Indicação - anime

A Frequência Kirlian (parte 01 – sem spoiler)

1200px-la_frecuencia_kirlian_poster_oficial-e1550704142452

“Vocês estão ouvindo a Frequência Kirlian, 96.6. A noite toda, todas as noites.”

E apresentando uma nova série diferente do que devem estar habituados eu retorno ao blog. Simplesmente eu não podia deixar de espalhar essa série fantástica que descobri na Netflix. Se você já não sabe o que ver na quarentena, nada parece ser muito interessante, recomendo que sintonize nesta série que te deixará de queixo caído.

51977450_1510519452413482_9020848592088203264_o

Sinopse:

A série se passa na cidade de Kirlian, na Argentina. Onde acontece os mais estranhos e macabros mistérios sobrenaturais. Durante a noite uma emissora de rádio começa a transmitir um programa com um locutor sinistro, que narra os acontecimentos e perigos que rondam a cidade naquelas horas. Os moradores podem ligar para o programa e contar suas histórias ou pedir ajuda ao locutor. Ele parece conhecer tudo que acontece na cidade.

Todo mundo conhece alguém de Kirlian, um conhecido ou um primo, mas ninguém sabe como chegar lá. Ela não está em nenhum mapa. Os moradores são sempre recomendado a ficarem em casa a noite, não abrir as portas, não chegar próximo das janelas. O horror cerca a cidade quando o sol se põe.

A Frequência Kirlian entrou no catálogo da Netflix em 2019 sem muito alarde. Até então muitas pessoas desconhecem, ela mal foi divulgada. Disponibilizada apenas em português leva a crer que é uma série brasileira. Na verdade ela é argentina, criada em 2017 e lançada na web, você pode encontrar os episódios dublados em português no Youtube também. Até então ela possui só 5 episódios com quase 10 minutos, é bem curta mas assistindo você preferia que tivesse muito mais.

Não se preocupe se você é daqueles que não suporta ser assustado vendo filmes de terror. As histórias aqui são mais para impactar e transmitir sensações. Não terá nenhum monstro pulando na tela para de dar susto do nada.

1298849-0-q80

Bebendo muito dos gêneros terror e horror, você encontrará as abordagens mais clássicas desses gêneros: cidade isolada, rádio da madrugada, mitos conhecidos. Referências a Stephen King, Lovecraft, entre outros.

Mas então é mais uma história genérica de terror? NÃO!!! A forma que a série trata do assunto é genial. A construção de roteiro é incrível, tanto que ela ganhou um premio nessa categoria para webserie animada na premiação Bawebfest 2018. As histórias são narradas pelos personagens, e a locução é sem defeitos. Você é totalmente captado pelo desenrolar dos acontecimentos enquanto eles falam. Junto com a trilha sonora da série que eu não consigo nem descrever o quanto eu gostei. A tensão que é criada pelo som das falas e da música te deixa vidrado de inicio ao fim. Eu preciso muito elogiar a qualidade da dublagem brasileira feita aqui. Uma das melhores sem dúvida.

AAAABXWVsGybfgz5wfA2XhUjqZDUcO685nu7i0c27OYbIVaoO6a_DIRf1jYbA8gZIRQQDYYLKbyhROJ1mIdOijXn46BPAr59

A produtora Tangram Cine, produziu o piloto da série em live action em 2009, escrito e dirigido por Cristian Ponce e Pedro Saieg. Nunca foi finalizada, por questões muito burocráticas da Argentina. Sofreu diversas alterações até em 2015 o criador, Cristian Ponce, decidir lançar em formato de série animada. A nova versão foi produzida por Tangram Cine e Decimu Labs, é realizada quase em sua totalidade por uma equipe reduzida de quatro pessoas: Cristian Ponce (roteirista, direção e animação), Hernán Bengoa (roteirista e ilustração), Hernán Biasotti (design de som) e Marcelo Cataldo (música original). Sem contar os atores de voz: Nicolás Vão de Moortele, Casper Uncal, María Dupláa, Letizia Bloisi, Ciro Herce, Milagres Molina e Jorge Alonso.

A peculiar forma que decidiram animar a série tem uma ótima explicação. Ela é baseada no efeito fotográfico Kirlian. Fotografia Kirlian ou Kirliangrafia é o método de fotograma acidentalmente descoberto em 1939 por Semyon Kirlian, concluindo que se um objeto é colocado sobre uma placa fotográfica conectada a certa voltagem, uma imagem é projetada na placa. Algumas pessoas acreditam que esse efeito pode capturar a imagem da aura de alguém.

foto-kirlian

A identidade visual escolhida foi um grande acerto para a série na minha opinião. É um outro elemento que tudo o que esta sendo apresentado mais curioso e diferente. Alimentando o clima de mistério que as historias provocam.

A Frequência Kirlian é algo completamente diferente que você já deve ter visto em uma série animada. Apesar de adotar elementos clássicos do terror ela traz uma nova abordagem do que eu mesmo já considerava muito batido. Sei que este post difere muito do que estamos acostumados a fazer no blog, mas por que não dar chance ao que é diferente também? Temos visto uma grande crescida de produções chinesas e coreanas no cenário animado fora da Ásia, já é visto em sites brasileiros com legenda em português. EUA e Japão não são as únicas opções de series animadas que podemos encontrar. Eu tenho reclamado muito que nunca acho nada de novo e diferente que me prenda pra ver, mas talvez seja porque procuro sempre nos mesmos lugares. Devemos dar chances também a novas opções que estão se abrindo no mercado e chegando até nós. O mundo todo deve ter histórias incríveis para contar.

Encerro aqui meu post sobre A Frequência Kirlian, pretendia fazer a analise completa dos episódios, pra não estender muito vou dividir em duas partes e na próxima falo deles. Dará tempo de vocês assistirem pra gente debater os acontecimentos que foram revelados e o futuro da série. Até a próxima e vejam essa série maravilhosa.

Comenta aí, meu povo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s