Assuntos gerais, Notícia

Plágio é crime!

RAWRRR!!

Oi, oiiiii! Meu nome é Kota, sou o integrante mascote do Shiritori e o administrador dos caóticos posts conjuntos. Para quem ainda não sabe o que é um post conjunto clique AQUI para entender mais.

avatar

Hoje quero falar de um assunto muito, mas muito sério mesmo (para variar um pouco) e que além de sério é muito necessário devido a acontecimentos dos últimos dias.


Infelizmente tivemos mais de um post copiado e postado em outros sites/blogs/redes sociais sem autorização ou créditos devidos, o que fez com que eu quisesse sair soltando fogo pelas ventas e mudar o meu cardápio alimentar, mas isso iria me dar mais indigestão do que já estava dando, então eu escutei a voz da razão (Senpai) e decidi me acalmar e passar a bola para o nosso setor jurídico tratar (sim, nós temos um).

Não é a primeira vez, nem a segunda, terceira, quarta ou quinta vez que isso acontece. Por isso, achamos válido vir a público para elucidar um pouco sobre o assunto. Afinal, nem todo mundo é obrigado a conhecer a lei, mas todos devem saber que devemos cumpri-la, afinal é algo moral não copiar o trabalho do coleguinha, não é mesmo?

Você pode até falar:

Ah Kota-chan, mas eu não posso me inspirar nos post dos Shiritori para escrever algo sobre?”

Claro que você pode! Você pode e ficamos todos honrados com a inspiração, mas quando a inspiração é apenas um CTRL+C, CTRL+V ela deixa de ser uma inspiração e passa a ser uma cópia, um plágio. O que é bem diferente se você citar que buscou a fonte aqui no Shiritori e deu a sua versão para os fatos.

Capichê?

giphy

Vamos tentar elucidar um pouco mais dando um exemplo do mundo acadêmico, escolas e faculdades… Quando você faz um trabalho e deixa o seu colega copiar e ele copia exatamente igual ao seu, o que acontece com as notas de vocês? Alguém vai tirar zero por que copiou o trabalho do outro, não é mesmo?

Agora se ele pede o seu trabalho para se inspirar, ou saber sobre o que você escreveu, e escreve sobre o mesmo assunto e de maneira totalmente diferente da sua… o que acontece? Ambos vão ter uma nota de acordo com o seu rendimento, não é isso?

Nas faculdades e universidades a galera que está fazendo o tão temido TCC sabe que as regras da ABNT são de outro mundo, mas elas estão ali também para que você possa citar outros autores e lhes dar os devidos créditos pelo trabalho que tiveram. Sem precisar copiar parte ou toda uma obra.

.

“Mas Kota-chan, o Shiritori não é um lugar de lazer e de entretenimento? Para quê essa rigidez toda?”

(Vou soltar fogo pelas ventas!)

1578192.jpg-r_640_360-f_jpg-q_x-xxyxx

(Daqui a pouco isso aqui vai virar mesmo Game of Thrones)

Somos sim um lugar de lazer e entretenimento, mas isso não é requisito para desmerecer todo o trabalho que temos para criar e apresentar o conteúdo que apresentamos. Ele demanda muitos miolos queimados, discussões, pesquisas, suor, lágrimas, berros, desesperos e poções de Yakissoba. Sim, eu sou um dragão-mago.

Claro que todos os redatores do blog escrevem com amor e carinho, fazem porque gostam, mas ninguém merece ver o seu suor sendo assumido por outro que nem ao menos se dignificou de escrever com outras palavras o seu próprio conteúdo.

E sim minha gente, esse dragãozinho aqui está muito pistola e soltando fogo pelas ventas pela audácia e cara de pau desse povo mal caráter e criminoso. 

.

“Poxa Kota-chan, mas criminoso? Não é muito pesado isso?”

06ae6bbe852471939cf61a81e5a9eb23

Felizmente ou infelizmente meus caros é verdade: Plágio é Crime, então quem comprovadamente faz ou fez isso é um criminoso. Tendo intenção ou não de fazer.

.

Artigo 184 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Violar direitos de autor e os que lhe são conexos.

Pena – detenção de 3(três) meses a 1 (um) ano ou multa.

.

Esse é apenas um pedaço da lei, e nesse pedaço nem está falando de receber lucro com o plágio, basta apenas ter feito o plágio e o crime já está feito. Esse tipo de crime é muito comum hoje em dia, infelizmente, devido a toda a facilidade de acesso à informação que alguns de nós temos, mas isso não deixa de ser desculpa para sair copiando o trabalho intelectual de outros por aí. Não podemos aceitar ou banalizar isso como uma prática corriqueira ou aceitável (porquê ela não é!).

Afinal, é quase como se aceitar que os crimes corriqueiros são aceitáveis por serem corriqueiros e isso não é algo que podemos pensar!!! Existem muitos aplicativos e sites que ajudam a identificar se algum trecho de um texto é uma cópia (parcial ou não) de outro por aí (na mesma língua ou traduzido).

É por isso que sempre que pegamos alguma referência de algum site, post, artigo, entrevista, monografia ou o que for, os nossos redatores tomam cuidado para colocar as referências de pesquisa e também tomam cuidado para avisar se é uma tradução própria ou não. O mesmo vale para as fotografias/montagens de imagens que usamos e colocamos em todos os nossos posts.

Então é isso pessoal, cuidado com o que escreve, copia, cola ou retweeta por aí, e se quiser usar algum post do blog como referência é só falar com a Mammys Sáh, iremos aceitar com o maior carinho (desde que dentro das regras né?). 

.

Se cuidem todos e RAAWWRR!!!  e até logo.

Comenta aí, meu povo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s