Indicação - música

Tsukino Paradise – No céu tem 2D bonitões? E morreu.

Hey, guys! Sentiram minha falta?! Sim? Não? Tudo bem, o importante é que ESTOU DE VOLTA! E pra tirar a poeira da minha estante de posts, vim levar vocês até o (autointitulado pela própria franquia) paraíso dos homens bonitões: Tsukino Paradise! Agora senta aí, que lá vem textão.

 

Primeiramente, tem que ter aquela conceituada básica: O que é Tsukipara?

C-Q49ahUwAA2QDv

Tsukipara começou como uma colaboração entre produtores de vocaloid e seiyuus (dubladores). E assim como Hypmic, que já até comentei aqui no blog (mas se ainda não conhece, pode saber mais sobre neste link AQUI), Tsukipara é um projeto musical, contando com uma variedade de voice actors, que dão vida a idols fictícios.

 

“Ih, lá vem ela de novo com aquela maluquice de acompanhar artista de mentirinha”

 

E você não poderia estar mais certo, meu amigo. Mas jogue este preconceito de lado e venha conhecer mais sobre o vasto mundo dos idols 2D comigo, pois tenho certeza de que não vai se arrepender! (Também é conhecido como idol hell, uma vez que você entra, não tem mais como sair)

 

E como todo bom projeto de anime idol, a franquia sempre tende a crescer e a se dividir em vários tipos de mídias, o que não é diferente com Tsukino Paradise.

Ela conta com uma série de músicas maravilhosas, um jogo de ritmo de celular (o motivo que me fez entrar nesse vício), um outro aplicativo mobile, anime, mangá, peças de teatro, lives com os seiyuus, drama tracks e séries de rádio. Resumindo: Tem Tsukipara de tudo quanto é jeito, escolha o que achar melhor haha

Já aproveito o gancho pra dizer, que eu, particularmente, não tenho contato com todas essas mídias, então tem muita coisa de Tsukipara que ainda nem conheço. Esse post aqui terá como base o jogo, o anime e uma ideia geral que tenho a respeito desses outros produtos.

 

Agora vamos aprofundar um pouquinho mais!

 

Tsukino Paradise conta com dois pilares: Tsukiuta e Tsukipro!

A franquia como um todo se trata de grupos musicais, sendo que cada um tem o seu próprio estilo de música e sua própria personalidade. Tendo isto em mente, é preciso separar os grupos nessas duas vertentes que citei acima:

 

◊ TSUKIUTA ◊

 

Conta com dois grupos: Six Gravity e Procellarum. Foram eles quem deram início a franquia de Tsukipara e são considerados, até mesmo dentro da história da série, como os veteranos dos demais grupos que ainda estariam por vir.

Juntando os dois grupos, temos 12 idols, sendo que cada um deles representa um mês do ano (já fui atrás de saber o motivo pra isso, mas não encontrei a explicação de cara e acabei desistindo… se alguém souber, me conte por favor haha).

Além dos meninos, no caso do Tsukiuta, tem grupos femininos também: Fluna e Seleas. Sinceramente, não me interessei muito nelas e nas músicas, então não sei quase nada sobre. Do que eu sei, é que elas também representam os meses do ano e, de acordo com o anime, parecem ser uma espécie de candidatas a “Deusas da Lua” (Sim, elas vieram da lua… e não, isso não é Sailor Moon).

 

Dando uma ideia geral dos grupos estilo mih-nyan:

 

  • Six Gravity

Engloba os meses de dezembro a maio, sendo composto pelos 6 membros: Shiwasu Kakeru, Mutsuki Hajime (Líder), Kisaragi Koi, Yayoi Haru, Uzuki Arata♥ e Satsuki Aoi. Entre as units do Tsukiuta, eles são os meus favoritos e, em geral, as músicas são legais (mas admito que minha paixão mesmo é pelos grupos do Tsukipro). Quanto aos personagens, eles são fofos e carismáticos.

(PARA TUDO! Gente, olha que CG lindo!!! E isso porque não viram ainda o de Tsukipro… minha nossa, não tem como não ficar encantada com a fluidez desses movimentos)

 

  • Procellarum

Conta com os meses de junho a novembro. É composto pelos 6 membros: Minaduki Rui, Fuduki Kai, Hazuki You, Nagatsuki Yoru, Kannaduki Iku e Shimotsuki Shun (Líder). Minha opinião a respeito do grupo é a mesma do Six Gravity.

 

Preciso colocar essa música conjunta do Six Gravity e do Procellarum também, porque é meio que a música tema de Tsukipara:

(E pra vocês apreciarem o CG também haha)

 

  • Fluna

Engloba os meses de dezembro a maio, sendo formada por: Hijiri Kurisu, Hanazono Yuki (Líder), Kisaragi Ai, Momosaki Hina, Togawa Chisa e Yuki Wakaba. Não posso comentar muito sobre elas, já que, como havia dito, não conheço muito sobre. Quanto as músicas delas, escutei algumas no jogo mobile (considerando que só tem uma de cada personagem) e até que tiveram umas que eu gostei bastante.

 

  • Seleas

Conta com os meses de junho a novembro, sendo formada por: Terase Yuno, Himekawa Mizuki, Motomiya Matsuri, Asagiri Akane, Ichisaki Reina e Tendouin Tsubaki (Líder). O mesmo que comentei sobre a Fluna, vale pra Seleas também.

 

◊ TSUKIPRO ◊

Finalmente chegou a hora de falar sobre os meus favoritos! Tsukipro é composto por uma série de grupos, mas vou falar só dos 4 que estão no jogo de ritmo e no anime. São eles: SolidS, QUELL, SOARA e Growth. Todos foram recrutados pela TSUKINO Ent. (Empresa fictícia que gerencia os grupos de Tsukipara) após o sucesso trazido pelos Tsukiuta.

Cada um tem um estilo BEM diferente do outro e podem ser divididos em duas units: Alive (SOARA e Growth) e SQ (Solids e QUELL). Diferente do Tsukiuta, eles representam elementos da natureza.

 

Dando uma ideia geral dos grupos estilo mih-nyan:

 

  • SOARA

Se a juventude (pelo menos aquela inocente, que vemos nos animes) pudesse ser convertida em músicas, elas com certeza seriam a discografia do SOARA.

É uma banda composta pelos 5 membros: Ohara Sora (Líder), Arihara Morihito, Kagurazaka Soshi , Munakata Ren e Nanase Nozomu. O grupo foi formado quando todos ainda estavam no ensino médio, e, assim, decidem seguir sua carreira musical mesmo depois. Suas músicas tem um estilo bem animado e energético e representam o elemento AR.

(Olha só que nenéns!!!)

Além das peças de teatro, lives, drama cds, etc. que já existem e continuam sendo produzidas a todo vapor, foi lançado um filme esse ano que retrata a formação da banda e como tudo começou!

 

Trailer

(Deus, eu sei que te peço muitas coisas… mas me deixe ver esse filme também)

 

  • Growth

Reza a lenda que se fechar os olhos enquanto escuta a música deles, começa a ver elfos e fadas por aí (e não tem nada a ver com drogas, gente).

Gowth é composto por 4 integrantes: Eto Koki (Líder), Yaegashi Kensuke, Sakuraba Ryota e Fujimura Mamoru. Suas músicas passam uma pegada meio celta, o que combina demais com o seu elemento: TERRA.

 

  • QUELL

Minha nossa, as músicas deles são tão agradáveis e gostosinhas de ouvir, que, sem exagero, sinto meu coração se acalmar quando as escuto.

O grupo é composto por 4 membros: Izumi Shu (Líder), Horimiya Eichi, Kuga Issei e Kuga Ichiru. Não sei descrever muito bem como são as músicas, mas se pensar no elemento deles, dá pra ter uma ideia da coisa. O QUELL representa a ÁGUA.

 

  • SolidS

Intensidade e ferocidade são a marca registrada desse grupo. Nada mais justo pra representarem o elemento FOGO.

Suas músicas são muito contagiantes, e nossa… bota talento pra esses cantores! O SolidS é formado pelos 4 integrantes: Takamura Shiki (Líder), Okui Tsubasa, Sera Rikka e Murase Dai.

 

E para encerrar essa parte das bandas de Tsukipro, aqui está uma música cantada por todos eles juntos:

(Sim, eu estou tentando conquistar vocês pelo CG bonitão)

 

Outros Grupos do Tsukipro, que não sei nada sobre, mas que é bom saberem que exite:

Swiiiiiits!; ALTAIR THEATER  (chegaram a aparecer no jogo de ritmo, mas até mesmo lá não tem muita coisa sobre eles); VAZZY; ROCK DOWN; infinit0; TOBARI; ZIX (tiveram uma breve participação no anime de Tsukipro); WAOOON; Akira Takizawa (artista solo).

Acredito que eles apareçam em rádios, drama tracks e coisas do tipo, já que não possuem tanto conteúdo igual aos grupos que eu deixei em destaque.

 

Considerações sobre as units de Tsukipara de forma geral

Como eu consumo praticamente só as músicas e o jogo de celular, não tenho muito o que comentar sobre a história, mas preciso ressaltar que ela existe, tá? Então para quem estiver interessado em correr atrás, o Tumblr da Ryota’s Musing faz uma série de traduções de Drama Tracks/ Stage plays/ Músicas por lá.

E nossa, mesmo com toda essa introdução dos grupos, isso deve ser uns 10% de tudo o que se tem pra falar deles! Se eu fosse tirar um tempo pra exaltar os voice actors, precisaria era de um post a parte! E se fosse pra eu falar das músicas de uma forma mais detalhada?

Oof… Deus livrou vocês dessa, porque tenho bom senso e sei que ninguém aguentaria ler um post gigante desses, então vou parar por aqui. Mas preciso por em destaque, pra deixar bem claro:

 

AS MÚSICAS SÃO MUITO BOAS GENTE, SÉRIO MESMO!

(Tinham playlists bem completinhas no soundcloud, mas, assim com Hypmic, derrubaram tudo… então minha sugestão é procurarem no google e nos youtube da vida mesmo *sad reactions only*)

 

E se estiverem com vontade de saber mais sobre Tsukipara de uma forma narrativa, existem, atualmente, dois animes:

anime

  • Tsukiuta. the Animation: Lançado em 2016, o anime conta com 13 episódios e é focado, como o próprio nome diz, nos membros do Tsukiuta. Além disso, a empresa que produz o anime vai lançar a segunda temporada de Tsukiuta na primavera de 2020! (Saiba mais sobre AQUI).
  • Tsukipro the Animation: Lançado em 2017, também conta com 13 episódios e está disponível na Crunchyroll! O anime é focado nos grupos que compõem as units Alive e SQ.

Observação interessante: O episódio 13 de ambos os animes é estruturado para parecer um show! (lógico que com tudo cortado e rushado, porque o episódio só tem 24 minutos). Mesmo assim, achei essa ideia muito legal e criativa~

 

Pra ser sincera, tentei assistir o anime antes do jogo, mas achei meio sem graça e acabei droppando.

Poooorém, depois que comecei a jogar, senti a necessidade de saber mais sobre os personagens, então peguei ele pra assistir de novo e, para minha surpresa, acabei me divertindo bastante! O anime não é nenhum masterpiece da vida (tirando as aberturas e vídeos em CG, que ai sim são uma obra de arte), mas se estiver interessado em conhecer mais sobre esses meninos fofinhos, acredito que vá até gostar.

 

Detalhes legais que acho válido comentar!

O cuidado que a equipe em relação ao projeto, a ponto de mostrar, até mesmo, os personagens envelhecendo com o passar do tempo. O visual deles é, inclusive, atualizado pra reforçar isso!

Exemplo pra entenderem melhor:

comparação

 

Até os managers dos idols recebem um certo destaquezinho!

managers

Eles já lançaram suas próprias músicas e já tiveram um evento só deles no jogo mobile de ritmo.

 

E para encerrar, comentarei brevemente sobre mais algumas mídias:

 

Lives/ Stage Plays

O projeto conta com duas vertentes de show: Lives com os seiyuus, sendo que nessas é mais pra ouvir eles cantando e dublando ao vivo; e peças de teatro, com atores de palco e uma história definida.

Não sei ao certo de onde que originam essas histórias, mas, muitas vezes, as vejo sendo narradas nos eventos dentro do jogo de ritmo de celular. Algumas até parecem seguir uma ideia de universo alternativo, como por exemplo, uma em que eles são samurais, outra em que eles são meio-coelhos (intitulada Rabbit Kingdom), entre outras.

Pra vocês terem uma ideia, vou deixar umas imagens aqui:

Já procurei essas peças/lives em tudo o que é canto na internet, mas só encontrei algumas poucas coisas nos youtube/bilibili da vida (e muitas vezes com baixa resolução).

Bom, pelo que vi de que gifs e imagens por aí, posso afirmar que existem VÁRIAS delas e muitas parecem ser bem divertidas! É uma pena que não tenham liberado para os humildes fãs que não tem condições de vender um rim pra comprar DVD importado (até porque bebo pouca água e ele deve tá só a bagaceira).

 

Drama CDs

drama cd

Pelo que eu pesquisei, existem CDs exclusivos para as Drama Tracks (diferente de Hypmic, por exemplo, que tem a música e o drama no mesmo CD)

 

Jogos de celular

  • Tsukino Park/ Tsukino World:

(A imagem mostra o Tsukino Park e o Tsukino World, respectivamente)

O primeiro, já tirado do ar, foi o antecessor do segundo. Tsukino Park tinha um sistema de minigames e gasha, enquanto Tsukino World conta com algumas funcionalidades básicas do cotidiano (calendários, alarme, etc) e mini-games (puzzles, decoração de quarto, etc). Não cheguei a ter contato com nenhum dos dois, então não posso avalia-los (mas devo dizer que acho o Tsukino World meio feio haha).

 

  • Tsukino Paradise (Luto)
De tudo o que eu comentei nesse post, esse daqui é o que eu conheço melhor e posso dar mais destaque.

Antes de tudo, preciso dizer que sou APAIXONADA por jogos de ritmo, então acabei baixando tsukipara sem nem ligar muito, só pra ver se era divertido mesmo. Honestamente, o jogo não me prendeu muito, a princípio (ops)

Mas depois de deixar ele baixado (praticamente intacto), por quase 1 ano no meu celular, resolvi me aventurar nele no começo do ano e o resultado foi: vício instantâneo (porque aqui é 8 ou 80)

Só que alegria de otaku dura pouco. Eu pretendia gravar um vídeozinho pra colocar nesse post, mostrando o jogo e dando aquele panorama geral pra ajudar quem quisesse saber como jogar (já que ele está todo em japonês), mas recentemente me deparei com uma triste notícia: O servidor de Tsukino Paradise vai ser encerrado dia 5 de fevereiro de 2020. (Você pode encontrar a notícia AQUI).

Sendo assim, só me resta chorar mesmo e aceitar que dói menos.

Pra quem estiver interessado em ter contato com o jogo, pelo menos antes dele acabar de vez, está acontecendo o “evento final” no aplicativo e você basicamente consegue usufruir de tudo o que ele tem a oferecer (como ganhar cartas raras e CDs pra desbloquear as músicas com facilidade). Assim, como alguém ganha um doce só pra alguém vir e tirar logo depois, estamos tendo todas as regalias que sempre sonhávamos ter, por um tempo limitado. Sinceramente, admito que nem me animei com esse evento, já que tudo o que ganharmos nele vai ter prazo de validade pra fevereiro do ano que vem.

É isto… estou de luto indefinido por Tsukipara, mas pelo menos tive a chance de dizer: Foi bom enquanto durou.

ATUALIZAÇÃO 2020: Aparentemente a empresa vai abrir um novo servidor pro jogo, mas dessa vez em chinês (???). Não fui atrás de saber do motivo (muito possivelmente econômico) e de informações mais detalhadas, mas recomendo quem tiver interesse em jogar Tsukipara ficar de olho no que está por vir, porque pode ser que o jogo volte pra gente (mas com a interface chinesa, claro). Pra saber mais, confira a página de Tsukipara (versão chinês simplificado) no QooApp, aplicativo onde eu costumo baixar jogos em japonês no meu android, nesse link bem AQUI.

 

 

As demais mídias são underground demais pra mim, então não vou mais me estender.

Se quiserem saber mais sobre Tsukipara, tem bastante coisa (em inglês) na Tsukiuta Wiki e Tsukipro Wiki.

Confiram também as mídias oficiais deles! Youtube: AQUI; Site oficial: AQUI; E Twitter AQUI.

 

 

Bom, com isso encerro mais um post e agradeço a todos que leram até aqui! Eu realmente só dei um panorama geral das coisas, então, para quem tiver gostado mesmo, ainda há muuuuuita coisa a se descobrir a respeito de Tsukipara!

12737094

 

 

 

-SEE YOU NEXT TIME

6 comentários em “Tsukino Paradise – No céu tem 2D bonitões? E morreu.”

  1. Pera…
    tem anime ou não??
    eu buguei…é tipo love live! só que com caras perfeitos com vozes perfeitas ( é claru, né? olha os seiyuus dessa visão ;-;) tendo (tinha, q fevereiro tá logo ali ;-; ) direito a anime, jogo e álbuns??
    ou só os albuns agora??
    tem anime???

    (ps: ajuda a novataaaaaaaa)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Neko-chan! Obrigada por vir aqui comentar no post~

      Vamos esclarecer essa sua dúvida: Tem anime sim (:
      Pra ser mais precisa, tem duas temporadas de 13 episódios e logo terá mais uma de, provavelmente, 13 episódios também. Eu separei os animes em dois (Tsukiuta e Tsukipro), porque, já que cada temporada foca em grupos diferentes da franquia, aparentemente, as pessoas as consideram como animes diferentes dentro desse mesmo universo que é o Tsukipara.
      E fora o anime, tem várias outras coisas: Álbuns de música, faixas de áudio com os seiryuus dublando, peças, jogos, entre outras coisas, que eu detalhei melhor no post acima! Segue a mesma ideia do Love Live mesmo, caso te ajude compreender melhor o que é.

      Espero ter conseguido esclarecer a sua dúvida!! ❤

      Curtir

  2. Aw, eu tava pronta pra ir baixar o joguinho 😭

    Gostei bastante desse universo todo. Um dia vou procurar saber mais deles. Obrigada pela recomendação!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito triste, né? Tava doida pra recomendar o jogo pra vocês <//3
      E que bom que gostou do universo! Pode conferir sem medo, aposto que não vai se arrepender~
      (Aliás, eu que agradeço por ter lido o post e comentado <3)

      Curtido por 1 pessoa

        1. Eu entendo essa dor… :’)
          Mas mesmo sem o jogo, recomendo muito que conheça mais sobre os personagens depois! Tem uns muito husband material mesmo kkkkkk

          Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, meu povo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s