Indicação - manhua, Indicação - manhwa

EU INDICO: 12 manhwas/manhuas de romance de época [Parte 3]

Olá! Como vai? Tudo ótimo? Tudo bem?

Sangue de Jesus tem poder! Finalmente a PARTE 3 dessa lista saiu! 

post

Para quem não sabe do que estou falando, essa é a PARTE 3 da lista.

A PARTE 1 se encontra < AQUI >

A PARTE 2 se encontra < AQUI >

A PARTE 4 se encontra <AQUI>


Antes de começar, vamos para uma explicação rápida:

Manhwa, Manhua, Mangá, Webtoon e Webcomic são a mesma coisa? Não!

  • Manhwa: termo utilizado para se referir aos quadrinhos coreanos. Ao contrário dos mangás, a leitura dos manhwas é feita de maneira ocidental, da esquerda para direita, devido a forma de escrita. Alguns são preto e branco, mas também podem ser coloridos. Particularmente, adoro a arte sul-coreana. Estão vinculados com a forma impressa, mas também podem possuir formas digitais.
  • Manhua: termo utilizado para se referir aos quadrinhos chineses. A maioria possui traços realistas, bem detalhados e geralmente são coloridos. Entretanto, a questão do traço está mudando recentemente, alguns são simples, outros mais realistas e outros bem “norte-americanizado”. O sentido de leitura é da direita para esquerda. Estão vinculados com a forma impressa, mas também podem possuir formas digitais.
  • Mangá: esse aqui todo mundo sabe. É o termo utilizado para se referir aos quadrinhos japoneses. É caracterizado por possuir personagens expressivos com olhos grandes, arte não muito realista e serem publicados em preto e branco – apesar de que alguns apresentam capas coloridas em publicações especiais. Sentido de leitura: direita para esquerda. Estão vinculados com a forma impressa, mas também podem possuir formas digitais.
  • Webtoon: foi um termo que surgiu na Coréia do Sul e representa obras disponibilizadas para leitura online. Webtoon é uma forma diferente de fazer quadrinhos, que tem como característica ser publicado digitalmente em infinite scroll para se adaptar ao uso de celulares, tablets e etc. Inclusive, alguns possuem sons e efeitos especiais. Exatamente por essas características, webtoon é uma forma de fazer quadrinhos que une dois meios: o quadrinho e o digital. Não tem nada a ver com nacionalidade, apesar desse termo ter surgido na Coreia do Sul. Ou seja: é uma forma específica de fazer quadrinhos, que pode ser feita tanto na Coreia do Sul, como Japão, China e outros países. Logo, isso começou chocar com o conceito de webcomic também, que vou explicar posteriormente. Lembrando que webtoons estão fundamentalmente vinculados com a forma digital, mas podem também possuir versões físicas, com é o caso de Solo Leveling (que é manhwa e webtoon). Aliás, muito site, inclusive alguns de referência erram ao diferenciar webcomic de webtoon.
  • Webcomic: ok, até agora você deve tá pirando, mas calma que você vai entender. Webcomics geralmente significa “quadrinhos publicados em um site”. Qual a fucking diferença entre webcomics e webtoons? O modelo. Enquanto webtoons possuem a filosofia base de mesclar quadrinhos com tecnologia: ter infinite scroll, sons e sempre se adaptar à tecnologia, a forma do webcomic não tem isso. Webcomics são disponibilizados na internet também, porém são paginados. Ou seja: a principal diferença aqui é o modo de leitura. Sabem aqueles espaços em branco enormes que existem em webtoons? Não existe aqui, vou explicar isso posteriormente em um post mais aprofundado.
  • Moral da história: eu e o resto da internet decidimos categorizar os termos por nacionalidade para evitar confusão e analisar se encaixa entre as formas/estilos de webtoon ou webcomic. Exemplo: O quadrinho é de origem japonesa? Mangá. O quadrinho é de origem sul-coreana? Manhwa. O quadrinho é de origem chinesa? Manhua. Se uma obra se encaixa no conceito de webtoon ou webcomic, com todas suas características supracitadas, então colocarei aqui também. Por isso, estarei colocando nacionalidade e forma/estilo na ficha técnica das minhas indicações, uma vez que alguns são de origem sul-coreana ou chinesas, mas que ainda se encaixam na forma/estilo de webtoon ou webcomic.

Para quem quiser entender mais sobre essas diferenças de uma forma específica e aprofundada, clique no título do post abaixo:

Qual a diferença entre manhwa, manhua, mangá, webcomic e webtoon?

~ Fim da explicação ~


Algumas declarações

  1. Primeiro de tudo, eu queria agradecer a vocês por lerem e indicarem meus posts de manhwas/manhuas! Sério, tem post meu que tá chegando em 40.000 visualizações. Ultrapassou as views do meu post de Gintama. Na moral, vocês são fodas demais! 
  2. Eu amo os comentários de vocês! Sejam eles agradecimentos ou críticas construtivas. Sempre que possível, respondo todos.
  3. Aparentemente, eu virei a responsável por viciar a internet inteira em manhwas/manhuas de romance de época. Fico rindo dos comentários/e-mails que recebo de vocês e das minhas amigas surtando enquanto me culpam pelo vício. Gente, isso pra mim é um elogio! Nós não estamos usando drogas, roubando ou nos prostituindo, então bora sofrer por manhwa/manhua mesmo e surtar em comunidade.

Homenagem

Às scans brasileiras que disponibilizam a tradução de manhwas e manhuas:

✿ Muito obrigada! ✿

Trabalhar com tradução/edição de fã para fã é quase que um trabalho escravo. Sei que isso dá muito trabalho e vocês ainda fazem na cara e na coragem.

Vocês são perfeitos demais!

LlUAUGA

NOTA:

Esse post é dedicado a vocês e em especial a uma leitora chamada Sattihyulli. Saiba que 50% dessa lista foi motivada por você, pois os outros 50% já estavam feitos. No dia que eu abri o e-mail do blog e li “Cara, primeiramente, não estou aqui para criticar, nem perguntar, só to aqui pra desabafar mesmo” comecei rir muito. Posteriormente, continuei rindo pelo fato de você me responsabilizar pelo vício kkkkkkk

sali

Se algum de vocês passaram por uma situação similar e se viciaram em manhwas/manhua por causa dos meus posts: podem me culpar à vontade, minha intenção era essa mesmo! ASHAUSHASUASH adoroooo viciar as pessoas nas coisas que gosto e fico muito feliz em saber que vocês gostam das coisas que indico. Muito obrigada pelo carinho! 


AVISO

Estejam avisados que conterá um pouco de spoiler aqui.

Pouquinho mesmo, quase nada.

.

Enfim, vamos para o que interessa… segue abaixo a tão esperada PARTE 3 da lista de indicação de Manhwas e Manhuas de romance de época! Lembrando que a ordem não significa necessariamente o quão boa a obra é! Algumas obras possuem trailers oficiais disponível no YouTube, então estarei colocando o trailer de alguns aqui.

(Lista de indicação abaixo com ficha técnica completa linkada nos títulos)

.

A Capable Maid

MAID

Autores: Yuin (história) e Sano (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 31 capítulos traduzidos. Ano: 2019.

Sinopse: A maid inútil, Marie, nunca foi capaz de fazer nada corretamente. Mas, depois de cuidar de um prisioneiro moribundo, ela se torna uma pessoa que sempre quis ser. Este é o começo da maid capaz, Marie.

Comentário: Meu Deus do céu… VOCÊS PRECISAM CONHECER ESSE MANHWA!! Antes de ler não damos nada por essa obra, até o título soa desinteressante no processo de escolha. Entretanto, é justamente o contrário! A Capable Maid é uma obra com um enredo totalmente novo e INTERESSANTE! A ideia por trás da história é bem autêntica. Além disso, vai chamar a atenção de vocês de cara, porque:

  • Não é isekai;
  • Não tem reencarnação;
  • Não tem volta no tempo.

Ou seja: SE JOGA NESSA LEITURA, QUE VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER! A sinopse oficial do manhwa é muito seca, porém darei uma mini introdução aqui para vocês: Morina, também chamada de Marie, é uma princesa do império antigo que está escondendo sua identidade como maid, uma vez que sua família foi assassinada durante a mudança de governo. Entretanto, apesar de agora trabalhar como maid, ela não possui habilidade nenhuma para isso… não sabe limpar, lavar, cozinhar e etc. A vida dela inteira foi assim, pois não conseguia fazer nada direito nem como princesa.

maid1

Daí um dia ela foi designada a cuidar de um cara que estava à beira da morte. Ninguém queria cuidar dele, mas ela foi lá e fez o melhor possível. Durante o período que ficaram juntos, ele perguntou se ela tinha um desejo. Então ela diz “Eu sempre quis ser uma pessoa capaz”. Depois disso, a vida dela mudou. Como um milagre, ela se tornou a pessoa mais capaz do mundo! Através de sonhos, ela começou incorporar em sua vida a experiência de pessoas brilhantes que marcaram o passado e o futuro da humanidade. Sinceramente, que ideia autêntica dos infernos! O enredo parece muito pretensioso, mas o autor torno a história muito dinâmica, uma vez que Marie é uma pessoa bondosa que quer ajudar todo mundo, porém precisa se limitar para não chamar a atenção do império e ser descoberta. 

maid3-horz

Resumindo: tá procurando uma história diferente? Então leia A Capable Maid, você não vai se arrepender! Foi uma das maiores joias que encontrei na internet! Outra coisa interessante é o perfil da protagonista, pois ela não tem muita ambição, então depois dessa mudança brusca de vida a gente começa se questionar…

A protagonista decidirá viver como Marie ou Morina? Ela vai querer reivindicar o trono? Qual o sonho atual dela? Ser maid ou… rainha?MAID-horz

Quanto às perguntas acima: só o tempo dirá, mas até lá estou aguardando ansiosamente os próximos capítulos.


Disponível em:

separador

Virtues of the Villainess

q1

Autores: Rat poop bird poop (história) e Koonac (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 29 capítulos traduzidos. Ano: 2020.

Sinopse: Ginger Torte e Lerajie Atlanta, ambas nobres filhas de marquesses, são inimigas e rivais ao longo da vida. Quando o noivo de Ginger, Kishon Mickelson, é roubado por Lerajie, Ginger decide que já teve o suficiente! Mas um dia, Ginger se depara com um romance estranho – onde Lerajie é a protagonista principal e ela é a vilã! Ela faz o possível para ignorá-lo, mas quando as coisas começam a acontecer da mesma maneira que está escrita na história, ela não tem escolha a não ser confiar no romance para mudar seu futuro condenado como vilã.

Comentário: Esse manhwa é muito engraçado! kkkk Sério mesmo, eu ri demais lendo essa obra. Para começar, a história foge um pouco do clichê, talvez porque (mini spoiler a seguir) nosso protagonista masculino é… TELEPATA?? ISSO MESMO QUE VOCÊ LEU! No começo eu fiquei tipo “WTF, COMO ASSIM?”. Essa característica única deu ao enredo um ar muito cômico, porque a Ginger, a protagonista de Virtues of the Villainess, é muito sem noção. Meu Deus do céu, ela é muito sem noção mesmoooo! Pior que a gente meio que se acaba de rir junto com ela, porque já é difícil ter que lidar com homem no geral e achar um que preste, daí você encontra uma fusão de homem + problema + telepatia. Eu não sou vidente pra saber, mas lógico que ia dar merda kkkkkk

O mais cômico mesmo é que a nossa heroína tem atitude, mas ao mesmo tempo é bem desligada. Por exemplo: quem infernos ia pensar em coisas obscenas sabendo que o cara na sua frente é telepata? Cadê o bom-senso no dicionário dessa mulher? AHSUAHSAHSUSHU 

q2-horz

EU QUASE INFARTEI NESSA CENA! KKKKKKKKKKKKKKK

Ginger é bem inconsequente e parece que vive no mundo da lua. O mais engraçado mesmo é quando ela tenta fazer ele não ler os pensamentos dela, daí ela fica pensando em pique-niques, campos floridos e eu lá tipo “mds qual o problema dessa protagonista???” ASHUASHAUSHU. Outra coisa que queria chamar atenção de vocês é que o protagonista tem uma personalidade difícil. Ijana possuiu uma infância de muita repreensão, por isso dificilmente confia nas pessoas e às vezes é muito frio/calculista. Porém, eu peço a paciência de vocês, uma vez que é compreensível ele ter esse tipo de comportamento, visto que passou a vida inteira exilado… porque seu próprio pai o taxou de monstro.

LOGO, SAIBAM QUE O CASAL DESSE MANHWA É COMPLICADO

dfe-horz

MAS ELES EVOLUEM COM O TEMPO 

i2-horz

E ISSO É MUITO LINDO

A evolução do casal é bem fofa, fico rindo demais do jeito inocente do Ijana lidando com a personalidade maluca da Ginger, acho que pela primeira vez ele começou ter medo de ler os pensamentos de alguém kkkkk

Mas enfim, se você tá procurando um manhwa de romance engraçado, com bons personagens, traço lindo e história atraente: #SóVem!! Virtues of the Villainess vai te satisfazer com certeza. Vai ser paixão na certa!


Disponível em:

separador

The Monster Duchess and Contract Princess

q4

Autores: Liaran (história) e Minjack (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 60 capítulos traduzidos. Ano: 2019.

Sinopse: A vida de Leslie sempre foi usada para o bem de sua irmã Eli. Depois de uma tentativa fracassada de extrair a magia negra dentro de Leslie para se transferir para Eli, Leslie bate na porta da Duquesa (intitulada como monstro) e pede que a Duquesa a adote?

Comentário: Já começo avisando que esse manhwa é muito bom, mas vocês vão passar raiva pra caralho lendo isso aqui. Não é por causa da protagonista, mas sim da família dela. Essa família inteira, com exceção da nossa baby Leslie, merece arder no fogo do inferno. Já no primeiro capítulo vocês vão ficar assustados demais… É MUITA CRUELDADE, COISAS QUE FOGEM DO SENSO COMUM E DIREITOS HUMANOS. Eu nunca vi tanta atrocidade em minha vida!! Quando estava lendo, a vontade que tive foi de sair batendo nos pais dessa menina e principalmente na irmã dela. Primeiro dava uma surra neles com meus livros, depois fugia com ela. Já estava com todo o esquema na minha cabeça, mas o ódio era tão grande…

O ÓDIO QUE DESTILEI DESSA GENTE FOI TÃO GRANDE

MAS TÃO GRANDE

QUE EU QUASE PERDI MEU JUÍZO LENDO ISSO

O pai é o homem mais burro e cruel da face da terra, homem estúpido! Micróbio de ser humano! E pra piorar a mãe é uma ignorante que só pensa no benefício próprio. E a irmã? UMA ANTA ACÉFALA! Tomei ranço principalmente da irmã dela. Às vezes dava vontade de chegar nela falando: 

TE ORIENTA, VAGABUNDA!

tapa

Olha as merdas que você tá fazendo com sua própria irmã biológica, sua demente! Além disso, ela é mil vezes mais talentosa que você e você insiste em dizer que ela precisa morrer pra você ser bem sucedida??? Vai ser retardada assim no inferno! Nem satanás vai querer você e seus pais do lado dele, SEUS MONSTROS! 

~ respira

~ respira

Mas nem tudo está perdido: graças a Deus, existem pessoas de boa fé neste mundo e a Leslie vai encontrá-las. Porém, aviso que vai demorar um pouco e vocês terão que aturar muita atrocidade durante o enredo… mas quando ela encontrar, chega vai cair lágrimas dos olhos de vocês. Além disso, o enredo é bem dinâmico e atraente, pois a história envolve tanto fantasia, como magia. Super indico! 

clipboard4-horz

Outra coisa que me chamou atenção nesse manhwa E QUE EU NÃO POSSO DEIXAR PASSAR DESPERCEBIDO: ilustradora de The Monster Duchess and Contract Princess, você não me engana!! Tô ligada que você deve ser fã de I Love Yoo e amar meu filho Yeong-Gi, uma vez que o Ruenti Salvatore é a cara do nosso ruivinho lindo! Impossível não comparar esses dois.

1q-vert-horz

Tive que fazer essa montagem pra ninguém me chamar de doida.

E é isso: leiam The Monster Duchess and Contract Princess! Vocês vão gostar muito da protagonista e, apesar da história da Leslie ser distorcida, nesse manhwa existe uma coisa chamada justiça! Então, leiam sem medo. 


Disponível em:

separadorI’m Stanning the Prince

q7

Autores: Bamboo Folding Fan (história e arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 30 capítulos traduzidos. Ano: 2020.

Sinopse: A fanfic de Angela tornou-se uma sensação que chegou até a Família Imperial, levando-a a ser presa por traição. No entanto, sua fanfic melhorou a imagem do Primeiro Príncipe. Entretanto, a irmã do Primeiro Príncipe, decide tirar vantagem política disso e manter Angela ao seu lado. Essa é a história de uma heroína com muito poder fangirl em seu coração e um príncipe que não sabe como agir ao seu redor. Enquanto brigam, eles começam a ficar mais próximos…

Comentário: Ok, eu já vi muito manhwa em minha vida, mas o enredo desse aqui foi inédito e muito engraçado. Primeiro, porque envolve assuntos do mundo contemporâneo: o fanatismo por idols. Confesso que já tive minha fase fangirl por gente 3D, daí quando vi uma história que fala de uma menina que escreve fanfics amorosas sobre um príncipe sanguinário, eu me acabei de rir kkkkkkk

A CARA DELE LIDANDO COM A FAMA QUE NÃO PEDIU É IMPAGÁVEL

clipboard1-horz

“Oppa! Esse é o ursinho que eu dou pra você!” AHSUAHSUASHUS. Eu ri demais lendo esse manhwa, as caras que esse protagonista faz são impagáveis. Além disso, o enredo é muito mais do que apenas ataques fangirls, mostra o lado feio da política interna de um império. Muitas coisas são ocultadas, às vezes por benefício próprio, às vezes pelo bem da população. Geralmente, o segundo caso é colocado de lado, porque o mundo está cheio de pessoas egoístas. Eu decidi colocar esse manhwa na lista principal pelo fato de que não é apenas engraçado, mas bem realista de certo modo. É interessante como uma história tem várias versões e como a opinião popular pode mudar rapidamente caso exista algum artifício eficiente. Afinal, a escrita muda as pessoas e o mundo. Escrever é arte, basicamente um ato de amor. E, por isso, por mais estranho que esse manhwa seja, eu acho que me deixei cativar por isso. Ademais, estou cansada de histórias de reencarnação e volta no tempo.

I’m Stanning the Prince é divertido, porque além de mesclar assuntos importantes com comédia… o casal principal é muito interessante. Está longe de ser um casal perfeito, mas a química dos dois é muito boa. É lindo ver como eles evoluem, se complementam e se aproximam com o tempo.

clipboard5-horz


Disponível em:

separadorI Want to Be You, Just for a Day

q8

Autores: Sam 삼 (história e arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 16 capítulos traduzidos. Ano: 2019.

Sinopse: A filha do conde, Lady Psyche, é uma alma amada por todos. Ela facilmente consegue o que quer e roubou tudo de mim. Eu quero ser ela, apenas por um dia.

Comentário: Calma, que eu preciso me controlar. Eu não posso fazer essa indicação surtando. Repetindo: eu não posso fazer essa indicação surtando.  Antes que comece digitar igual uma louca e vocês comecem ter medo de mim (e parem de ler minhas indicações aqui), vou comentar essa obra inicialmente em formato de tópicos! Ignorem essa sinopse oficial rasa e leiam meus tópicos! 

FOQUEM NESSA PRECIOSIDADE DE ENREDO AQUI:

  • NÃO TEM REENCARNAÇÃO!
  • NÃO TEM VOLTA NO TEMPO!
  • PROTAGONISTA VILÃ RAIZ!
  • TEM MAIS DE UM VILÃO?
  • MDS DO CÉU, QUEM É QUEM??
  • É AGORA QUE A COBRA VAI FUMARRR!!
  • AMEI AMEI AMEI!

GENTE DO CÉUUUUUUU!! Depois de ter lido 29234830423049 manhwas, pela primeira vez fui surpreendida??? Eu tava ali nas minhas buscas matinais de mahwas e do nada me deparo com essa história e… como assim eu não conhecia???? Eu não consigo me expressar em palavras, porque não sei realmente do que essa história se trata, já que existe muitooo mistério por trás, mas estou amando mesmo assim!

PELA PRIMEIRA VEZ ENCONTREI UMA PROTAGONISTA SOCIOPATA! E MANAS, COMO ASSIM EU NÃO CONSIGO ODIAR ELA??? 

Medea.Belial.full-vert

Saquem só o traço desse manhwa, essa fucking beleza criminal! Eu acho que perdi o bom senso depois de virar uma viciada em manhwas, adeus normalidade. Como assim estou começando simpatizar com “vilões”? A protagonista dessa obra, cujo nome é Medea Belial, é louca… pra não dizer mesmo que é uma sociopata. Eu morri de rir quando fui procurar MMVs desse manhwa no YouTube e achei uns com cenas dela + músicas tipo sweet, but psycho AHSUAHSUASHU

Ah, uma coisa importante salientar é que existe outra protagonista chamada Psyche (SÃO DUAS PROTAS, MEU POVO) e ela é tipo que um anjo… aparentemente a pessoa mais inocente da história inteira. Sempre viveu cercada de pessoas que a amam e a adoram, enquanto a Medea sempre foi temida por sua força e inteligência. Até aí tudo ok, mas daí do nada, quando to lendo o manhwa super de boa…

PÁH!

COMEÇA ROLAR UNS PAPOS ESTRANHOS COM NOSSO ANJO PSYCHE

1-horz

EU NESSA HORA: NÃO TOCA NESSA MÃO, PSYCHE! DEVE SER O DEMÔNIOOO!!! 

Essa não é a mão do Victor, Psyche! Você tem que pensar antes de tocar nela!!

tumblr_inline_ox4hbq6wob1szr39r_540

Tipo assim, era pra ser um shoujo? Josei? Sáporra tá virando filme de terror. Eu não vou mentir que o que me atraiu nessa história foi o traço lindíssimo e as cores maravilhosas, mas esse enredo… esse enredo me pegou de jeito! Não é clichê! Os personagens são muito chamativos e vivos, além de quê tem umas reviravoltas super doidas com personagens que vocês nem iriam imaginar. É algo fora do comum e que provavelmente muitos daqui vão gostar. Sério, não sei como vai ser o final da obra, mas o começo me interessou bastante e eu to pagando pra ver o que vai acontecer depois. 


Trailer oficial épico do manhwa disponibilizado pela plataforma do Webtoon:


Disponível em:

ALGUMA SCAN BRASILEIRA PEGA ESSE MANHWA PRA TRADUZIR PELO AMOR DE DEUS! É SUCESSO NA CERTA!

Esse manhwa começou ser traduzido pela Wonderland Scan, Deus abençoe vocês e esse projeto!

separadorThe Archmage’s Daughter

mago

Autores: Moon Seora (história) e Saebyeokae (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 20 capítulos traduzidos. Ano: 2019.

Sinopse: Maybelle tinha vivido uma vida de abuso sob seus pais. Ao descobrir que esses ‘pais’ não são seus verdadeiros pais biológicos e que, em algum lugar, seu pai existe, Maybelle parte em busca dele.

Comentário: Gente, são exatamente 6:35hrs da manhã de uma segunda-feira e eu terminei esse manhwa agora de tão bom que é.  Vim logo escrever. Não consegui parar! Eu sou daquelas que bate o olho em uma obra e já consegue prever se aquilo presta ou não… e amigos: The Archmage’s Daughter tem potencial. Esse manhwa tem potencial demais! Eu espero de coração que os autores não tornem isso aqui um segundo Daughter of the Emperor (enredo monótono) ou enrolem demais como I’m a Child of This House. Pelo decorrer da história, o negócio parece que tá andando rápido, porém não podemos opinar muito – visto que só tem 20 capítulos ainda.

No início me lembrou um pouco Who Made Me a Princess também, mas incrivelmente o pai da menina não é um tirano/doido como o Claude, apesar de que ele dá medo às vezes…

ma1

Eu gostei da história, porque além do enredo ser envolvente, não demora muito pra acontecer as coisas e a narrativa é mergulhada em fantasia, magia e um pouco de mistério. O foda é que aqui nossa protagonista, assim como em The Monster Duchess and Contract Princess, é maltratada pelos “pais” e isso me irrita de um jeito absurdo… tudo isso, porque a menina não tem talento pra magia, mas isso é uma coisa que precisa de mais investigação, visto que não sabemos devidamente o que aconteceu com o poder dela.

ma7-horz

NESSA CENA EU TAVA TIPO: estúpida é você, criatura sem brilho! Experimenta tocar na minha filha 2D, sua megera! Experimentaaa!!

A Maybelle é a coisinha mais linda desse mundo! É um crime maltratar essa menina ou qualquer tipo de criança! Crianças são puras e inocentes, só de ver alguém fazendo esse tipo de merda meu sangue ferve! Como podem maltratar uma bbzinha dessas, meu Deus???

 

clipboard4-horz

Leiam The Archmage’s Daughter que vocês não vão se arrepender! Essa história tem muitooo potencial! Vocês vão ler em um piscar de olhos. Espero de verdade que os autores desenvolvam bem essa protagonista e não estagnem a história como em outras obras já existentes.


Disponível em:

separadorSeduce the Villain’s Father

cats

Autores: Dalseul (história) e Bia (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 24 capítulos traduzidos. Ano: 2020.

Sinopse: Ao abrir meus olhos após um acidente de ônibus, me vi no mundo de fantasia de um webnovel que eu gostava de ler… o único problema é que eu reencarnei 20 anos antes do romance começar! Renascido como princesa Yerenica, do pequeno reino Lebovny, estou determinado a mudar o futuro, a fim de evitar a série de eventos infelizes que ocorrerão em breve. Na história original, minha irmã mais velha, Tejavia, está grávida da futura protagonista feminina, quando é subitamente sequestrada pelo imperador do Império Belgoat. Mas nas minhas tentativas desesperadas de protegê-la, fui sequestrada no lugar dela! E como se isso não fosse ruim o suficiente, meu corpo é ridiculamente fraco à magia. Mas… por incrível que pareça, sempre que estou perto do imperador, me sinto bem! A única maneira de salvar o imperador, que está destinado a morrer nas mãos de seu próprio filho depois de se casar com a vilã  e me salvar de ser afligida por magia… é nos casarmos! 

Comentário: Primeira história dessa lista que envolve reencarnação. Eu não disse anteriormente que estava cansada de histórias com reencarnação? SIM, MAS ESSE MANHWA ME PEGOU DE JEITO!

ESSA PROTAGONISTA É MUITO FOFA!

clipboard10-horz

Yerenica não é o tipo de protagonista que normalmente gosto, mas simpatizei tanto com ela que tive que colocar aqui no blog. Geralmente, sou fã de protagonistas fortes, inteligentes e badass. Yerenica é inteligente, mas foge bem do meu padrão. Entretanto, gostei dela simplesmente pela personalidade. É extremamente fofa, sincera e imprevisível. Em suma: apaixonei pelo jeito dela. Fora isso, o enredo foge um pouco do normal… danem-se os príncipes, o negócio agora é com os fathers kkkkkkk no início, confesso que relutei em ler essa história. Fiquei com medo de ter algo doentio ou coisa do tipo, sabe como é, já vi de tudo nessa indústria… tem coisa que pagaria até pra desver. 

Diferente do que o título tenta transparecer, o protagonista não é tão velho e sequer é casado ou tem filhos. Aparentemente, ainda está na casa dos 20. Como a protagonista reencarnou anos atrás da tragédia acontecer, ela voltou no tempo quando o pai do vilão ainda era jovem e ela também. Ou seja: agora ele é jovem, sem esposa e sem filhos, posso shippar sem medo ou remorso!

E GENTE DO CÉU… ESSE HOMEM NÃO É UM PEDAÇO DE MAU CAMINHO, É O CAMINHO INTEIRO MESMO! 

w3-horz

Esse 2D deveria ser preso. Acabou de infligir as leis do meu coração!

E o mais legal é que ELE NÃO É UM BABACA OU UM FDP QUE PRECISA DE REABILITAÇÃO PRA VIRAR GENTE: ELE JÁ NASCEU EDUCADO!

Vocês têm noção de como é raro encontrar protagonistas assim?? Vontade de sair fazendo clones dele pelo mundo. Como está na sinopse, então não é spoiler: já vou dizendo que ele sequestrou a Yerenica no lugar da irmã dela. 

Eu nessa hora:

SEQ

ASHSUAHSUAHSUASHU

Fico imaginando meu namorado lendo meus posts de manhwas, ia mandar me internar na certa kkkkkk mas eu não tenho culpa, é tanto 2D lindo!! 

~ voltando

Então, meu povo… eu já tava achando muito estranho um imperador sequestrador ser tão bonzinho e educado assim, porém meu sensor pra 2D cafajeste não apitou e eu fiquei lá apreciando toda aquela beleza e educação. Em nenhum momento senti que estava sendo enganada pelo personagem… e não é que eu estava certa? Meu sensor nunca falha: ele não era malvado e não maltratou a Yerenica. Contudo, isso não exime o fato dele ter sequestrado ela por questões políticas.

O foda é que chega um momento que eu, você e a Yerenica esquecemos do sequestro, do império, da política, de tudo… e ficamos lá tendo alucinações românticas… clipboard13-horz

AUTORA-SAN, POR FAVOR TENHA PIEDADE DE MIM E TORNE ESSE CASAL CANON.

No mais: vocês estão a fim de surtar por ship e conhecer um sequestrador fofo? Então venham surtar comigo lendo Seduce the Villain’s Father.


Trailer oficial:


Disponível em:

ALGUMA SCAN BRASILEIRA PEGA ESSE MANHWA PRA TRADUZIR PELO AMOR DE DEUS!

Esse manhwa começou ser traduzido pela Cerise Scan, Deus abençoe vocês e esse projeto!

separadorWhat Kind of Empress Is This

q6

Autores: Peralta (história) e Eunyoung (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 31 capítulos traduzidos. Ano: 2019.

Sinopse: Uma funcionária de telemarketing, Jin Ye-Rom, encontrou um cliente muito problemático, fazendo com que seu status de funcionário número um desaparecesse. Querendo seu status de volta, ela decide encontrar esse cliente e se desculpar pessoalmente com ele, mas, de repente, ela se encontra em um lugar estranho. Aparentemente, ela viajou no espaço-tempo sem perceber. A próxima coisa que ela sabe é que ela se tornou a imperatriz e esse cliente problemático acaba por ser outro senão o próprio imperador!

Comentário: Eu gostei desse manhwa por vários motivos, estarei listando abaixo em formado de tópicos.

  • Um dos poucos ambientados em território oriental que gostei (geralmente a maioria dos que indico aqui são ocidentais que remetem à atmosfera europeia);
  • Protagonista masculino decente;
  • Protagonista feminina inteligente;
  • Arte linda e impecável.

Geralmente, não gosto muito de manhwas/manhuas de romance de época ambientado em países asiáticos, justamente porque a maioria é quase tudo igual: concubinas, caras tsunderes, costumes machistas que raramente são quebrados e enredo genérico. Não que isso não exista em manhwas/manhuas de romance de época ocidental, mas é menos frequente e a maioria engloba outros temas como fantasia, aventura, magia, gender bender e etc.

Mas enfim, por que infernos gostei tanto de What Kind of Empress Is This? Na real, eu já falei meus motivos acima, mas a verdade é que gostei muito de como o enredo foi abordado. Sobretudo, a simbologia. Colocaram uma protagonista esforçada e órfã, que foi renegada pela sociedade porque era vista como bruta e que não sabia se comunicar com as pessoas para, ironicamente, trabalhar como agente de telemarketing. Antes as pessoas não a escutavam, agora escutam mas não dão valor às suas palavras.

Então, a autora colocou esse tipo de protagonista feminina do lado de um cara doido (tirano) que prefere usar violência às palavras.

2e90252610919b90f7a5ea8c1be1c884h-horz

Mas olha que irônico: esse mesmo tirando gostou dela por causa de sua eloquência verbal. No momento que ela abre a boca para falar, ele a escuta e respeita. 

“Você se desculpa muito e agradece muito. Não necessita agradecer e desculpar por tudo. Todas suas palavras são bonitas e valiosas, assim que respeito isso.”

Eu preciso falar que esse fdp levou meu coração nessa bendita frase? Pro inferno com o bom senso, eu me apaixonei (“Novamente, Sáh?”) por um tirano honesto. Cara, eu já disse isso aqui: eu não tenho uma queda por homem gentil e honesto, tenho um tombo mesmo. Outra coisa que me fez simpatizar com esse infeliz sanguinário é que ele respeita muito a protagonista, apesar da origem dela ser incerta.

Ele sabe como valorizar uma mulher e, acima disso, reconhece suas limitações como homem e imperador. Isso é muito raro de se encontrar, porque geralmente homens são orgulhosos demais, alguns o suficiente para ficarem cegos. 

“Alguém tão inadequado como eu, não merece estar sentado no trono. É por isso que necessito da imperatriz dia após dia.”

Vai ser honesto e fofo assim na pqp kkkkkkkk NÃO ME FAZ ME APAIXONAR 2X POR VOCÊ, SEU MALDITO!

Daí soma-se tudo isso ao fato dele ser praticamente um Deus Grego. Sim, amores… esse homem deveria tá praticamente na lista de patrimônio 2D da humanidade (Isso existe? Se não, existe agora). SAQUEM SÓ ESSA ESSA NOVA TÁTICA DE INFARTO.  

1c-horz

cats-horz

ASHUSHASUHASUAHSU

Sacanagem à parte, a arte desse manhwa É PERFEITA! O traço, as cores, os detalhes! Tudo é muito bem desenhado. Perfeição pura. A protagonista é outra que o design é maravilhoso! 

O romance dos dois ainda não está concretizado, mas existirão algumas cenas fofas e eu faço questão de colocar o link da raw dele abaixo, uma vez que é um dos poucos manhwas que achei a raw de graça. 


Disponível em:

ALGUMA SCAN BRASILEIRA PEGA ESSE MANHWA PRA TRADUZIR PELO AMOR DE DEUS!

separadorThe Duchess’ 50 Tea Recipes

q10

Autores: Ant Studio (história), Lee Ji-Hae  (história) e Jo Hyun-Yeong (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 33 capítulos traduzidos. Ano: 2019.

Sinopse: Quando abri os olhos, me tornei a duquesa. Mas algo não está certo. Eu me tornei um personagem, mas sou apenas uma duquesa em nome que é maltratada pelas empregadas e ignorada pelo marido. Que vida de merda! Puxa, eu não sei mais o que fazer. “Vou curtir meu chá em silêncio”, foi o que pensei. 

Comentário: Ok que essa é uma história sobre reencarnação, mas essa lista não poderia existir sem The Duchess’ 50 Tea Recipes! Confesso que relutei muito para ler esse manhwa, porque o título não era muito atraente e também porque odeio chá. Sim, eu tomei ranço de chá, porque minha infância foi muito complicada e “chá” tinha virado sinônimo de bebida de gente doente na minha cabeça. Enfim, superei o trauma lendo The Duchess’ 50 Tea Recipes e estou aqui para contar minha experiência pra vocês! 

Primeiro de tudo, essa protagonista É PERFEITA! Muito além de ser fanática por chás, ela tem uma ótima autoestima, é empreendedora e muito competente! Tem uma personalidade maravilhosa e é dona de um sorriso incrível!

1rrrr-horz

OUTRO PONTO IMPORTANTE: ESSE MANHWA É CULTURA PURA E EU POSSO PROVAR! Nós aprendemos muitooo sobre o hobby dela e, consequentemente, ampliamos nossos horizontes. Não é um hobby que foi simplesmente jogado na história por capricho: a autora mergulha mesmo nesse universo, fazendo o leitor se interessar cada vez mais pelo passatempo da protagonista. Sério, nós aprendemos muita coisa e eu não medi esforços para traduzir algumas delas para vocês. Inclusive, coloquei algumas notas.  

1ww-horz3-horz

GENTE, EU TO APAIXONADA (“De novo?” Sim, dessa vez é por comida)! DEU VONTADE DE SAIR PROVANDO UM MONTE DE CHÁ 

1ww-horz22-horz

Sério, eu adorei esse manhwa, uma vez que tiveram a sutileza de não inventar um monte de erva inexistente com nome doido. Aprendemos até coisas relacionadas à composição química da água, diferentes tipos de porcelanatos e bules. Decidiram colocar informações já existentes no mundo real, ou seja: nós podemos até surtar por shoujo, mas estamos aprendendo alguma coisa durante o processo. Amei, amei, amei demais.

O casal ainda está não 100% desenvolvido, mas ôh gente… romance que é construído step by step é tão satisfatório e fofo, que eu chega me derreto todinha. 

1t-horz

aaaaaaaaaaaaaaaaa que lindooosss!!! T-T kkkkkkk

OU SEJA: tá querendo ler um romance de época inspirador, fofo e que te motiva a ir pra cozinha tentar um monte de receita que nunca viu na vida, mas quer tentar mesmo assim porque achou tudo muito lindo e sofisticado? Então #SóVem ler The Duchess’ 50 Tea Recipes comigo!


Disponível em:

ALGUMA SCAN BRASILEIRA PEGA ESSE MANHWA PRA TRADUZIR PELO AMOR DE DEUS!

separador

The Villainess Reverses the Hourglass

q9

Autores: Ant Studio (história) e Sansobi (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 26 capítulos traduzidos. Ano: 2020.

Sinopse: Com o casamento de sua mãe ex-prostituta com o conde, o status de Aria na sociedade disparou imediatamente. Depois de levar uma vida de luxo, Aria encontra injustamente a morte por causa dos planos de sua irmã Mielle. E logo antes de morrer, ela vê uma ampulheta cair como se fosse uma fantasia. E assim, ela foi milagrosamente trazida de volta ao passado. “Quero me tornar uma pessoa muito elegante, assim como minha irmã, Mielle.” Para enfrentar a vilã, ela deve se tornar uma vilã ainda mais perversa. Este foi o novo caminho que Aria escolheu para se vingar de Mielle, que assassinou ela e sua mãe.

Comentário: Como vocês viram, o manhwa é sobre volta no tempo. Já estava interessada nessa obra há bastante tempo, mas estava deixando acumular alguns capítulos. Sei que ainda possui poucos capítulos, mas confesso que tive que indicá-lo em minha lista por um único motivo: eu estou emocionalmente satisfeita. É um dos poucos manhwas que vejo a vilã se fuder com juros. Essa foi a terceira obra da lista que me fez passar raiva, a primeira foi The Monster Duchess and Contract Princess e a segunda foi The Archmage’s Daughter. Essa daqui me fez passar raiva, mas foi uma raiva diferente…

As protagonistas dos manhwas que citei anteriormente eram crianças, então obviamente não sabiam como revidar ou clamar por justiça em determinadas situações. Contudo, a nossa protagonista Aria não é criança. Ela tem corpo de adolescente, mas mente de uma pessoa adulta – já que ela voltou no tempo. Logo: vocês vão ver ao vivo e a cores gente mal amada se remoendo de ódio.

TIPO ESSA DESGRAÇADA AQUI…

m3-horz

Cara, esse é pior tipo de vilã que existe. Mielle é aquele tipo de fdp que engana Deus e o mundo com um sorriso angelical na cara, mas quando vai ver a desgraçada tem até pacto com o demônio. Personalidade horrível e nojenta, tipo de personagem que nem vale o chão que a gente pisa. Ódio puro dessa psicopata. Sei que estou deixando me levar pelas emoções, mas deve ser porque passei tanto ódio lendo The Monster Duchess and Contract Princess e The Archmage’s Daughter, que quando cheguei nesse manhwa e vi a vilã pagar pelos pecados… a única coisa que fiz foi sentar e observar essa doente se afundar no próprio veneno.

JURO PRA VOCÊS, EU TAVA LENDO ESSE MANHWA DESSE JEITINHO AQUI:

sofre

sofree

mais

sofrre

ASHUASHUASHAUSHU

Eu já era sádica, mas The Villainess Reverses the Hourglass me deu um upgrad que meu Deus do céu… teve até um momento que eu pensei “Nossa, será que eu não to exagerando?” kkkkkkk acho que fiquei muito emocionada. É tão gratificante ver gente fdp pagar pelos pecados…

Sobre a protagonista: eu gostei dela, porque é uma personagem muito centrada e não se deixa levar pelas emoções. Aria aprende rápido com seus erros e é bem esforçada. Muito além de se vingar, ela descobriu que seu erro no passado foi não dar valor a si mesma. Por exemplo, antes ela não tentou aprender etiqueta ou estudar devidamente, porque a psicopata lá sempre aparentava ser melhor que ela. Agora, ela aprendeu a não desistir fácil das coisas e lutar pelo que quer.  

cad2

Sobre o enredo: por incrível que pareça as coisas nessa obra acontecem muito rápido. Tá aí um negócio que gostei bastante, pois não demora séculos para a protagonista evoluir ou a história andar. Ainda não tem um protagonista masculino fixo, mas to torcendo loucamente pra esse lindo aqui:

cdfe

Enfim, se você tá cansado de protagonista boa moça e de histórias que o vilão/a vilã não paga pelos pecado: leia The Villainess Reverses the Hourglass, que você vai se satisfazer com certeza! Eu, pelo menos, estou no céu. Justiça é tudo nessa vida. 


 Trailer do manhwa:


Disponível em:

separadorMy Fair Footman

f

Autores: Lee Jaa (história) e ggory (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 60 capítulos traduzidos. Ano: 2018.

Sinopse: Quando criança, Elijah se tornou o famoso lacaio de um conde, um mestre de seu trabalho… Mas o trabalho “dele” é secretamente mais parecido com o “dela”, assim Elijah é de fato uma mulher. Então, todos os dias, ela acorda às 6 da manhã, esconde o volume dos seios com bandagens e continua seu dever. E ela continuará a fazer isso até o seu aniversário de 18 anos, pois irá parar sua vida como lacaio e viver como mulher. 

Comentário: Eis aqui o primeiro manhwa gender bender da lista. Confesso que My Fair Footman está aqui por dois motivos: leitura fluida (eu li 60 capítulos em um piscar de olhos ‘-‘ kkkkkk) e…

fofo2-horz

My kokoro não aguenta! Estoy muriendo de ternura!

Táquipariu, esse manhwa é muito fofo! Não apenas a Elijah, como também o Albert. Gostei tanto dele que lembrei até do nome. Os dois cresceram juntos, porém a Elijah teve que se disfarçar de homem por causa de uma promessa que a mãe dela fez com o conde. Entretanto, existem mais coisas por traz dessa história que ainda não foram relevadas.

AMORES, AS DEFINIÇÕES DE OTP FORAM ATUALIZADAS.

g2-horz

O Albert não é o tipo de protagonista masculino que eu gosto de cara, mas sua confiança e jeito presunçoso torna a relação dele com a Elijah muito engraçada. Tradução: ele se acha a última bolacha do pacote, mas mesmo assim não consigo não gostar do jeito dele.

clipboard3-vert-horz

kkkkkkkkkkkkkkkk

Albert é literalmente a versão adulta do Tamaki de Ouran High School Host Club. Não são idênticos, mas bem parecidos. 

alb-horz

Tipo assim, bem parecidos mesmo…

h1-horz

Eu morro de rir quando ele tenta esconder seus sentimentos. Não consigo lidar com isso, sinto que vou morrer diabética. 

1h-horz

Não irei postar foto da protagonista por motivos de: se vcs quiserem ver ela vestida de mulher e agindo como a coisinha mais fofa do mundo, vão ler o manhwa! ‘-‘ kkkkkkkk já existem 50 capítulos traduzidos, mas pouco se sabe da origem dela. Pelo que vi parece que vai rolar umas tretas em relação à isso, estou ansiosa para conhecer mais sobre a Elijah!


Trailer do manhwa:


Disponível em:

separadorAs You Wish, Prince

q10

Autores: Mokgamgi (história) e Ant Studio (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 65 capítulos traduzidos. Ano: 2018.

Sinopse: “Se você me escreveu, pode me dar o trono!” Yoonsoo é a autora de sucesso de uma popular série de fantasia. Assim que ela está prestes a começar a trabalhar em uma nova série, o príncipe imperial Einzen Kyte, o pior vilão que ela criou a sequestrou no mundo de sua própria história?! Baseado em um romance de sucesso.

Comentário: Relutei para ler esse manhwa, não sei por qual motivo, mas a leitura foi bem interessante e fugiu um pouco do normal, apesar de que ainda existem alguns clichês (afinal, que história não tem?). A verdade foi que eu já comecei rir no começo do manhwa, quando o vilão que a protagonista criou foi atrás dela para tirar satisfação e fazer ela pagar por ter arruinado a vida dele kkkkkkkk

clipboard2-horz

Juro por Deus, eu pensei a mesma coisa que a pessoa que traduziu/editou esse capítulo:

“Bakugou, é você?” 

EF3jiiu1_400x400

AHSUAHSUAHSUSHU

Sério, eu ri demais com esse primeiro capítulo, porque realmente me lembrei do Bakugou, parecia que estava vendo meu menino explosivo em um manhwa de romance de época kkkkk foi muito engraçado mesmo, até porque o Kyte trata a Yoonsoo como vilã, sendo que ele é o “vilão”. Sobretudo, eu não conseguia mesmo era parar de rir dela, que achava que tudo aquilo era uma farsa…

cats

Eu mentalmente: “vai nessa” AHSUAHSUAHSUAH

Além disso, a abordagem dessa obra é bem interessante, porque não é um isekai qualquer, é um isekai que envolve a própria autora do livro/novel. Foi legal conhecer esse tipo de história com esse tipo de perspectiva, uma vez que a autora passa a conhecer seus reais personagens e descobre que nem todos possuem a personalidade que ela queria.

Eu não sei como descrever o protagonista, mas de uma coisa tenho certeza:

EU ME APAIXONEI POR UM VILÃO! 

Saquem só esse olhar agudo, essa carinha tímida ruborizada… tentação que chama néh?

clipboard8-horz

OFF DO OFF:

Sei que alguns leitores do Shiritori devem tá tipo: “Sáh, você se apaixona demais! Quantas vezes você já se apaixonou nesse post?”

Eu já cheguei em um momento da minha vida que parei de contar. SOU LIBRIANA, tenho muitos crushes no meu coração, mas apenas 1 amor no centro dele. Para meu namorado que talvez esteja lendo isso: amor, eu te amo muito, mas não posso largar meu harém 2D! AHSUAHSUAHSUH 

tumblr_n02m902fgm1r4kkpvo1_500

~ Ai meu Deus, esqueci até do que tava digitando… kkkkkkkkkk

Voltando: leiam As You Wish, Prince! Já tem vários capítulos traduzidos em português! A protagonista não é lerda/sonsa e o enredo é bem dinâmico. Ou seja: vocês não vão dormir lendo, mesmo que seja de madrugada. Apesar de eu já ler em inglês/espanhol e estar um pouco mais à frente, confirmo que a história ainda não chegou em seu ápice, pois ainda falta revelar alguns mistérios que rondam o enredo, bem como a aparição de um suposto vilão (dessa vez, o real). Talvez eu esteja imaginando muito, mas acredito que existe um personagem mal intencionado na história que ainda não apareceu. Enfim, leiam! Vocês vão gostar.


Disponível em:

images

MENÇÕES HONROSAS:

.

I Became a Duke’s Maid

q13

Autores: Jooara (história) e Roha (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 46 capítulos traduzidos. Ano: 2019.

Sinopse: Um dia, acordei na história de um romance como a empregada do duque desonrado e do personagem paralelo, Alejandro Quillo Vel Laviti. O destino de Alejandro mudará com a aparência de um novo personagem “extra”? Qual é a verdade por trás de sua marca amaldiçoada?

Comentário rápido: Eu queria muito indicar esse manhwa na lista principal! Esperei acumular vários capítulos para poder indicar aqui, mas entrou em hiato e está sem previsão de volta. Fiquei desolada. Não coloquei na lista oficial, porque seria chato indicar algo que está em hiato e deixar vocês morrendo de vontade depois. Para quem vai ler: é muito bom e o traço é lindo, acredito que vocês vão gostar. 


Trailer do manhwa:


Disponível em:

separadorDaughter of the Emperor

q12

Autores: Yunsul (história) e RINO (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webcomic. Status: Em andamento com 182 capítulos traduzidos. Ano: 2015.

Sinopse: Ariadna Lereg Ilestri Pré Agrigent. E assim minha vida começa com esse nome ridiculamente longo, nascido da realeza e do centro das atenções – tudo por causa de um homem perigoso; o verdadeiro rei tirano insano, implacável conquistador de dez impérios, pesadelo de todos os continentes… e meu pai?! Serei capaz de sobreviver a este maníaco? Baseado na série de sucesso de romances.

Comentário rápido: Eis aqui um caso de amor e ódio. Gostei da história em si, só não entrou na lista principal porque achei o desenvolvimento lentoooo demais. A protagonista é legal e etc, porém a história parece que não anda. Acompanho em inglês e os últimos capítulos estão suportáveis, mas esperava bem mais desse manhwa. Ainda prefiro mil vezes Who Made Me a Princess. Se você já leu muitos manhwas e não sobrou muita opção, te recomendo ler esse, já que tem vários capítulos e a overdose será garantida. 


Disponível em:

separadorEbony

q14

Autores: Ja Ya (história), Neida (arte) e Red Ice (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 22 capítulos traduzidos. Ano: 2019.

Sinopse: “Fique quieta. Cale a boca e viva como os mortos”. Ebony Vonieck é uma criminosa condenada pelo assassinato de seu noivo e pai. Enquanto aguarda sua execução na prisão, ela é subitamente libertada do inferno quando é informada de que o arquiduque de Schneider Castle está esperando por ela. Esperando que sua vida se torne um inferno, ela se surpreende, pois… em vez disso, uma família de funcionários e empregados calorosos a recebe. Ebony não tem ideia de que o arquiduque ajudará a mudar sua vida.

Comentário rápido: Das menções honrosas, esse é um dos que mais indico. Não porque gostei muito dele, mas porque o enredo é diferente. Envolve temas bem pesados como prisão, assassinato e violência. Não entrou na minha lista principal de indicações, porque achei esse manhwa “carregado” demais. A história é boa e possui temas diferentes, porém não fui cativada e não sei exatamente o motivo. Decidi colocá-lo aqui para caso alguém se interesse por esse tipo de narrativa.


Disponível em:

separadorBeware of the Brothers!

15cff34d41ec3e2a2059a5d5e007c2f5

Autores: Plutus (história) e Spoon (arte). Nacionalidade: Coreia do Sul (Manhwa). Forma/Estilo: Webtoon. Status: Em andamento com 31 capítulos traduzidos. Ano: 2020.

Sinopse: Hari foi adotada pelo duque Erenst aos 7 anos quando perdeu a mãe. Mesmo tendo recebido todos os tipos de perseguição pelos três filhos de Erenst, ela finalmente conseguiu escapar daquela vida indutora de sangue e lágrimas quando estava prestes a se casar.

“Mas o que é isso? Quando acordei do sono, voltei àquela infância infernal! Isso é um sonho?! Hmph. Se eu não conseguir acordar desse sonho, pelo menos vou viver sem muita consideração pelos outros agora!”

Comentário rápido: Envolve volta no tempo. É legalzinho, dá pra passar o tempo. Entretanto, não entrou na lista oficial porque achei meio normal/superficial demais. Não sei explicar devidamente esse sentimento. Não é ruim, mas também não é bommm… é apenas uma leitura para passar o tempo. Dá pra ler rapidinho.


Disponível em:

separador

E é isso, espero que vocês tenham gostado da lista!

[…] porque eu to meio que morta.

8e35a8fe5f3d026882d0339d89d80e8c

Fazer essas listas comentadas dá muito trabalho. Minha alma já tá quase saindo de mim.

DESABAFO: Gente, é sério… to com medo de me internarem. Estou acompanhando todos os manhwas de romance de época do TuMangaOnline kkkkkk PIREI DE VEZ. Daí estou filtrando os melhores para indicar aqui.

Existem outros manhwas/manhuas que gostaria de indicar, mas o post ficaria imenso. Além disso, a maioria possui poucos capítulos, então acredito que seja melhor esperar para poder indicar. Fazer essas listas é complicado, porque demanda muito tempo e eu tive que reler todos que indiquei aqui para relembrar o contexto. Às vezes dava vontade de fazer um post com várias indicações listadas, porém sem comentários, só que daí não teria sentido nenhum se eu não pudesse surtar com vocês ‘-‘ kkkkkkkk tradução: dá trabalho, mas compartilhar meus surtos com vocês é impagável e divertido. Sei lá, vai que alguém tem a mesma reação que eu ou sofre da mesma doença/idiotice ahsuashasuhu  

Aliás…

Vocês querem uma parte 4?

 


Espero que tenham gostado da lista e se você caiu aqui de paraquedas:

LEIA A PARTE 1! ❤

LEIA A PARTE 2! ❤

LEIA A PARTE 4! ❤

 

 

 

– See you space cowboy

89 comentários em “EU INDICO: 12 manhwas/manhuas de romance de época [Parte 3]”

  1. Conheci o blog essa semana e já estou viciada. Amo que li vários dos Manhwas/manhuas indicados nas 4 partes e ainda assim peguei mais indicações. Eu estou apaixonada por tudo desse blog. Kklkkk
    As indicações de animem TUDO!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito obrigada pelas suas indicações já li algumas dessas histórias e gostei muito Melissa e Latte são as minhas favoritas

    Curtir

  3. Olá!!! Encontrei seu site hoje!!! Heheheh!!! Faz pouco tempo que me apaixonei por manhwas!!! Até agora o que eu mais amei foi: “I Became a Duke’s Maid”!!! Gostaria de saber se você têm indicações para histórias parecidas… já q esse está em hiato! ❤
    Brigadinhaaaa ❤

    Curtir

  4. Oiiiiiiii
    Amo tuas indicações
    Eu li TODAS
    Mas agora eu que quero fazer uma indicação

    Beatrice
    E
    Santa imperial

    Eu AMO esses manhwas
    Leia por favor
    ♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️

    Curtir

  5. Blz, reclamar de não ter o que ler eu não posso mais. Me senti orgulhosa por ter lido vários das listas até agora também KK e me ajudou demais a achar leitura boa 💖

    Curtir

  6. Apenas chocada por você não ter dado mais atenção pra “¡Cuidado con esos Hermanos!” Kkkkkkkk tipo sla se é pira minha, mas eu sou muito apaixonada pela história e pelo Eugine (tanto que eu dei esse nome pra minha aranha de “estimação” – é uma longa história, já que na vdd ela começou a morar aqui em casa e eu deixei e eu nao tenho ideia se é venenosa ou não porém me apeguei depois de tantos meses kskskksksksksk sim sou louca – em homenagem a ele skksk). Enfim, além desse, os meus outros dois favoritos são “¡Cuidado con la Villana!“ e “No subestimes al personaje de apoyo”, que você já falou em suas listas. Achei engraçado encontrar esse blog de recomendações justo na época em que eu viciei também (me atrasei pra ver sua parte 3 e 4, mas as outras eu acompanhei certinho) kkkkkkkk viciamos meio que juntas, eu diria, e já li muitos dos que você recomendou, nosso gosto bate. Continue seu bom trabalho, porque apoio ao maravilhoso vício de ler isekais não tem fim KSKKSKSKSKSK

    Curtir

  7. Mano chorei com o último cap lançado da Aria, tô triste, com raiva e com muito ódio do Oscar, se não quer ou não pode não dá esperanças, ele é muito tonto, idiota e etc, não tenho nem palavras pra descrever ele, prefiro que ela fique com o Príncipe herdeiro

    Curtido por 1 pessoa

    1. Li recentemente e fiquei com raiva também! O Oscar parece ser uma boa pessoa, um personagem de coração gentil e honesto, mas acho que falta força nele. Ele carece de posicionamento e voz. Já o príncipe herdeiro é o oposto… o cara parece um delegado kkkkkk gosto de cara assim, que chega chegando. Bem assertivo e badass.

      Curtir

  8. Qual você acharia que é a classificação de idade para ler The Monster Duchess and Contract Princess eu quero ler mas estou com um pouco de receio pelo que ouvi

    Curtir

          1. Entendi eu resolvi ler e eu gostei bastante é claro fiquei com muita raiva dos “pais” e da “irmã” da Leslie mas depois disso ela teve a felicidade que ela merece e a cena do tribunal a cada ataque de palavras que o bicho ruim levava eu comemorava eu tava tipo TOMA! Quem mando meche com a duquesa agora ela tem a família que merece e uma das cenas que eu mais ri foi a dela eu coloquei o biscoito e o ruenti tipo todo mundo ficou louco nessa casa

            Curtir

  9. Oioi!! Sou nova nesse mundo de manhwas e novels ❤ e estou adorando! Na realiade estou guiando minha leitura pelas suas indicações! Muito obrigada! maratonei suddenly became a princess onde day e to apaixonada pela dinâmica, nunca pensei que ia ler 75 capitulos em um mesmo dia e me sentir orfã e ansiosa para novas postagens hahahahah. Mas, busco uma leitura que também seja de época com personagens mais adultos…..tipo "Lucia" que é bem legal! você teria alguma indicação? Afinal de contas, histórias fofas são lindas e comoventes, mas histórias mais "atraentes" sem serem baixaria ganham meu coração!/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oii! Obrigada por comentar aqui! Infelizmente, não conheço nenhuma história estilo Lúcia da vida. É bemmm difícil encontrar um josei parecido com essa obra. Se você quer uma negócio mais hot, leia My Dear Cold-Blooded King, que é bem legal também.

      Curtir

      1. Pessoa maravilhosa que fez essas 4 listas, muito obrigada! Você salvou minha quarentena. Vira e mexe eu tô aqui para rever essas listas e ler alguma obra que deixei passar. Fiquei maravilhada com a 4 lista. Amo demais seus comentários sobre as obras. Eu já estou a muito tempo no mundo dos mangás, mas depois de descobrir esse maravilhoso mundo de traços e cores maravilhosos é difícil deixar. Só apaixonada por romances de época também. Bem, mais uma vez agradeço e por favor não pense 2 vezes se quiser criar uma quinta lista! (Ps: sei que deve dar trabalho, mas pfv kkk)

        Curtido por 1 pessoa

    2. Sei eu tambem leio Suddenly becane a princess na epoca so tinha 55 capitulos e meu deus como eu sofre com falta de capitulos e tambem leio lucia manga encrivel mesmo e sim tem um manga com quase a mesmo pegada de lucia e tambem e de josei e Light and shandow

      Curtido por 2 pessoas

  10. Só queria dizer que vc salvou minha quarentena, muitos dos mangás das 4 listas eu ñ li pq não por causa dos títulos ou sinopse superfial, mas amei suas indicações são muito boas ❤ pfvr continue, estarei aqui acompanhando essas lindezas, e é muito manhwa/webtoon novel e o escambau fico super indecisa kkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  11. Adorei as indicações anotei tudo, menina comecei lucia e não consegui parar até terminar o mangá (até onde tinha em pt) e fui pra novel que está completa no wattapad, entrou na minha lista de preferidos, até agora é o Top 1, tem algum outro josei tipo lucia? onde eles casam e convivem mais como casal??? amo historia assim. O do This is an obvious fraudulent marriage até agora não consumaram mds pq demoram tanto, ótimo também. Obrigada pelas indicações.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, obrigada por comentar aqui! Achar outro romance que nem Lúcia é meio complicado kkkkkk até porque a novel é bemmm hot. Chega tomei um susto AHUSAHSUAHS

      Curtir

  12. menina, tu não tem noção de como eu amo I became duke’s maid
    é o amor da minha vida, li, ri, chorei e caguei
    mas eu vi que tu não indicou um manwha que eu amo demais (chorei lendo mais de uma vez, deu até aperto no peito):
    The Villain’s Ending is Death (é triste demais, lindo demais, a arte é uma puta do pariu, os personagens são incríveis, e a protagonista não tem auto-piedade, ela é ‘fogo no parquinho’ mesmo)

    Curtido por 2 pessoas

    1. Eu queria indicar “I became duke’s maid” desde a primeira lista, porém entrou em um hiato infinito kkkkk e por incrível que pareça, 1 semana depois de eu publicar esse post, o manhwa voltou do hiato. Deus está ao nosso lado! ‘-‘ kkkkkk

      The Villain’s Ending is Death já tá na parte 4 dessa lista, que ainda estou terminando ❤

      Curtir

  13. Quando eu comecei nesse vídeo, foram os seus post que me salvaram, e é engraçado ver a suas novas listas e notar que eu já li todo!
    Seus comentários sobre os manhwas são os melhores, de verdade, morro de rir, e sempre me da uma noção do que eu vou estar lendo. Além de que, você quebra totalmente minhas barreiras quando indica um manhua, já que eu tenho um leve preconceito com obras chinesas. ENFIM, estou ansiosa para próxima lista, POR FAVOR, faça uma próxima lista, já que eu estou praticamente sem nada para ler recentemente. Obrigada pela indicação, de verdade, eu fico muito ansiosa para ler.
    Antes de ir, queria perguntar se já leu Death is the Only Ending for The Villainess, eu particularmente amo esse manhwa.~

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Obrigada por comentar aqui! Fico feliz que minha primeira lista te marcou ❤

      Confesso que também tenho preconceito com obras chinesas, mas fui quebrando isso com o tempo. Conheço Death is the Only Ending for The Villainess sim, inclusive já tá na parte 4 kkkkkk

      Curtir

  14. sumi por 3 meses mas retornei das trevas dos infernos chamados UTI, quarto de hospital e isolamento só pra essa lista!!
    Ai jesus!! como eu ri só lendo a lista kkkkk
    adicionei todos pra ler, e incrivelmente NUNCA OUVI FALAR DE NENHUM desses…mas já amei!!! <333 obrigada pelas recomendações dnovo! (acho q mamis sah nem lembra de mim mas okay ne…kkkk) PARTE 4 UHUUUUU

    Curtido por 1 pessoa

    1. Meu Deus, você tá bem? Espero que esteja bem! Melhoras pra você! Nesse momento de quarentena, eu desejo muita saúde pra todos vocês! Se cuidem, pelo amor de Deus! Fico ansiosa demais com a situação da quarentena e acabo ficando paranoica, desejo muita sabedoria e saúde pra você e sua família!

      Aliás, obrigada por comentar aqui! Eu lembro de você sim xD kkkkk
      A parte 4 dessa lista tá saindo ❤

      Curtir

  15. Caramba, é o primeiro site que eu acho (mesmo procurando em sites americanos e BR) que realmente trouxe novos mangás e n ficou no clickbait de “who made me a princess” “im a child of this house” “daughter of the emperor” infinitamente, o bom é que foram vários mangás e n só alguns poucos no máximo 5 que td mundo ja conhece(como a maioria dos sites de recomendação que eu acessei fazia) eu espero ansiosamente uma parte 4, 5, 6 e quantas puderem vir! Amei demais, finalmente consegui novos manwas pra ler

    Curtido por 1 pessoa

    1. É nessas horas que eu penso “mds, eu sou exagerada demais” kkkkkkk na primeira lista tinha 12 indicações principais + 6 menções honrosas, totalizando 18 obras em uma lista. Acho que meu sobrenome deveria ser exagero mesmo ‘-‘ ahsuahsaush obrigada por comentar aqui, já to criando uma parte 4 e surtando com novos manhwas.

      Curtir

  16. Eu li as três listas, mas eu aida não li todos os manhwas kkkkkk mas estou viciada por causa de você e suas ótimas recomendações. Eu entrei aqui de paraquedas e já tava rindo igual uma doida lendo seus comentários e concordando contigo KKKKKKKKKKK

    Adoraria uma parte 4, sou sua fã aaaaaaaaa ❤🍸

    Curtido por 2 pessoas

    1. Um dia meus surtos vão conquistar o mundo kkkkkkkkk acabo me empolgando falando das coisas que gosto! xD Obrigada por vim comentar aqui, às vezes até eu fico rindo das minhas idiotices ashuashuashuh

      Curtido por 1 pessoa

  17. Necessito demias! Tornei-me uma viciada em mahwua e a culpa é tua! Amooooooooo! Parte 4 para já! Kkkkkk Brincadeiras a parte, amei, amei e amei. Sério, preciso de mais indicações! Tu arrasa!❤️

    Curtido por 1 pessoa

    1. “Tornei-me uma viciada em manhwa e a culpa é tua!” eu nunca ouvi tanto isso em minha vida, a internet inteira tá me culpando por isso HAUSHAUSHASUHU Obrigada por vim comentar aqui! Fico feliz que tenha amado as listas! ❤

      Curtir

  18. Já conhecia vários deles mas é sempre bom descobrir uns novos. Super indico Beatrice, sobre uma princesa que tem o reino conquistado e é pega como escrava de guera e assume outra identidade e acaba chamando a atenção do grão duque que conquistou o reino dela e passa a ser a criada dele. Ela é super fofa e medrosa e daquelas personagens que é genuinamente uma boa pessoa, tão pura e inocente. Lady to Queen é sobre uma princesa que volta no tempo para salvar sua irmã gêmea de um destino trágico, pra isso ela decide se tornar a imperatriz no lugar da irmã.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Danielly! Obrigada por comentar aqui! Infelizmente, eu não gostei muito de Beatrice kkkkkk acompanho o manhwa desde o início e até agora não curti muito. Lady to Queen é legal, pena que tem poucos caps ainda.

      Curtir

  19. Sah o que eu vou fazer?!! Eu já gostava desse estilo, mas agora virei uma completa viciada, eu estou lendo em português, espanhol, inglês, novel até estou arriscando meu coreano envelhecido… to quase buscando um tratamento kkkkkk eu abro o pinterest em buscar de novas aventuras de um mundo desconhecido do yaoi e me pahhhhh “romance de reencarnação” abro o youtube pahhhhh ” trailer do DNC WEBTOON”.
    Sah você não ta entendo eu terminei tudo em menos de 48h, o que a quarentena não esta fazendo comigo… queima com água benta xesus.

    Depois da uma olhada nesses aqui:
    Cuidado con la Villana
    Death Is The Only Ending For The Villainess
    I Became the Villain’s Mother
    Adonis read on
    Charlotte Has Five Disciples

    Curtido por 2 pessoas

    1. Aki, nem eu sei mais o que fazer comigo ‘-‘ kkkkkkkkkkkkk eu praticamente to no fundo do poço dos manhwas de romance de época. Tô de um jeito que ninguém mais consegue me parar nessa quarentena!

      Sobre os manhwas que vc me indicou: já acompanho todos e estou pensando em indicar os três primeiros na parte quarto, mas ainda preciso filtrar outras obras.

      Curtir

  20. pfv pare de me viciar nesses tipos de mangás. meu coração sofre pq a scan brasileira demora a lançar e eu não sei inglês pra continuar a leitura aaaaaaaaaaaa

    Curtido por 1 pessoa

    1. Larissa do céu, eu não consigo parar de ler manhwas/manhuassssss!! me ajudaaaaaa! kkkkkkkkkk se não fosse esse blog, pode ter ctz que já tinha pirado. Eu comecei aprender inglês, espanhol e japonês por causa desse meu vício. Aproveita o tempo da quarentena pra estudar. No começo parece difícil, mas aprender novos idiomas expande demais nossos horizontes.

      Curtir

    1. Oi, Katia! Fico feliz que você tenha gostado das listas! Desde a lista 1 eu meio que mergulhei nesse mundo dos manhwas de vez, nem sei mais o que é mangá shoujo kkkkkk

      Curtir

  21. Você já leu a Cuidado com a vilã? Tem uns 24 capítulos, tem seus clichês mas dá pra passar o tempo. Muito provavelmente você vai gostar da protagonista kkkkk, deu pra tirar umas boas risadas.

    Curtir

  22. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH TERMINEI TODOS SKSKSKSKSK Comecei desde a primeira lista (acompanhando os lançamentos agora), espero a parte 4 com grande expectativas. Todas as suas indicações foram MARAVILHOSAAAAS

    Muito obrigada por todas as parteees ❤ um amor cê 😀 ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. AAAAAAAAAAAAAHHH!!! QUE FELICIDADE!! ❤❤❤

      Muito obrigada por comentar aqui! Ficou muitoo feliz por você acompanhar e gostar das minhas indicações! xD

      Curtir

  23. Onde você achou pra ler Virtues of the Villainess mais avançado? Na sua indicação tem cenas traduzidas de caps q eu n achei. Foi você mesma que traduziu? Alguémmmmm por favorrfrrrrrrr

    Curtido por 2 pessoas

    1. Olá, Vitória! Quem traduziu essas cenas fui eu. Infelizmente, ainda não tem esse cap em português. Eu achei tão fofo que tive que traduzir pra colocar em meu post xD

      Curtir

  24. sou tão viciada que já li quase todos skjsqwj. Amo mais manhwas que mangás, tanto que tenho vontade de aprender coreano nessa quarentena (alias, as novels dos manhwas não ficam para trás, em espanhol dá pra encontrar quase todas no wattpad).

    Curtir

  25. Nessa quarentena eu já li quase tudo. Amo mangás de época e to esperando muito pela 4º lista! O único pecado é que a maioria deles não foram traduzidos, e o que tem são tão poucos capítulos :’)

    Suas listas são maravilhosas ♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah obrigada por comentar aqui! xD

      Infelizmente, a maioria ainda não tem tradução pra português, mas sempre procuro colocar manhwas que já têm tradução pra inglês e espanhol. Principalmente em espanhol, que parece ser a língua que a galera tem mais facilidade.

      Curtir

  26. the duchess’ 50 tea recipes é em disparado um dos melhores que ja li!!
    também quero dizer que a cerise scan ta traduzindo seduce the villain’s father e tem no golden mangás

    obrigada pela lista, amo ver seus surtos aaaaa 💖💖

    Curtido por 1 pessoa

    1. Omg, Nalu! Obrigada pela informação! Vou editar no post!
      Eu não consigo controlar meus surtos, mas se pelo menos alguém gosta das minhas loucuras pra mim já é lucro kkkkkkk

      Curtir

  27. OMG Yeong-Gi 😍🤤 quero ler só por essa referencia a I love yoo (que eu adoro xD) mas fiquei até com medo de ler “The Monster Duchess and Contract Princess” Ahahah

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu amo demais I Love Yoo!! Pode ler “The Monster Duchess and Contract Princess” que você vai gostar, só vai odiar mesmo os pais da menina… nuss, só de lembrar já sinto raiva ‘-‘ kkkkkkk

      Curtir

  28. Sou nova nessa onde de manhwas/manhuas, vi uma imagem rolando por aí e fui atrás do nome e tudo, acabei achando esse blog e… Caramba… Foi um ponto de luz na escuridão, li vários através das suas indicações e outros através do Instagram, posso dizer sem dúvida nenhuma que quem me fez se apaixonar por essas histórias foi sem dúvida você. Espero ansiosa a 4 parte kkkkk amo suas recomendações..

    Curtido por 1 pessoa

    1. “Posso dizer sem dúvida nenhuma que quem me fez se apaixonar por essas histórias foi sem dúvida você.”

      Briana do céu, chega emocionei aqui! T-T kkkk muito obrigada por comentar aqui no blog. No início, eu pensei que a galera não iria se empolgar com manhwas de romance, uma vez que mangás eram mais populares. Porém, o primeiro post engajou de um jeito astronômico (surreal) e o tema se tornou muito mais frequente e popular. Fiquei muito feliz! ❤

      Curtir

  29. AAAA eu ja li a maioria, mais ainda sim ver você comentando sobre os manhwas fica ainda melhor, sinceramente eu geralmente penso o mesmo que você, por isso eu leio os que eu tenho um pouco de preconceito pq vc recomendou, muito muito obrigada pela lista, eu espero ansiosamente pela quarta ❤

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, meu povo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s