Assuntos gerais

CRISE: Terminei Gintama e agora?

Olá! Como vai? Tudo ótimo? Tudo bem?

Não, não tá tudo bem…

240_20120103-23162067

ESSE POST É PARA QUEM TERMINOU DE LER GINTAMA! SE VOCÊ NÃO TERMINOU, SAIA DAQUI ANTES QUE EU RUME SPOILER NA SUA CARA. 

Nem adianta chamar seus pais ou a polícia, aqui eu sou a lei.

Caiu aqui de paraquedas e não viu Gintama? Herege! Leia o “Manual de Sobrevivência para Assistir Gintama”.

Demorei para fazer esse post por três motivos:

  1. Não acreditei que Gintama acabou;
  2. Não acreditei que Gintama acabou;
  3. Não acreditei que Gintama acabou.

O mangá acabou em 2019, mas eu fiz uma birra tão grande que fiquei QUASE 1 ANO sem ler, porque não queria encarar o final. Fiquei sem ler os últimos 3 capítulos. Sei que isso é ridículo e infantil, mas quando disseram que estavam no arco final, meu coração deu uma pontada maior do que quando me disseram que Haikyuu iria acabar.

E então, ontem de noite, no meio dessa quarentena infernal do coronavírus, sem “nada” pra fazer, eu decidi ler o arco final de Gintama. Cá estou eu para contar minha experiência. Como dei quase 1 ano de hiato para amadurecer minha ideia de perda, com certeza não iria surtar tanto ou bancar a infantil, certo? ERRADO! Chorei pra caralho.

EU POR FORA

sorachi

EU POR DENTRO

sorachi 2

Gente, eu não to conseguindo me recuperar até agora. Simplesmente ainda não consigo acreditar que o mangá acabou. Foram 15 anos de publicação, passou em um piscar de olhos, estou ficando velha pra caralho também… quem sabe um dia minhas crianças descobrem que sou fã de Gintama e me perguntam “mamãe, por que você gostava desse mangá de gente idiota?”

GENTE NORMAL IA FICAR OFENDIDA, MAS EU IA CHORAR! 

Esses pirralhos nunca entenderão o que é acompanhar um anime/mangá semanalmente, que a gente tinha medo de ser cancelado toda santa vez. Lógico que vocês sabem que isso não era porque a qualidade da história era ruim, mas porque o autor e os editores eram loucos, já que faziam paródias não autorizadas de mangás de sucesso e até insultavam revistas famosas que a JUMP era afiliada kkkkkkkk

12

Engraçado que a staff do anime do Sorachi era tão pirada quanto ele, todo mundo sendo advertido e processado, enquanto eles viviam debochando do perigo durante a exibição do anime em horário nobre.

7g-vert

Às vezes parecia como se eles estivessem falando “processa, a gente tem dinheiro pra cobrir com a audiência mesmo” AHSUAHSUAHSU eu chorei de rir foi no episódio 282, quando fizeram paródia de Saint Seiya e o Gintoki entrou em desespero, porque estavam mexendo com uma das maiores e bem sucedidas (a cá: ricas) produtoras de animes do Japão: a Toei Animation.  

1g-vert

AHSUASHAUSHASUHASUH

Mas não bastava fazer paródia não autorizada de outros animes, difamar outras revistas e relatar escândalos políticos, o Sorachi era tão doido que se intrometia até na vida amorosa dos atores que estrelavam o live-action da obra dele… 

clipboard0-vert

Teve até um momento que nós, juntamente com o autor, pensamos que todo mundo dessa staff seria preso…

5a

O enredo de Gintama era tão sem noção que a gente se perdia dentro dele, mas decidimos abraçar toda aquela estupidez e rir igual idiotas. Afinal, essa era uma das finalidades da obra, não é mesmo? Não precisávamos entender tudo, pois já sabíamos que Gintama não tinha limite e foi um dos únicos mangás que nos fez preocupar com a sanidade mental do autor (e da nossa também). O amor por essa obra era recíproco, tanto dos fãs como do mangaká. Tava indo tudo muito bem e o enredo continuava foda e engraçado, quando… sem mais nem menos a JUMP lança uma nota: 

“Gintama vai acabar em 5 capítulos na JUMP”

WTF

Meio mundo de gente enlouqueceu e eu fui uma delas.

Nossos corações foram espetados toda santa semana pra no último capítulo de Gintama sermos trolados estupidamente pelo Sorachi. Foi basicamente como se um tio sennin debochasse da nossa cara enquanto tomava chá dizendo “Eu disse que Gintama ia acabar em 5 capítulos na JUMP! Não disse que ia acabar de fato, to indo pra outra revista, seus idiotas.” kkkkkk mas enfim, depois que o Sorachi foi literalmente “expulso” da JUMP, porque provavelmente existiu um contrato e ele não conseguiu terminar o mangá no tempo previsto, ele se sentiu na obrigação de emitir uma nota de explicação na JUMP:

23b

Nessa hora já tava todo mundo surtando! “GINTAMA VAI CONTINUAR, CARALHO!!!” esse foi o nosso ingênuo pensamento, mas o mangá já tinha quase 15 anos e existia uma certa pressão externa para acabar. O mais louco foi que, apesar de Gintama sair da JUMP e ir para a JUMP Giga com o intuito de finalizar o arco final, o Sorachi parecia que ainda não tinha se tocado da situação em que estava. E o cara tava lá… fazendo paródia de Dragon Ball e desabafando no próprio mangá sobre ter saído da JUMP…

 GENTE, ESSE HOMEM NÃO EXISTE KKKKKKK

É tipo tá vendo um maluco andando na borda de um precipício com um sorriso no rosto dizendo que é o Goku 

deboche

A mensagem subliminar do Sorachi nessa página era: “fui além da JUMP, seus otários! Agora posso fazer paródia livremente de DBZ e falar mal dos protagonistas de outros animes” AHSUAHSUAHUH

Engraçado que uma das falas do Gintoki nessa página é: “Nós fomos além do capítulo final. Nós fomos além da JUMP”, nessa parte eu já tava pensando “Pqp, você já foi além do meu alcance mental” kkkkkkkkk

Mesmo que o mangá estivesse no arco final, parecia que ninguém queria que Gintama acabasse, tanto o mangaká, como editor e fãs. E bem… isso foi um dos motivos que repercutiu em uma das ações mais loucas que vi nessa indústria de mangás.

ABAIXO:

  • Edição 1 da JUMP Giga. Título: “Estamos chegando no final!”
  • Edição 2 da JUMP Giga. Título: “Estamos chegando no final!?”
  • Edição 3 da JUMP Giga. Título: “Desculpa, não conseguimos acabar”.

clipboard1-horz

Gintama não acabou na Shounen Giga. Apesar da insanidade diagnosticada com sucesso, essa paixão do Sorachi fez dele um dos mangakás mais respeitados do mundo. Motivo? Ele não rushou ou deu um final merda pro mangá dele só porque revista x ou revista y não quis finalizar. Então, no capítulo 701 de Gintama, o editor do Sorachi pegou a aparência do Gintoki e emitiu uma nota na revista:  

51c

Em outras palavras, o que o editor quis dizer foi isso:

“Não deixaram meu mangaká terminar o mangá dele na JUMP, daí viemos para a JUMP Giga, mas não rolou de terminar aqui também… Desculpem pelo transtorno, mas não sofri tanto pra Gintama ter um final merda, então a gente vai lançar na internet mesmo e vocês que lutem pra baixar o app” kkkk

gintama

Meu Deus do céu, eu amo demais um mangaká e um editor! AHSUASHAUSHU Isso sim é uma sociedade otaku! Em um mundo que tudo gira em torno de fama e dinheiro, parece que os dois simplesmente chutaram o balde e disseram que iam fazer tudo que fosse possível, desde que o mangá tivesse um fim apropriado. “Respeito” foi a primeira palavra que surgiu na minha cabeça quando li esse comentário do editor de Gintama. 

Li o último capítulo esperando que nunca terminasse, afinal…

Onde iria encontrar um anime/mangá tão único quanto Gintama?

gintamaaa

Com um protagonista foda libriano raiz 

20a-vert

Com personagens tão autênticos quanto o protagonista

gintama-wallpaper-hd-1920x1200-332189

Com lutas de tirar o fôlego, porque não extrapolam tanto o grau de realidade

gintama-backgrounds-For-Free-Wallpaper

Com paródias nada a ver 

gintama-1586121498385-4332

E com uma comédia completamente sem noção?

6a

ASHAUSHAUHASHASHU

Talvez exista um mangá que supere Gintama daqui alguns anos. Porém, esse dia não é hoje e mesmo se existir, será inevitável não comparar com a obra do Sorachi… fazer o quê? O primeiro anime idiota de comédia da nossa vida a gente nunca esquece. Tem gente que perde a inocência namorando e com outras pessoas, eu perdi a minha lendo Gintama. Já saí do mangá preparada pra guerra, pelo menos pro começo dela. Foram 15 anos de publicação e eu acho que o Sorachi precisa mesmo de um tempo pra descansar, sobretudo procurar um terapeuta ou coisa do tipo, porque ele realmente não é um ser humano normal kkkkkk 

Não superei o final do mangá hoje, não vou superar amanhã e acho que nem daqui alguns anos. Vai demorar. 

Se meio mundo de gente não conseguiu superar o final de Gintama de imediato, por que eu deveria? Partiu sofrer em comunidade.

mds

Tirei print dessa foto no leitor da Union Mangás, se vc apareceu nessa foto: não surte, eu coloquei mosaico em seu nome kkkkkkk 

images

MAS ENFIM… E AÍ? GINTAMA ACABOU, E AGORA?

EU NÃO SEI!

source (2)

Naruto acabou, FMA acabou, Bleach acabou, HxH tá em coma, D.Gray-Man hiato infinito, One Piece já to no atual, Tower of God já to no atual, Akatsuki no Yona tá acabando, Haikyuu tá acabandoo, vou me entupir de sorvete e fingir que tudo isso foi um genjutsuuu

source (1)

Pelo amor de Deus, alguém me diz que tá sentindo o mesmo que eu!

To tão desolada que não sei mais o que fazer, EU SABIA QUE IA ME SENTIR ASSIM SE LESSE O FINAL DE GINTAMA! EU SABIAAAAAAA!!! GENTE, EU ME CONHEÇO, PARECE QUE RUMARAM UM BANDE DE ÁGUA FRIA NA MINHA CABEÇA!

ME AVENTUREI NO MUNDO DOS MANHWAS COREANOS, MAS NÃO É O SUFICIENTE.

TO CANSADA DA LERDEZA DE BOKU NO HERO.

NÃO AGUENTO MAIS CLICHÊ CLOVER.

HAIKYUU JÁ TA NO ARCO FINAL.

BORUTO É UMA DECEPÇÃO.

MEU DEUS DO CÉU.

.

~ respira 

.

Pronto, me controlei. MENTIRA VEI, EU NÃO CONSIGO ACEITAR ISSO! SORACHI CRIA UM NOVO MANGÁ PFV! 

.

~ respira

.

Pronto, dessa vez é pra valer….

Gintama acabou. Respirei fundo várias vezes. Não sei o que fazer. É isso, produção. Não sei o que fucking fazer. Superarei isso, mas sei que vai demorar. Vou continuar me aventurando nos manhwas coreanos enquanto não tem mangá japonês bom pra ler, tentarei lidar com isso do meu jeito enquanto escuto essa abertura e choro

MALDITO SUOR QUE ESCORRE PELOS OLHOS!

kagura

Sei que o final de Gintama não foi perfeito, mas foram 704 capítulos de pura loucura e diversão. Meus ships não saíram (Gin x Tsuki e Kagura x Okita), porém não me afetei tanto quando vi o sorriso dos personagens. Muita gente pode dizer que não entende 100% o enredo de Gintama e acha tudo muito nonsense, mas é exatamente esse o charme da obra! Tem basicamente tudo nesse anime/mangá: ação, comédia, aventura, fantasia, história, drama, terror, ficção científica, lutas, paródias, deboche, tudo!

Quer uma galera goste ou não:

GINTAMA FOI A ÚNICA OBRA QUE QUEBROU OS LIMITES DA INDÚSTRIA DE ANIMES E MANGÁS. 

Haters, lidem com isso. Bjs.

images

EDIT:

Quanto ao final do anime: Gente, por que vocês fazem isso comigo? Por que me pedem para falar do anime, quando já estou chorando com o mangá?? 

O FINAL DO ANIME FOI INESQUECÍVEL E NÃO PODERIA SER DE OUTRA FORMA TÃO ZUEIRA QUANTO AQUELA…

Sério, “Gintama: Shirogane no Tamashii-hen” superou minhas expectativas. A última temporada do anime de Gintama tinha apenas 1 cour de 14 episódios. Eu achei pouco demais. Os episódios iam passando e passando, até que chegou no 10º e eu pensei “Cara, será que vai dar tempo de terminar?”

Eu no 14º episódio:

“Pqp não vai dar tempo de terminar… como eles vão fazer isso?”

3 segundos depois de pensar isso:

g1-horz-vert

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

(abram as imagens em outra aba para visualizar melhor)

Gintoki parou o anime do nada para dar alguns anúncios…

gin

ENTÃO DO NADA, EU ESTAVA EM UM TRIBUNAL ????

Eu nesse momento: “Eu to alucinando?” AHSUAHSUASHUHUSU

1 parte vdd

GINTAMA É TÃO ÚNICO, que o próprio protagonista parou o anime para explicar o porquê da obra está acabando repentinamente.

Daí do nada o Gintoki começou falar mal da staff e deles mesmos…

2 parte

E durante esse tempo, muitos personagens do anime começaram ser presos por atrasar a programação (Sério vei… esse anime não tem limite pqp kkkkkkkk), várias coisas foram explicadas e o Gin começou falar sobre a repercussão do mangá, sobre o mangaká e o editor maluco deles, até chegar nas motivações e decisões da staff. Nessa hora eu morri de rir.

g23-vert

MDS DO CÉU AHSUASHAUSHUH

Gintoki começou pirar falando que o mangá não acabava nunca, mesmo o editor e o mangaká dizendo que já estava no arco final. E por esse exato motivo, como consequência, o anime não teria um final “digno”, já que enrolaram demais.

g26-vert

Então, o que eu não esperava aconteceu: eles julgaram o próprio mangaká dentro do próprio anime dele. VEI, GINTAMA JÁ TÁ EM OUTRO NÍVEL DE LOUCURA KKKKKKK

g28-vert

Tipo: “vamos julgar o fdp que fudeu com nossas vidas agora” ASHUASHAUSH

Aí eu pensei: ok, então vai ser agora que o autor vai se redimir e pedir desculpas? NÃO! O Sorachi começou falar da vida do ex-diretor do anime, que se divorciou da esposa e outras coisas………. e eu tipo???

g30-vert

Daí eu fiquei pensando: Mds essa pessoa existe mesmo? kkkkkk e se existe, como a produtora deixou esse episódio lançar? Se essa história for verídica, eles não têm medo de serem presos? AHSUAHSUAHSUAHSU

DEPOIS DISSO, TEVE UM MINI DISCURSO ESCRITO PELO MANGAKÁ:

g33-vert

Porra vei, eu chorei

Vsf com sua idiotice, Sorachi! Eu to chorando pra caralho de novo com essa droga de final! Daí o tribunal foi encerado e nosso libriano divo, Gin-chan, declarou o mangaká inocente, porque ele tentou dar o seu melhor. No final do episódio, o Sorachi deu o entender que, caso o anime volte, ele já tinha um título para a nova temporada “Gintama: End of The Sky”. 

O tribunal foi encerrado e eu fiquei triste.

Então, nos últimos segundos do anime, apareceu isso:

g38

EU POR FORA E POR DENTRO:

aaaaaaaa

1 SEGUNDO DEPOIS:

g39

COMO ASSIM EU FUI TROLLADA ATÉ NOS ÚLTIMOS SEGUNDOS DESSE ANIME VEI! KKKKKK

EU NÃO TO ACREDITANDO NISSO, SEUS MALDITOS SEM CORAÇÃO! ASHAUSHAUHASUH

Sério, caras… eu não vou esquecer esse anime tão cedo. Essa loucura chamada de Gintama marcou minha vida, porque tanto o autor como a staff tinham uma parceria pirada. Todo mundo ali era louco e talvez seja exatamente por isso, que o anime foi tão engraçado quanto o mangá. 

E outra, eu gostei muito do final do anime e um dos motivos é simples: assim como no mangá, não rusharam ou fizeram merda com a obra do autor. A staff decidiu fazer esse tribunal para justamente dá uma explicação aos fãs de maneira cômica, e não simplesmente terminar o anime por terminar igual aconteceu com o final da primeira temporada de Ao no Exorcist e outros animes. Gostei muito dessa atitude deles de adaptar o anime até onde der, manter a qualidade e ter um final zueiro. Muito melhor do que manchar a história de uma obra com mais de 10 anos. A staff de Gintama pode ser bem pirada, mas uma coisa tenho certeza: eles são fodas.

images

CONCLUSÃO E FIM DO SURTO

Esse post foi mais um desabafo do que qualquer outra coisa, então espero que não tenham se assustado. Sou muito fã de Gintama, muito mesmo, ao ponto de criar até um manual de sobrevivência para começar assistir o anime. Quem leu o mangá completo de Gintama sabe o quão satisfatório foi ver a evolução de todos os personagens ao longo dos anos, principalmente do trio: Gintoki, Kagura e Shinpachi.

Entretanto, para falar a verdade, apesar do enredo ser completamente doido, parece que durante esses 15 anos de publicação, nós estivemos a história inteira olhando para as costas de um homem…

6b

Para no final, somente no final, esse homem, finalmente abrir seu coração e começar a correr ao lado daqueles que ama.

60c

A maioria dos mangás shounen hoje em dia possuem um tema central, cujo nome é sonho. Naruto quis ser Hokage, Luffy quer ser o rei dos piratas, Deku quer ser herói e etc. Gintama é uma obra especial, não porque o protagonista e as pessoas que o rodeiam querem atingir um sonho, mas porque elas só querem ser elas mesmas. Não é um mangá shounen especificamente de sonhos, mas de coragem.

Por isso, guerreiros que leram tudo até aqui, lembrem-se:

24c

Não tenham medo do mundo.

– See you space cowboy

25 comentários em “CRISE: Terminei Gintama e agora?”

  1. mano, comecei a ver esse mangá por causa de uma fanart do Okita com a Kagura e já estou vendo que vou chorar demaisssssssss. estou começando a ver o anime e, falta palavras para descrever o quão hilário é, amo demais.
    já já vou ler o mangá para não morrer na ansiosidade T-T

    Curtir

  2. Sabe, eu nunca chorei tanto lendo o último capítulo de um mangá. Eu nunca fui de chorar com anime, só caia umas gotinhas MAS EU CHOREI EM GINTAMA.
    Eu assisti o anime e li só o final do mangá e to tipo em choque. Aliás eu tive a mesma sensação que vc sobre o final do anime, tava faltando 4 eps para acabar e eles ´´enrolando´´ a história. Ai chegou na parte do shinpachi eu fiquei ???!?! Mas fiquei feliz dps pq o anime terminou sendo Gintama.
    Eu estou muito ansiosa para o filme que vai lançar, pq a esperança é a última que morre.
    Muito obrigada por dar o empurrão para eu assistir essa relíquia, agradeço profundamente.

    (eu chorei vendo a primeira op depois de já ter chorado uns 10 min…)

    Curtido por 1 pessoa

  3. nessa quarentena eu resolvi assistir Gintama, me viciei, ri, chorei, me emocionei e aí acabou…Bom no fim, eu sorri, eu não queria chorar, ainda mais que sabia que uma hora iria chegar ao fim, mas por Deus, isso é doloroso. Ter que ver o fim dá aquele sentimento de missão comprida, satisfação de ter visto a trajetória desses loucos que eu amo. Para sempre coração de aço, alma de prata, para sempre Yorozuya!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu até hoje acho que Gintama não acabou. Sinceramente, não consigo aceitar isso… chorei demais. Só de ler o título desse post, eu já me emociono e fico frustrada! T-T

      Curtir

  4. caí de paraquedas aq pq comecei a assistir gintama e estou terminando a primeira parte to chorando horrores imaginando quando eu acabar de ver gintama e agora sei q n sou a unica surtndo por causa disso kkkkkkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

      1. Menina, tô voltando aq após ter terminado o anime. Eu tava toda nervosa achando q o final era agora, aí chega o ultimo episódio e no clímax PAM o cara começa o tribunal ai eu já tinha perdido as estribeiras achando q ia ser assim e fiquei 1 hora em posição fetal chorando, até q voltei a ver os comentários e lembrei do mangá aí eu lembrei q o mangá que acabou e não o anime. Resumindo kkkkkkkkkk terminei o anime e to com medo de ler o mangá por causa do final, vou sentir tanta saudade deles *-*

        Curtido por 1 pessoa

    1. Eu vim aqui justamente pra procurar uma solução pro meu sofrimento, mas fui enganada! Terminei o mangá no domingo depois de rever todo o anime, e toda vez que eu lembro do final, do sorriso do Takasugi, eu começo a chorar. Sério, a minha cara ficou irreconhecível de tão inchada. Gintama foi uma obra que exigiu esforço da minha parte de início, não vou negar. Comédia não é o meu gênero preferido, e Gintama força a barra, né? Mas posso dizer com todo o amor e carinho que esta é a minha obra favorita atualmente. Maratonei em 2017 como uma louca, e revi agora em 2020, e valeu cada risada, cada lágrima (que não foram poucas), cada surto. O Sorachi foi muito feliz na finalização, só não ME deixou feliz, porque agora vivo vagando sem rumo por aí. Ao menos tenho a desculpa de não ter lido o mangá desde o início, e vou aproveitar pra ler e sofrer mais um pouco. rs

      Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Nina! Desculpa a demora para te responder. O final da última temporada do anime de Gintama (“Gintama: Shirogane no Tamashii-hen”) foi diferente do mangá. Inclusive, alguns amigos me pediram para colocar no post sobre o final do anime, então acabei editando-o. O final do anime foi bemmmm diferente do mangá e acabaram não adaptando o arco final inteiro.

      Curtir

  5. é impossível n chorar pq essa é uma obra que conquista todo mundo que acompanha ela até esse ponto, eu chorei demais com o anime não consigo nem imaginar como lidar com o final do manga

    Curtir

    1. Acredita que até hoje os fãs acham que é zueira do mangaká? Os fãs não conseguem acreditar que Gintama acabou, todo mundo acha que é zueira ou ilusão kkkkk

      Curtir

  6. eu terminei o Anime esse final de semana entrei em choque como final do anime, não consigo imaginar o que vc está sentindo com o final do manga dessa obra de arte chamada Gintama

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, meu povo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s