HoneyWorks: Doces Melodias

Hey, guys! Hoje venho trazer uma nova recomendação musical pra vocês~ Mas não se enganem, porque a HoneyWorks vai muito além de “apenas músicas” e vocês logo entenderão o porquê disso. Consegui prender sua atenção? Então vamos lá!

 

Pra começo de conversa, o que seria a HoneyWorks?

0422top

HoneyWorks é uma equipe japonesa independente que produz diversas canções e clipes, em sua maioria, sobre temas como “amor” e “juventude”. O grupo começou sua carreira após o lançamento de músicas cantadas por vocaloids em 2010 no site Nico Nico (um tipo de youtube japonês). Até que, em 2014, a empresa consegue firmar uma parceria, que permanece até hoje, com a cantora super diva por sinal, CHiCO, sob o título de “CHiCO with HoneyWorks”.

 

Membros que compõe essa equipe incrível:

HoneyWorks (1)

◊ Principais ◊

Gom (Compositor) // Shito (Compositor) // Yamako (Illustrador)

◊ Suporte ◊

Oji (Guitarra) // Rokoru (Ilustrador) // Ziro (Produtor de vídeos) // Cake (Teclado) // Atsuyuk! (Bateria) // Mogelatte (Ilustrador) // Nakanishi (Guitarra)

 

Mas afinal, o que esse grupo tem de tão especial assim?

Se eu tivesse que responder essa pergunta em uma palavra, eu diria que “delicadeza”. Delicadeza pra retratar os sentimentos de uma forma tão poética e adorável, fazendo com que a gente sinta um quentinho no coração.

Mesmo que nem todos se sintam como eu, podemos pelo menos chegar ao consenso de que as músicas são, no mínimo, MUITO fofinhas tanto no quesito letra quanto vídeo:

 

「 Tsunoru Kimochi

 

O grupo gosta de retratar, principalmente, os “sentimentos durante juventude”, por meio de uma série de personagens (alguns restritos somente a uma música, outros que aparecem em várias canções) e de histórias que giram em torno desse tema.

Em poucas palavras: Assistir um clipe da HoneyWorks é como ler uma história muito amorzinha de um mangá shoujo, durante uma média de apenas 4 minutos.

Aqui temos um exemplo de uma história curta (contada em duas músicas), que retrata o ponto de vista dos dois personagens principais dela:

 

「 Wolf 

「 Canelé

 

Mas esperem, que a fama de HoneyWorks não para por aí não!

Para os fãs de shoujo que acreditam estar conhecendo essa equipe apenas agora, eu posso provar que vocês já tiveram contato o grupo, só não perceberam.

Conhecem essa música?

Isso mesmo, a HoneyWorks foi a responsável pela abertura de um dos shoujos atuais mais queridinhos pelo público: Ao Haru Ride.

 

Pensaram que era só isso? Eu lhes apresento também outras aberturas/encerramentos que o grupo produziu para alguns animes muito famosos (e outros nem tanto haha):
  • Naruto Shippuden: Kotoba No Iranai Yakusoku.
  • Magic Kaito 1412 (Mesmo autor de Detective Conan): Ai No Scenario.
  • Gintama: Pride Kakumei; Kyou Mo Sakura Mau Akatsuki Ni e Hikari Shoumeiron.
  • Brothers Conflict: Beloved X Survival.
  • Koi wa Ameagari no You ni: Nostalgic Rainfall.

 

Só que o sucesso da HoneyWorks não se resumiu em somente fazer músicas de animes famosos. Ela ganhou seus próprios filmes e anime!

As animações são sobre um conjunto de canções da empresa, intituladas como “Comitê executivo de confissões: Histórias de amor” (Confession Executive Committee: Love Series). Elas contam a história de vários estudantes e de seus conflitos na juventude: Amores correspondidos e incorrespondidos, amizade, sonhos e outras coisas mais. Essa série cresceu tanto, que além disso tudo, ainda foi compilada em Light Novels!

 

Filme 1: Zutto Mae Kara Suki Deshita

zm

Gênero: Romance, Comédia, Drama, Escolar e Jovens meio lerdinhos.

Data de lançamento: 23 de abril de 2016 (Japão).

Direção: Tetsuya Yanagisawa.

Estúdio: Qualia Animation.

Duração: 1 hora e 3 minutos.

Breve sinopse: Essa é uma história de estudantes do Ensino Médio, com o foco na jovem Enomoto Natsuki e na sua tentativa de se confessar para o seu amigo de infância, Setoguchi Yuu. Só que quando a hora chega, a garota acaba ficando com vergonha e escondendo seus sentimentos ao dizer para Yuu que tudo era apenas um “treinamento para sua confissão de verdade”. Será que uma confissão um tanto bagunçada será capaz transmitir os verdadeiros sentimentos de Natsuki?

 

Essa é uma das músicas referente ao casal Natsuki x Yuu:

「 Diagnosis: Lovesickness

 

Filme 2: Suki ni Naru Sono Shunkan wo

a3d39a03jw1fa17k59yk4j20rs18fnkg

Gênero: Romance, Comédia, Drama, Escolar e “Poxa crush porque não me nota”.

Data de lançamento: 17 de dezembro de 2016 (Japão).

Direção: Tetsuya Yanagisawa.

Estúdio: Qualia Animation.

Duração: 1 hora e 3 minutos.

Breve sinopse: Essa história foca nos “kouhais” dos estudantes da história principal, retratada no primeiro filme. Setoguchi Hina, irmã mais nova de Yuu, é apaixonada (e eu também) pelo seu senpai, Ayase Koyuki, mas é incapaz de transmitir seus sentimentos até então. Enomoto Kotarou, irmão mais novo de Natsuki, é apaixonado por Hina desde que eram crianças, mas é desajeitado para lidar com seus sentimentos. O que resultará dessa união de amores não-correspondidos?

 

Aqui está uma das músicas que representam os sentimentos de Hina:

「 Senpai

 

Anime: Itsudatte Bokura no Koi wa 10 cm Datta

sub1-105

Gênero: Romance, Comédia, Drama, Escolar e espera, MUITA espera.

Data de lançamento: 25 de novembro até 30 de dezembro de 2017.

Direção: Hitoshi Nanba e Takuro Tsukada.

Estúdio: Lay-duce.

Total de episódios: 6.

Breve sinopse: Aida Miou e Serizawa Haruki fazem parte da vertente referente aos “senpais”, junto aos personagens do primeiro filme. Os dois possuem personalidades muito diferentes, mas, ao contrário do que se espera, são bastante próximos. Só tem um problema: Eles ainda são incapazes de diminuir essa pequena distancia entre eles, por não conseguirem ser sinceros com seus sentimentos. Quanto tempo levará para que uma jovem tímida e um garoto sonhador possam superar essa dificuldade? Afinal, a juventude não espera para sempre.

 

Aqui está o clipe de um dos encerramentos do anime:

「 Tokyo Winter Session

 

Depois de lerem essas sinopses, acho que ficou meio claro: Essa série é bem “Água com açúcar”, isso eu não posso negar. Não é nada super inovador e tem traços de clichê mesmo. Seria isso é um defeito? Acredito que a resposta vá depender de cada pessoa. Até porque, as vezes tem gente (falo por mim mesma) que está com vontade de passar o tempo vendo aquele romance fofinho e bem cara de “shoujo”.

(Particularmente, prefiro ficar só nas músicas mesmo, mesmo tendo gostado de assistir os filmes/anime haha)

Uma coisa legal que aconteceu após a produção dessas animações foi o fato de que as músicas referentes a essa história foram regravadas com as vozes dos dubladores, então, se você não é muito chegado a Vocaloids, não precisa se preocupar.

 

Só tem uma coisa que eu não consigo aceitar até hoje: É o fato de que dentre os três casais pertencentes a trama dos “senpais”, o único que não teve nenhuma animação até agora foi justamente o meu favorito *insira um emoji bravo aqui*

Então, com o intuito de não deixar eles de fora, decidi colocar uma música pra vocês conhecerem meus bebês também:

 

「 A Solution for Jealousy

Bom, só sobre essa série há várias outras canções, então vou deixar que a curiosidade de cada um faça o trabalho de procurar conhecê-las daqui pra frente! (Pesquisem mesmo, tem MUITA música legal)

 

 

E para encerrar, tem mais um detalhe interessante sobre a HoneyWorks:

A empresa também possuí uma espécie de “idols oficiais fictícios”, Yujiro e Aizo (com as vozes, respectivamente, de Uchiyama Kouki e Shimazaki Nobunaga), que fazem parte de um grupo intitulado LIP X LIP.

 

A seguinte música é um exemplo dos clipes feitos pela dupla:

「 Romeo

(Eles surgiram como cantores dentro do universo do “Comitê executivo de confissões: Histórias de amor” e continuaram sua “carreira” a partir daí)

 

Fora que ainda temos a nossa maravilhosa CHiCO!

Preciso ressaltar também o quanto eu amo a voz dessa cantora! (Eu sempre opto por escutar as versões dela, mesmo gostando de Vocaloid) Até então, o visual da CHiCO só foi divulgado por meio de artes, sendo a sua aparência oficial a que está retratada nos álbuns acima.

 

Já coloquei algumas músicas cantadas por ela no decorrer do post, mas não custa nada acrescentar mais uma:

「 Ai No Scenario

 

Eu sei que já enchi esse post de vídeos, mas, sinceramente, ainda gostaria de poder sair colocando todas as minhas músicas favoritas pra vocês escutarem. Pra não virar uma coisa monstruosa, vou parar por aqui haha.

Mas só por garantia (caso eu ainda não tenha conseguido convencer vocês da QUALIDADE do negócio) vou deixar só mais algumas músicas aqui como minha tentativa final:

 

「 Twins

「 Tokyo Summer Session

「 Hikari Shoumerion

「 Mr. Darling

(Aquela pessoa que claramente falhou em se segurar e encheu de vídeos mesmo assim haha)

 

 

Gostou? Então corre lá e vá escutar mais dessas músicas maravilhosas!

  • Você pode encontrar o canal oficial da HoneyWorks nesse link AQUI.
  • Caso queira dar uma treinada no japonês, você também pode conferir o site oficial do grupo AQUI.
  • No mais, é só jogar “HoneyWorks” no youtube e fazer a festa.

 

Com isso, termino meu post e espero que tenham gostado da recomendação! Essa empresa consegue me conquistar à cada música, então procurei transmitir esse sentimento pra vocês também~

ahahaha-honeywoks-sasuga

(Recorrendo a hipnose dos mascotes da HoneyWorks como meu último recurso pra fazer vocês entrarem nesse vício comigo)

 

-SEE YOU NEXT TIME☆

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s