Indicação - música

Tudo o que você pensou que sabia, mas provavelmente não sabia sobre OSTs – Um guia cheio de exemplos.

Oya oya oya quem apareceu por aqui o/ como estão vocês aí?

Não sei se vocês lembram ou souberam sobre o tão demorado, difícil e trabalhoso post das OSTs, que seria o terceiro post da série: ‘Melhores [insira aqui o tipo de música] para ouvir na quarentena’ que eu postei nos meses de março e abril junto com o pessoal.

Esse post das OSTs chegou a ser publicado, mas se manteve público só por uns cinco minutos, isso porquê lá pelo mês de julho acho o WordPress resolveu mudar o editor e juntando todo um período de surtos e tentativas de não pirar durante a quarentena com a adaptação ao editor novo, o negócio demorou e no dia que saiu, saiu todo bugado.

Isso que a gente tinha um doc com o conteúdo (quase) todo hein.

Perdão pelo momento desabafo, provavelmente desnecessário para você leitor, mas eu tinha que chorar minhas pitangas aqui e reclamar desse editor, oficialmente u.u.

Mas, focando no que interessa, preciso dizer que eu descobri que sou a loka das OSTs (faz tempo) e este post é a maior prova disso.

Eu sempre gostei muito de música e de ouvir a trilha sonora dos filmes, séries e até novelas que assistia.

Sister Act / Mudança de hábito (1992)
How I Meet Your Monther
(2005 – 2014)
Malhação (2004)
Cover de CPM 22

E quando comecei a assistir animes, lá para 2016, isso não foi diferente, demorei a pegar o embalo, mas certo dia, um amigo oi Matheus me ajudou a relembrar esse vício.

No fim das contas, essa é a história por trás daquela série de posts.

De lá para cá pesquisei um monte de coisas, me viciei mais ainda nisso e descobri um bocado de compositores dos meus animes preferidos nesse processo, até coloquei na lista alguns animes, só por que foram eles compuseram a OST também.

Um verdadeiro caminho sem volta.

Então hoje eu resolvi vir aqui, não só panfletar meus favoritos, como também para dividir meu novo conhecimento extremamente inútil, talvez útil, sobre música, que definitivamente é meu assunto preferido nesse blog.

Se por um acaso esse for um assunto que você gosta também, é só seguir lendo o/


O que significa Trilha sonora, OST, CTM, BMG, Insert Songs e como diferenciá-las:

“Ora mas isso é fácil… não é não?”

Era o que eu achava, mas tem tanta coisa nesse balaio que eu percebi que não sabia nem um porcento do babado todo.

A começar por essas siglas todas, eu já tinha visto todas elas, mas nunca dei muita bola para nenhuma, só sabia achava que sabia o que era OST mesmo e trilha sonora, mas até mesmo esses dois, que parecem ser os mais fáceis de entender do que se trata, tem muitos detalhes que eu desconhecia.

Antes de começar deixa eu avisar aqui que, tudo o que você vai ler a seguir é fruto da minha interpretação, e ela pode ser falha, afinal eu sou apenas uma pessoa que gosta de música, mas não trabalho nessa área, certo? Claro, eu pesquisei e até embasei essa parte do post nessas leituras que fiz, mas posso ter interpretado algo errado no meio do caminho, se por acaso você tiver dúvidas e/ou manjar do assunto e perceber que tem algo de errado e quiser sinalizar eu vou adorar saber.

Então vamos lá o/

Resumidamente, Trilha Sonora é o conjunto de todos os sons que compõem uma obra.

Isso inclui tanto a sonoplastia (ruídos de uma cena ao ar livre, som de passos, socos som da respiração ofegante enquanto o personagem está correndo, objetos sendo arrastados, etc.), quanto os vários tipos de músicas relacionados à obra.

Se por um acaso quiserem conhecer mais a fundo este tema, vocês podem clicar aqui, e baixar em pdf, a matéria da revista Novos Olhares, da USP, escrita por Bernardo Marques Alves que é formado em Comunicação Social e entende do assunto.

Se fosse só isso seria bem simples né? Mas, dentro da trilha sonora, considerando a parte musical da obra, temos:

OST que é a sigla em inglês para Original Sound Track, ou faixas originais de música, em português, que são músicas feitas especialmente para aquela obra. Esse talvez seja o conceito mais fácil de todos, certo?

Mas, pelo que eu vi tem mais alguns detalhes aqui:

O termo OST abrange, tanto as músicas de abertura e encerramento (Openings e Endings), quanto as músicas temas dos personagens (Character Theme Song) e ainda as Insert Songs, (de quem falaremos mais tarde).

Tudo isso pode ser instrumental ou cantado, por artistas, grupo e/ou bandas contratadas pela produção do anime ou podem simplesmente colocar os seiyuus para cantar mesmo.

Um bom exemplo disso, é a coletânea Bleach Beat Collettion de Bleach óbvio e o One Piece Nippon Judan! 47 Cruise CD cujas músicas são cantadas pelos seiyuus dos personagens.

No caso de One Piece, embora eu não entenda japonês, como a Xícara e a Sah entendem, dá para perceber que as letras remetem diretamente ao personagem e/ou a algum elemento dentro da história do anime, relacionado a ele, claro.

Sério! Já imaginou os personagens cantando? Eu me acabei de rir ouvindo o Zoro, o Doffy, o Jimbe e o Aokiji cantando músicas solo! O ritmo das músicas é tão legal aí começam a cantar e você fica na maior expectativa e:

Que mulesta é isso?

Se quiser ouvir e rir também, só clicar ali no paragrafo mais acima, onde o nome está sublinhado, que vai abrir a playlist com todas, mas deixo aqui dois exemplos, dos meus favs, claro:

Já as músicas de Bleach são uma melhor que o outra. Tô com a impressão que os seiyuus lá são melhores cantando do que os de One Piece, mas comprove você mesmo:

Eu tô viciada nessa e a culpa é da Clara!
OLHA A VOZ DESSE DESGRAÇADO!! GRRR!

Falando nela… Devo dizer que concordo u.u

Mas, voltando ao assunto … Depois de um breve ataque de frangirlisse/fujoshi

Uma grande fatia das OSTs em um anime é composta pelo plano de fundo musical  (Background Music ou BGM), essas músicas costumam ser mais instrumentais e sem voz cantada e se houver voz, é no máximo um coro (embora é claro, haja umas exceções aqui, acolá, sempre tem).

São essas músicas de plano de fundo, as principais responsáveis por intensificar os sentimentos que o diretor quer nos passar em determinadas cenas. 

E quando conseguem acertar nisso…

Jesus amado!!!

.

Dentre essas opções, tenho certeza que você:

Já ficou lá na maior tensão durante uma cena de suspense a ponto de prender a respiração junto do personagem.

Como essa no final do primeiro episódio de The Promised Nerveland.

Ou em uma cena de perseguição, já sentiu vontade de gritar “corre logo infiliz!!!” pro personagem perseguido.

Foi muito assim que eu fiquei nessa cena de H x H!

Já se arrepiou dos pés a cabeça durante uma cena de ação que acertou perfeitamente bem na música épica tocando no fundo.

SHINZOU WO SASAGEYOOOOO
(Não, pera… era outra cena, mas enfim!!) 

Ou já se sentiu motivado a pelo menos tentar fazer algo por causa de uma cena inspiradora.

Só um gif não era suficiente para esta cena u.u

Isso tudo porque a música tem muito efeito sobre nossas mentes. Mesmo que você seja uma pessoa tipo eu essa minha amiga:

Ouvir depois é o melhor que a gente pode fazer para prolongar o sentimento.

O seu corpo vai reagir à música, pois o nosso ritmo cardíaco sincroniza com o som e assim o nosso cérebro vai lá e traduz tudo isso em sentimentos, que geralmente estão inconscientemente ligados a situações que nós mesmos já vivenciamos ~ a famosa identificação ~

Sua resposta se acabar de chorar ou não, então, dependerá muito das suas experiências pessoas, claro, mas tenha certeza, percebendo ou não, aquela sua cena favorita (de sei lá qual anime), tem uma musiquinha por trás que fez toda a diferença, sim!

E olhe que isso não sou nem eu que estou dizendo. Tem vários e vários estudos por aí que confirmam o que você acabou de ler (clique em um desses “vários” para ver pelo menos dois exemplos).

Música sempre tem um significado, tanto para quem a compõe, quanto para quem a escuta e pra mim, esse é o detalhe mais interessante e fascinante a respeito da música. De repente, a pessoa que está do outro lado do mundo,

em um país culturalmente diferente do nosso, com toda uma história de vida que o trouxe até o momento de criar tal som, vai lá, compõe algo que alcança muito mais pessoas do que ele sequer é capaz de contar.

Sem falar na influência que a música exerce na vida da gente. Pois eu não sei vocês, mas muitas vezes eu utilizei algumas das músicas que aparecem aqui, como fonte de energia para aguentar mais um dia. Pois tem dias que eu tô só esse meme ai do lado e nesses dias só musiquinha para dar aquela força.

Mas, voltando…

Agora resumindo e acrescentando só mais um pouquinho:

Tudo o que for sonoro dentro de uma obra é considerado parte da trilha sonora e dentro disso temos as OSTs com a parte musical. Dentro das OSTs temos ainda, abertura, encerramento, às vezes, música tema dos personagens e os sons de plano de fundo.

Tirando a parte dos efeitos sonoros, a produtora pode pegar tudo isso, colocar para vender e ganhar mais dinheiro com aquela obra, o que infelizmente é inacessível para muitos dos otakus brasileiros.

Expectativa

Realidade

Mas calma que ainda não acabou não!

Há ainda as Insert Songs que são músicas, geralmente cantadas pelos seiyuus ou por terceiros e inseridas (daí o nome insert song) no corpo do anime, ou seja, nos episódios, podendo ser original, feita para aquela obra, ou não.

Agora acompanha meu check list cheio de exemplos:

  • Se uma opening ou ending não tiver sido escrita para aquela obra, ela é também uma insert song.
É uma música do Oasis minha gente! Eu até comecei a ver esse anime por causa disso.
(Só não terminei ainda, a plot é muito doida, mas isso é detalhe)
Anime que está saindo agora! Quando começaram a falar dele eu até pensei “oia o nome de uma música do Fredie Mercury”, começa a ending e eu to lá 😮

Hyoiri Ittai (Ending 5 e 6 de Hunter x Hunter) é um outro exemplo disso.

Em um certo episódio no final do arco das Chimeras Ants ela toca junto com as últimas cenas.

Melhor Ending! Eu chorei feito uma condenada nesse dia!

Espero que você não tenha pulado. Sério, se você tem esse hábito, com certeza já perdeu parte da experiência de um anime, esse recurso é até bem frequente, pelo que andei lendo, é uma forma de intensificar mais ainda o que se pretende passar no final de um episódio ou temporada.

“Ah Mika, mas eu nunca nem assisti esse tal de Hunter x Hunter que você tanto fala.”

Primeiramente: Vai assistir isso logo, vai!

Segundamente: Okay, pessoa que nunca assistiu Hunter x Hunter, eu te dou outro exemplo, bem recente se você estiver lendo isso em 2020 e famosinho: Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer).

Fãs de Demon Slayer que me perdoem, mas esse anime não teria um terço do sucesso que teve sem a excelente animação da Ufotable e trilha sonora excepcional que compuseram para ele!

Se você der play e fechar os olhos, ou mudar a guia e apenas ouvir o vídeo, o impacto é praticamente o mesmo! Ainda digo mais, se você já assistiu, aposto que vai lembrar praticamente da cena inteira apenas ouvindo (se você não sofrer de afantasia, é claro).

Kamado Tanjiro no Uta é o nome da música, nesse vídeo, começa em 02:35.

Até a ausência de som é bem colocada nessa cena! Nesse vídeo não aparece, mas quem viu lembra que essa mesma música segue tocando até o encerramento lindo e maravilhoso que fizeram exclusivamente para esse episódio.

Voltando para o nosso check list cheio de exemplos:

  • O que for cantado por uma banda ou dupla, criada em um anime de música (ou idols), também são insert songs;
Beck
Given
Carole & Tuesday
AIKATSU☆ STARS!
  • Uma música, seja ela cantada ou instrumental, que não foi exatamente composta para aquele anime, mas faz parte dele, podem ser consideradas como insert songs também.

É o caso de Lacrimosa, que foi composta por Mozart e faz parte do episódio 51 de Hunter x Hunter;

Essa é minha cena preferida de H x H, na sequência viria ‘Riot‘ que foi composta por uma das pessoas que falaremos mais tarde.

De Moanin que é de um grupo de Jazz chamado: Art Blakey & the Jazz Messengers e uma música super importante no anime Sakamichi no Apollon;

Se não viu esse anime, não procure cenas em que toca essa música por motivo de SPOILER MUITO PESADO DO FINAL! Teje avisado u.u

Ou ainda, as peças de Koto, um instrumento musical japonês, tocadas em Kono Oto Tomare!

DA PLAY AÍ E SENTE O PODER DESSE SOM SENHORA!!

~ Sorry, me exaltei ~

>.<

Resuminho final da Mika:

Agora em tópicos para facilitar.

  • Trilha sonora: Músicas da obra + Sonoplastia dos episódios
    • OST (Original Sound Track): As músicas da obra como um todo.
      • Opening: Abertura do anime
      • Ending: Encerramento do anime
      • Character Theme Song: Música tema do personagem
        • Cantada ou não pelo seu Seiyuu.
      • BGM (Background Music): Plano de fundo musical da obra
        • Instrumental com ou sem coro
    • Insert Song: Músicas compostas especialmente para o anime ou não, que estão inseridas na obra.
      • Geralmente cantadas
        • Pelos Seiyuus ou não
      • Podem ser instrumentais dependendo do contexto.

E lembram do meu amigo Matheus, que eu mencionei lá no comecinho? Olha o que ele fez pra gente:

“Entendeu ou quer que eu desenhe?”
Será que foi isso que ele pensou?

Acho que agora chega de explicações né?


Embora meus exemplos tenham sido totalmente focados em animes, esses conceitos de maneira geral valem para todo tipo de mídia, obviamente que considerando as variantes de cada uma.


E agora que já contei o que aprendi nos últimos meses, hora de panfletar meus compositores de OSTs favoritos o/

Essa é a hora que vocês ou abandonam o post, ou seguem lendo. Você que escolhe.


Top 3 Compositores Favs da Mika~

Yuki Hayashi

A primeira coisa que eu pensei quando comecei a procurar mais músicas compostas por esse homem foi: “Eu achei uma mina de ouro!” Sério! ele trabalha demais! Tem trozentas músicas dele por ai e muito mais do que aparece lá no Spotify.

Pesquisando sobre ele (nem é tão difícil assim de achar esta informação), eu descobri que inicialmente ele era parte de uma equipe de ginástica rítmica masculina e só depois que ele foi começar a se interessar por música.

Tipo, ele queria músicas específicas para as apresentações e não tinha exatamente aquilo que ele queria, então ele foi lá e fez, simples assim u.u, foi então que ele passou a estudar sobre composição musical por conta própria, ainda na universidade, e era tão bom nisso que outras equipes começaram a chamar ele para compor as músicas das apresentações deles também.

Dá ou não dá uma boa história para um anime de esporte?

Para mim está explicado agora por que as músicas dele são tão perfeitas para esse tipo de anime. Haikyuu e Kaze Ga que o digam, toda a trilha sonora desses animes são maravilhosas!

Aqui coloquei só as que mais gosto e tem de todas as temporadas (das que tem lá).
Nem sei pra que fiz uma playlist se tem o álbum todinho :p

E lembra quando eu disse que ele trabalha demais? É que nem só de anime vive o moço Yuki, tem uma penca de trabalhos dele criados para dramas também. Não é muito a minha área, entendo nada mas vocês podem ver aqui (no site da IMDb) a penca de obras cujas músicas foram compostas por ele. Mesmo sem ter assistido nenhuma dessas obras (de drama) eu ouvi os álbuns e playlists por aí e posso dizer que deu até vontade de assistir de tão boas que são.

E fora Haikyuu e Kaze Ga (que são meus amores mesmo e não escondo), você provavelmente já ouviu música deles em algum desses animes abaixo sem saber:

Boku no Hero Academia | Death Parade | Soul Eater Not! | Ballroom e Youkoso

Obviamente que eu não ia deixar de comentar algumas músicas favoritas dele aqui né? Embora eu ame a OST de Haikyuu (e Haikyuu) também, a OST de Kaze ga acaba sendo minha preferida.

Aqui o print do last.fm que não me deixa mentir

The Montains of Hakone Are the Steepst

Essa é A OST! Eu fico chorosa sempre que ela toca! Está presente em uma das cenas mais marcantes do anime e acho que não precisa nem ter assistido para sentir quão poderosa ela é. Não sei explicar! Só ouve aí.


Black Bulet

Correr não é minha praia, deusulivre, mas essa música seria perfeita para isso, apesar de que com certeza seria eu correndo e segurando as lágrimas, pois quando o assunto é música, já deve ter dado para perceber, eu acabo sendo mais sensível do que o “normal”.


We Must Go

Acho essa música perfeita para terminar a minha milagrosamente pequena lista! Para mim ela é que mais possui significados dentre todas que coloquei aqui! A começar pelo título, tio Google tradutor disse que era: “Nós devemos ir”.

Ai ai essa cena t-t

Lembram que eu disse né que a música tem esse poder de conectar a história que estamos assistindo a nós mesmos? Foi exatamente o que aconteceu aqui.

Dentro do anime essa frase “Nós devemos ir” tem muito significado e, como esse anime teve um significado maior ainda para mim, consequentemente …

É este conceito que me faz gostar tanto dessa história.

Uma ceninha básica ao pôr do sol pra não perder o costume.

Ela é simples, acho que alguém que vê apenas como um entretenimento, vê só por ver, sem prestar atenção a todas as entrelinhas e mensagens da história, pode até achar um anime mediano, mas eu, tanto não assisto animes desta forma (de ver só por ver mesmo), quanto este me pegou num momento em que eu estava realmente precisando desse tipo de história na minha vida.

A música espero que você esteja ouvindo ela agora me remete bastante a cenas de conclusão, de uma grande descoberta feita pelo personagem, algo com bastante impacto emocional. O fato de ela começar de maneira mais suave e ir se tornando gradualmente mais intensa, faz meu coração acelerar de um jeito estranho.

Eu penso em toda a trajetória do Kakeru, do Haiji (esse do lado), de todos os personagens e, automaticamente penso na minha e aí já viu né…

Embora eu goste muito, muito mas muito de cada uma das músicas que coloquei nessa lista, essa é definitivamente a que mais me inspira, seja a escrever ou a acreditar que eu consigo fazer qualquer coisa que eu me proponha a fazer, já que essa é a pegada do anime e é impossível eu não pensar em algo assim ouvindo ela.

Então é isso… Nós devemos ir em direção aos nossos objetivos.

Siga a barbuleta e assistam esse anime o/

E se as músicas não te convencerem vamos ver se o Haiji te convence:


Se você quiser ouvir outras músicas do Yuki Hayashi, é só clicar aqui e escolher o local de sua preferência, e caso seja que nem eu e queira saber mais sobre ele, você pode achar mais informações na página oficial dele e nos sites Wikipédia, IMDb, My Anime List, Legendoor (em Japonês), ou nas redes sociais Twitter e Instagram, ou quem sabe esta entrevista que ele deu sobre como ele cria suas músicas. Caso você não entenda por estar tudo em japonês, mas nada que um Google tradutor não resolva.


Yoshihisa Hirano

Esse homem é um mistério. Nem minhas habilidades intermediárias em pesquisa me renderam muitas novidades a respeito dele. E ainda fiquei encucada pois aparecem duas pessoas tão diferentes quando você pesquisa sobre ele que eu até duvidei se essa imagem ao lado era dele mesmo, ainda bem que existe um site oficial pra gente comprovar qual dos dois é ele.

Falando dos trabalhos, você pode ver a discografia ou filmografia completa aqui (no site da IMDb), mas já lhe adianto que ele é responsável pelo meu segundo maior vício musical da atualidade:

A Soundtrack de Hunter x Hunter

Okay que a primeira música da playlist não é dele, mas é a abertura do anime, ela é icônica demais, eu não podia deixar de começar a playlist com ela né u.u

Mas, nem só de Hunter x Hunter vive este senhor.

Death Note | Hajime No Ippo: New Challenger (2009) / Rising (2013) | Beyblade | Ouran High Shool Host Club

Sim! Ele também compôs a OST de Death Note e de Ouran!!!

E eu não sabia disso até o dia que parei para pesquisar mais sobre ele por causa deste post! Eu só o conhecia pela OST de Hunter x Hunter mesmo.

Hajime no Ippo eu ainda não assisti, embora já tenha escutado as OSTs e Beyblade, armaria eu nem sabia o que era anime na época que isso passava na TV globinho, não sei nem se era essa versão mesmo ou uma americanizada, fiquei realmente surpresa.

E embora eu ainda não tenha muito o que falar sobre, deixo aqui uma playlist que tem muito mais OSTs desses e de outros animes que foram compostas por ele (embora esses predominem).

Tem +100 músicas aí, aproveitem o/

E, obviamente, para não perder o costume, minhas preferidas:

Phantom Troupe Soundtracks

Esse vídeo foi um achado maravilhoso! H x H foi o primeiro anime que eu vi de fato na vida, um dos poucos que eu revi também, e também foi o primeiro que eu realmente parei para ouvir a OST. Todas elas são muito nostálgicas para mim, mas por algum motivo as do arco de York Shin são minhas preferidas e juntaram todas elas em um único vídeo!

São só 7 musiquinhas, dá para ouvir rapidinho.

Eu podia colocar só a primeira (Requiem Aranea) ou a última (Riot) que são as minhas preferidas, mas não consegui!

Embora esse arco seja meu segundo favorito, as OSTs dele formam  um conjunto perfeito demais e para mim elas não podem ficar separadas!

Lacrimosa (Mozart) + Riot – (Cena do episódio 51)

Okay, aqui tem Spoiler então só veja se puder ou não se importar.

Há duas músicas nesse vídeo, a primeira é de Mozart, então é uma Insert Song e nossasinhora essa é a insert song mais foda de todas para mim! 

Ela combina tão perfeitamente bem com a segunda OST que nem parece que são de pessoas diferentes.

Como eu queria mais informações sobre ele na história T^T

Eu já perdi as contas de quantas vezes eu revi essa cena!!! E quantas vezes assisti só o arco de York Shin pra ver ela em todo seu contexto. 

Eu não vou nem me demorar muito falando desse arco ou do quanto eu acho o Chrollo Lucilfer um dos personagens mais interessantes da história, por que nunca vou superar o vídeo que a Gabi Xavier fez sobre ele, para quem já assistiu o anime, mas não viu ainda esse vídeo, cliquem aí e vejam depois pois está perfeito!

Hunter x Hunter entra facilmente naquela categoria de  história que eu passo a gostar mais a cada ano que passa ou quanto mais penso nela e, amém senhor que uma história tão boa como essa ganhou uma trilha sonora digna!

Eu falaria aqui de praticamente uma OST de cada arco da história, mas aí viraria um post de indicação do anime e não de música, então essa ideia fica para a próxima, afinal, acho que já tem umas dez músicas só de H x H nesse post.


Hiroyuki Sawano

Vocês ainda aguentam né? Juro que esse é o último! EU NÃO POSSO SAIR SEM FALAR DESSE HOMI MINHA GENTE! Também nem tem lá essas coisas todas sobre ele por aí.

Só o Yuki Hayashi que é totalmente aberto sobre sua carreira e expõe mais informações sobre si mesmo pela internet, (continue assim meu amor!)

Em compensação, o trabalho de Hiroyuki Sawano fala por ele melhor do que qualquer pessoa internet afora. Sem falar que ele é talentoso pra caramba e toca piano desde a escola primária! As músicas deles tendem a ser mais épicas (amo) e conter um coro ou ser cantada por vozes femininas, que deixa tudo mais potente ainda.

Quer exemplos? Tenho logo dois:

Além da batida forte, as letras costumam ser bem impactantes, você pode tirar um dia para buscar a tradução de todas as OSTs de Shingeki no Kyojin que tem voz cantada, que você não vai se arrepender!

Isso porquê além de tudo ele é letrista também.

Letrista, na música, é um escritor responsável pela criação da letra de uma canção, geralmente colaboram com compositores para obras de música erudita, como ÓperaOperetaCoralCantata e etc. – Wikipédia.

Não que um letrista e um compositor trabalhando juntos não alcancem o mesmo efeito das músicas dele né, mas vamos combinar, se tu tem noção da mensagem que quer passar com aquela música e faz isso de forma escrita e sonora sozinho, tu tem que ter muita competência para isso!

Na boa, eu não sei classificar quem é o primeiro lugar pra mim entre esses três, mas acho que o Hiroyuki Sawano é o mais completo dos três! O que no fim das contas nem importa muito, pois eu vou aproveitar a música dos três do mesmo jeito u.u

Agora a parte que eu mais gosto, sair pesquisando que outros trabalhos ele fez, e olha só:

Ao no Exorcist | RE: Creators | Nanatsu no Taizai | Owari no Seraph

Ai gente, eu juro que quando eu vi Nanatsu no Taizai na lista a primeira coisa que eu pensei foi “Ah! Tá explicado porquê a trilha sonora é a única coisa que ainda presta nessa porcaria”.

Perdoem-me Nanatsu fãs, nunca tive a intenção de agradar vocês mesmo ^^)

Tretas a parte… voltemos para o que interessa.

GENTE A OST DE SHINGEKI NO KYOJIN É MUITO MARAVILHOSA!

Eu juntei TUDO numa playlist só para facilitar a minha vida, por que quando eu começo a ouvir eu quero ouvir TUDO de uma vez.

Até o momento, são 80 músicas e um total de 5h50min e, acredite se quiser, ouço tudo isso numa manhã.

Por causa do trabalho mesmo, a playlist dura praticamente a minha carga horária inteira então, é perfeita para ouvir nesse horário. Dá aquele ânimo para trabalhar.

Mas como eu sou um amorzinho, eu vou deixar os álbuns separadamente aqui também.

Outro detalhe que eu PRECISO muito frisar aqui, é que vocês deveriam ouvir as músicas K2– e K21 em sequência.

Confia em mim e dá o play aí. Ambas são da Season 3 e nem sei se são complementares, mas na minha cabeça são e eu só consigo ouvir elas assim.

Certeza que daqui para o final do mês elas estarão como primeira e segunda dessa lista. Me conheço, o vício tá grande ‘-‘

Um último detalhe sobre o Hiroyuki Sawano que eu achei muito legal de descobrir, foi que ele também compôs para o famigerado jogo de LOL. Não entendo bulhufas de LOL mas achei dahora esses vídeos.

Sei que o player tá pequeno, mas cliquem no negocinho para ver o vídeo em tela cheia pois até vale a pena a animação é muito boa, as músicas melhores ainda e as histórias são bem interessantes.

Eu não tenho o menooooor interesse em jogar LOL na minha vida, mas se fizerem um anime dessas histórias aí, eu assistiria na hora. E como eu moro com uma pessoa que joga, ele me disse (passou horas me contando, na verdade) que cada personagem do jogo tem sua história própria dentre de um universo, muito bem estruturado por sinal, isso aí me interessou um pouquinho, pois é bem o tipo de história que eu gosto.

Se o Hiroyuki Sawano participou de todas elas talvez eu dê uma chance, de assistir, não de jogar… Não tenho muita paciência para jogos no geral, esse principalmente.


Para ver os demais trabalhos dele, só clicar aqui (no site da IMDb) ou na página oficial. E escutem a OST de Shingeki no Kyojin, mesmo se você não assistiu o anime, se você curte esse tipo de som, com certeza vai valer a pena. Especialmente o álbum da Season 3.


Agora para finalizar, sim ainda tem mais, e aproveitar todo o trabalho que o pessoal do blog teve em escolher suas OSTs preferidas, já que o post ia ser naquele mesmo formato que foi o das openings e das endings, eu não podia deixar de compartilhar com vocês a minha playlist e a do pessoal né u.u

Então prossegue aí pra descobrir o que o pessoal gosta, se tratando de OSTs, não só de animes dessa vez. Não vamos nos alongar muito aqui pois esse post já está gigantesco né, então vou só deixar as playlists lindas e maravilhosas aqui e você escolhe qual vai ouvir.

PS: Eventualmente a quantidade de músicas em cada playlist pode aumentar um pouco. consideravelmente ou pra caramba (a depender de quem a criou).


OSTs preferidas da Clara

Esse Sasuke na capa… vish!

Aleatoriedade, a gente vê por aqui. Disney, Naruto e Madoka Magica, tem de tudo. A Clara é eclética mesmo e não liga para julgamentos.

Sem querer botar fogo no parquinho entre meus amiguinhos, mas a playlist dela tá 12/10 viu.


OSTs preferidas do Deku

Há boatos que o post bugou por culpa dele, para que desse tempo de ele participar. Brincadeira eu espero.

A playlist do Deku no momento da publicação deste post, ainda estava em construção mas já dá para notar que ela é bem épica (adoro).

Eu jurava que ia ter só Boku no Hero.


OSTs preferidas da Mika~

Começa com H x H…

Como eu já falei demais aqui, vou deixar só a playlist mesmo e é isso.


OSTs preferidas da Sah

A Sah também pode ser das antigas, eu ainda não vi nem metade dos animes que ela colocou nessa playlist mas eu ouvi e olha, meu Plan to Watch aumentou consideravelmente.

Dizem que é consequência de ser redator do Shiritori.

Difícil mesmo foi superar essa primeira música e passar para a segunda. Viciei nela!

OSTs preferidas da Senpai

O que importa é que mesmo tendo poucas músicas, todas são maravilhosas!!

A Senpai é teoricamente contida*.

Teoricamente, Pois há boatos que ela não conseguiu escolher, ela pifou só para decidir essas na época que surgiu a ideia para o post.

Se tiver mais de 4 músicas nessa playlist é por que ela criou vergonha na cara depois de ler isso*


OSTs preferidas da Xícara

Para mim a Xícara é um belo utensílio raro, underground e interessante. Enquanto estávamos nas OSTs de anime eu até estava em terreno seguro e reconhecendo tudo, mas aí começaram as OSTs de jogos e MALDIÇÃO! AGORA EU QUERO JOGÁ-LOS!

Se eu adquirir um vício em Otomes Games a culpa é dela.

Pois pra o tipo de jogo que a Xícara gosta, eu abriria uma exceção. Pena que nunca tá em português :/


Eu tenho muita fé que um dia ouvirei as OSTs preferidas da Mih também u.u pois. sim minha gente, eu ouvi música por música dessas playlists, eu sou muito viciada nessas coisas, acho que já deu pra notar né? Por diversos motivos ela não conseguiu participar aqui, mas quem sabe no futuro… Nada que um “editar” não resolva né.


E o Sombra….

Sem comentários sobre ele...


É isso povo, se você está lendo isso, muito obrigada por me aturar tagarelando sobre música mais uma vez.

8 comentários em “Tudo o que você pensou que sabia, mas provavelmente não sabia sobre OSTs – Um guia cheio de exemplos.”

  1. FINALMENTE O POST FOI TERMINADO *-*!!! Sério, você passou por muita coisa para que esse post ficasse pronto, e caramba, ELE ESTÁ SIMPLESMENTE INCRÍVEL! Eu gostei muito da explicação e de todas as OSTs que você colocou ao longo do post (fora as playlists especiais de cada um, ainda não ouvi tudo, mas minha lista de OSTs está aumentando exponencialmente desde comecei a ouvir as músicas e playlists daqui, disso você pode ter certeza).

    Falando em playlists, eu adicionei uma leva colossal de umas 50 músicas à minha recentemente, então acho que consegui terminar a minha playlist (quem estou querendo enganar, até semana que vem eu devo me lembrar de uma, me arrepender de não ter colocado e encher a Clara de mensagens pedindo para adicionar à minha playlist KKKKKKKKKKKKK).

    PS: Pffff, claro que o post não bugou por minha causa, isso não faz sentido nenhum (Era isso que eu tinha que dizer para limpar minha barra?)

    PS 2: Épico é o meu sobrenome >:3 (referente ao comentário sobre minha playlist)

    PS 3: Prazer, eu sou o Deku, o mestre das surpresas (referente à legenda da minha playlist)

    PS 4: Toda vez que olho para esses PSs numerados sempre vêm imagens de PlayStations em minha mente por algum motivo…

    Enfim, até a próxima ^^

    Curtido por 3 pessoas

    1. MDS pensei que não ia sair mais nunca o post, foi uma árdua batalha, mas venci o/

      Opa aumentou foi? Vou dar uma olhada depois, eu também reorganizei e aumentei a minha no dia que postei kkkkk cheguei nem nos animes de esportes ainda e já tem quase 80 kkkkk vai virar competição sobre quem tem a maior playlist sera? Só não fui lá completar ainda por motivos de faculdade… não é como se alguém além de mim fosse ouvir tudo, claro… Mas quero deixar lá ^^

      Continue sendo um bom menino que em breve você ganha o acesso e não precisa perturbar mais a Clara u.u

      Isto fica feliz em aumentar a sua playlist de OSTs o/ kkkkkk

      Ainda nem acredito que alguém realmente parou para ouvir tudo o que coloquei no post kkkkk só imagino o povo ficando com preguiça e apenas lendo e olhe lá.

      PS: Se bugou por sua causa ou não, eu só agradeço, pois no final das contas fiquei muito mais satisfeita com ele desta forma, nada é por acaso, pelo que dizem.

      PS2: Serase somos parentes? Pq 75% da minha playlist é de músicas épicas, 10% animadinhas 10% aquelas emocionais pra caramba e 5% de coisas aleatórias que eu não sei classificar

      PS3: Na verdade eu só coloquei aquilo pra ficar engraçadinho kkk no que diz respeito a música, do grupo do blog vc é o que mais “poderia ser meu filho” então não tinha como você deixar só BnH u.u

      PS4: EU TAMBÉM KKKKKKK o motivo é bem óbvio na verdade kkkkk

      Curtido por 2 pessoas

  2. NASCEU O POST DAS OSTS! Sério, preciso te dar os parabéns pela paciência e dedicação. E ainda por cima um post tão bem explicado, tudo mastigadinho, com exemplos e até gráfico. Gente, que orgulho ❤ (posso te chamar de mestra? haushauhaus)
    (Agora só preciso de tempo pra ouvir as listas de todo mundo kkkk ai)

    Curtido por 2 pessoas

    1. AMÉM IRMÃOS!

      Obrigada >///<

      (não precisa disso mlr kkkk)

      (PACIENCIA PRA OUVIR A MINHA TO ATUALIZANDO TEM 80 E NEM CHEGUEI NOS ANIMES DE ESPORTES AHSUDHSUDHHSA mlr eu procurei as osts de Uchuu Kyoudai que eu mais gostava e não achei, só achava as principais e um vídeo com todas que tem quase 3h de duração, só de ruim taquei esse com tudo lá na minha playlist) u.u então boa sorte kkk

      Curtido por 2 pessoas

  3. MIKA GOSTOU DA MINHA PLAYLIST! Me sinto honrada.

    A playlist da Sáh já arrebatou meu coração logo no começo com aquela música de Cowboy Bebop.

    E…Achou que ouviria Bleach Beat Collection e sairia ilesa? VAI FICAR VICIADA JUNTO COMIGO SIM! Me fala se “We” não é a melhor coisa que já aconteceu nessa nossa vida de loka da OST?

    Escuta depois “Listen to One Story” dos irmãos Kuchiki, é PERFEITA!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Gostei de todas o/ mas a sua é a mais próxima da minha eu acho, pelo menos foi a impressão que me passou kkkkk ou pelo menos era qdo era o outro modelo de post né ainda preciso ouvir as atualizações.

      Aquela primeira musica da playlist da sah é perfeita! Escuta Dancing Krone [é de the promised nerveland] eu viciei igual https://www.youtube.com/watch?v=s8IwUgD2-d0

      We é muito gostosinha de ouvir

      Vou ouvir!! Tirar um dia pra ouvir todas mesmo e ir salvando na minha [ainda não cheguei nas de Bleach e já tem 80 kkkkkk Por esses dias eu estava viciada em This Light I See – Toshiro Hitsugaya (Romi Paku) perdi as contas de quantas vezes ouvi…

      Curtido por 1 pessoa

      1. Foi a OST de SnK que te conquistou que eu sei, não pode ver um Sawano KKKKKK

        This Light I See tá no meu top 10 músicas favoritas DE TODOS OS TEMPOS! meu bebê Toushirou e essa voz divina da Romi É MUITO AMOR!!!

        Curtido por 2 pessoas

Comenta aí, meu povo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s