryuusei. A verdade é que ninguém mais liga pra isso, pq essa atitude não vai mudar final de mangá algum. Passado é passado.]

      Curtir

  23. sabe o que é engraçado, é que eu estava, lendo mangás shoujos, e ficou meio previsível, pois eu sabia que no final, tudo ia dar certo. Até conhecer hirunaka no ryuusei, no meio do mangá eu estava com dó do mamura, pois sei lá, ele não ia ficar com quem gostava e tal, mas aí chega o final, esse com certeza é um final que jamais esperei, e muito menos consiguirei superar. Já faz meio ano que li e ainda não consigo acreditar no final.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Cheguei através dos posts sobre Akatsuki no Yona mas me interessei nesse “desabafo” sobre Hirunaka…
      MANO DO CÉU! ESCREVEU TUDO O Q EU FIQUEI PENSANDO SEM PARAR NA SEMANA Q SE SEGUIU A EU TERMINAR O MANGÁ!
      Sério, quando eu li o último capítulo de Hirunaka eu ñ conseguia acreditar no q meus olhos tinham visto. Voltei as páginas, li, reli, reli de novo e um sentimento de decepção e tristeza pesou dentro de mim.
      Era madrugada, mas mesmo assim fui no Nyah! ver se tinha alguma fic desse mangá (pq eu havia ficado curiosa como outras pessoas haviam lidado com esse final). Tinha uma. Um final alternativo com Shishio x Suzume. Foi lá q eu escrevi um dos maiores comentários da minha vida desabafando. No dia seguinte a autora respondeu desabafando cmg.
      Eu fiquei em choque por um bom tempo pq eu tinha CERTEZA q a Suzume iria terminar com o Shishio. Meu Deus, o próprio título do mangá faz referência a esse ship!
      Mas principalmente pelo motivo citado no post: Mamura foi mau desenvolvido. Eu li esse mangá a uns dois anos e nem lembrava o nome dele, estou usando “Mamura” confiando q vc ñ tá mentindo pra mim! xD
      De qualquer jeito, eu só via ele como clichê de shoujo “colega de classe q gosta da protagonista”… até eu passar do capítulo 70 e ver q de repente ele estava aparecendo muito mais do q antes. Meu alarme subconsciênte já tinha começado a soar “ALERTA!”.
      A questão q eu ñ entendi mais é pq desenvolver tanto um casal q nem vai ficar junto, mais até do q acabou sendo Canon no final (#Bleachfeelings).
      E eu ñ sabia desse Extra! Quer dizer q o Mamura comprou um anel mas ñ teve a “confiança” de pedir a Suzume em casamento por UM ANO? Quer dizer q depois de ANOS juntos ele ainda ñ tinha certeza q ela o amava? Sinceramente, isso só me faz sentir mais o q passei o mangá inteiro sentindo pelo Mamura: pena.
      De qualquer forma, acabou. Obrigada por descrever tão bem algo q me incomodou por tanto tempo. E tenho q dizer, vc tem coragem! Eu nunca reli Hirunaka no Ryuusei e nem pretendo. Sofrer uma vez já basta pra mim.
      (Eu estava interessada em ler Tsubaki mas vc colocou o medo em mim. Talvez um dia. Ñ tão cedo, provavelmente.)

      Curtido por 1 pessoa

      1. Oi, Vitoria!

        Eu também sofro com esse mangá até hoje (ao ponto de criar um post e ser hateada silenciosa na internet hahaha), mas ainda continuo gostando bastante dele por causa dos personagens. Não recomendo Tsubaki-chou para ninguém, mas aconselho que você veja para tirar suas próprias conclusões, os primeiros capítulos são bem legais.

        OBS: amo fãs de AkaYona! Dá uma olhada nos nossos dramas CDs aqui no blog, você não vai se arrepender! Dá pra matar muita saudade escutando as vozes deles xD

        Curtir

  24. Mds, eu tenho medo desse post. Ele é um dos que mais recebem visualizações, mas não tem sequer 1 comentário… só fico imaginando a quantidade de haters kkkkkk

    Curtir

Comenta aí, meu povo!