Flawless – A beleza está em abraçar suas falhas

Hoje eu vim trazer para vocês uma recomendação de leitura que me pegou desprevenida e me conquistou completamente: Flawless! Essa história tem uma narrativa bem única, que com certeza irá encantá-los também~

 

Aqui está uma breve sinopse:

16649274_1292503037481873_8616078620952984776_n

Gênero: Comédia, Slice of Life (Vida cotidiana), Romance e Drama

A história conta com Sarah, uma garota meio tomboy (masculina) e independente, que é constantemente incomodada por caras sem noção que ficam dando em cima dela. Certo dia, ela é abordada por uns garotos e, por não aguentar esse tipo de coisa calada, acaba botando eles pra correr. O que Sarah não esperava, é que havia uma pessoa por perto disposta a ajuda-la: Elios. Com um primeiro encontro um tanto desajeitado, a garota acaba se interessando no rapaz e se deparando com uma dura realidade: Elios é cego. Esse será o fim ou o começo do seu primeiro amor? Poderia ser que o amor é, de fato, cego?

 

Só pela sinopse vocês já podem perceber que flawless vai ser bem diferente dos romances convencionais, que estamos acostumados a encontrar. Então se preparem, porque esse webtoon indonésio chegou foi pra causar mesmo haha

 

Agora estamos diante de polos (aparentemente) bem opostos: Uma garota totalmente autossuficiente e um garoto, em teoria, um tanto dependente. Só que tem um porém, Elios não é tão indefeso assim.

imagem 1

(Logo nos primeiros capítulos, você já toma um pisão desses, rapaz…)

 

Inicialmente levada pelos estereótipos criados sobre pessoas com deficiência, Sarah se vê em um dilema: “Estaria ela preparada para assumir um amor assim?” Mas não se preocupem, porque a menina logo percebe que já está caidinha pelo rapaz e decide, então, se jogar de cabeça nesse caminho sem volta, que é gostar de alguém.

 

A partir daí, Sarah e Elios estão destinados a ficarem juntos.

 

Só que agora contam com a difícil tarefa que é aprender a entender um ao outro. O que parece ser muito difícil, quando o assunto é um menino meio doido da cabeça (mas muito fofo) e uma garota de pavio curto.

imagem 2

(Resumindo o ship em apenas uma imagem)

 

Mas não se preocupem, porque o desenvolvimento desse OTP é muito maravilhoso e não deixa nada a desejar! Dentre tapas e beijos, esses dois fogem dos clichês e nos fazem ficar muito soft com qualquer interação deles~

sarah and elios

 

 

O maior problema é que o Elios é um pouco… excêntrico

[Abra a imagem em uma nova guia para ampliar]

(Ué, desde quando isso aqui virou Daredevil? haha)

Para poder estabelecer a dinâmica da história, a autora fez com que o Elios não fosse um cego convencional. Entretanto, isso não anula toda a discussão criada em cima do tema proposto (a deficiência), sendo possível perceber isso claramente conforme a leitura avança.

 

Como?

O fato de Elios ser tão independente é justamente o fator que evidencia o preconceito que as pessoas têm em relação aos deficientes. O rapaz é constantemente questionado se é de fato cego, chegando, até mesmo, a pensarem que tudo era apenas uma atuação dele para chamar a atenção. Por que isso acontece? Porque no fundo, muitos duvidam da capacidade de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Acredito que esse seja o ponto que a autora quis chegar.

 

Mas estamos diante de um protagonista bem marcante de várias formas diferentes.

imagem 6

Apesar de ser um tanto surreal, sinto que ele é um dos personagens mais humanos dessa história. Não vou entrar em detalhes pra não spoilar o desenvolvimento do Elios, mas, ao mesmo tempo em que sua personalidade grita autoconfiança, também conseguimos perceber o quão frágil e delicado ele é.

 

 

Só que esse Webtoon vai ainda um pouco mais além.

 

Eu entendo o título “Flawless” (que significa “sem falhas” em inglês), como a personificação do protagonista em si. A suposta “falha” de Elios, que seria sua incapacidade de enxergar, não o impede de ser visto como alguém “incrível” ou “invencível” pelos demais personagens da obra.

Isso mostra que ter falhas não lhe impede de se tornar alguém admirável. Para se tornar alguém considerado “sem falhas”, é preciso entender a sua imperfeição, aceita-la como parte de si e seguir o seu caminho de cabeça erguida. (Posso ter viajado totalmente nessa interpretação, mas sinto que faz sentido haha)

imagem 3

Essa ideia de autoaceitação é recorrente na vida de vários personagens dessa obra, com ou sem deficiências, o que me levou a refletir bastante durante a leitura.

Acho bom ressaltar também a presença de uma série de personagens secundários interessantes e muito bem desenvolvidos, que nos fazem procurar conhecer e entender melhor cada um deles! É um ponto que eu sempre gosto de levantar, porque um enredo com personagens relevantes realmente faz a obra subir no meu conceito.

imagem 5

(O arco curtinho de amadurecimento do Sigit me deixa chorosa até hoje… ♥)

 

 

Deixando a história um pouco de lado agora, preciso panfletar essas capas introdutórias que aparecem em cada capítulo:

(É uma arte mais linda que a outra)

Não deixem de apreciar as capas quando estiverem lendo! Como acontece com todos os artistas, é possível perceber a evolução dos desenhos conforme a leitura avança e, minha nossa… que traço maravilhoso~

 

Ainda tenho muuuuito o que falar de Flawless, mas vou parar por aqui pra não estragar a experiência de leitura de vocês.

 

 

Informações técnicas:

  • Flawless é uma obra indonésia publicada gratuitamente por meio da plataforma Webtoon.
  • Ele é escrito e desenhado pela Shinshinhye.
  • Está em andamento, atualmente, com 3 temporadas. A primeira conta com 50 episódios (capítulos curtos), já segunda tem 53 episódios e a terceira, que terminou recentemente, apresenta 53 episódios.

 

E agora vem a parte boa!

O site Webtoon tem uma plataforma oficial para tradução chamada “Webtoon Translate”, que autoriza os fãs a traduzirem certas obras com permissão para tradução, publicadas no site deles. E adivinhem: FLAWLESS É UMA DELAS ♥ (Então não se preocupem, não há necessidade de ficar caçando scan lá na deep web pra conseguir ler essa comic haha)

E o melhor de tudo é que tem em português! (Fora que a tradução está acompanhando certinho o lançamento original). Você pode ter acesso a essa obra em português nesse link AQUI.

E caso precisem mudar o idioma da tradução, apenas cliquem na parte superior da página:

mudar idioma

(Agora não tem mais desculpa, já podem arranjar um tempinho pra lerem essa belezura)

 

 

Com isso, encerro o meu post por aqui e espero que também tenham se interessado por essa obra incrível! Mesmo que eu tenha sentido uma vibe meio “novelão” em algumas partes, flawless nos leva a imergir totalmente na história e faz com que nos apaixonemos facilmente por ela!

encerramento

 

 

 

-SEE YOU NEXT TIME☆

11 Respostas para “Flawless – A beleza está em abraçar suas falhas

  1. Passando aqui só pra dizer QUE ESSE WEBTOON É MUITO BOM! Meu Deus do céu, fiquei 2 dias em claro lendo essa obra porque não conseguia parar até chegar no capítulo atual. Sinceramente, valeu muito meu tempo! Que venha a quarta temporada dessa coisa linda!! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Fico super feliz que tenha gostado da recomendação, Sáh ❤
      E que venha a quarta temporada, porque nós queremos mais flawless na nossa vida! kkkkk

      Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Flávia! Você leu pelo link que eu anexei no post? A opção de português não está aparecendo para você? :0

      Curtir

    • Acontece, eu também fiquei um pouco confusa quando conheci o site pela primeira vez kkkkk
      O importante é que agora já está tudo certo! Boa leitura~

      Curtir

      • muito obrigado por ter compartilhado essa obra de arte que infezlimente , eu como uma fujoshi e viciada em shoujo nao pude aproveitar e ler devagar, continue a compartilhar mais dessas coisas , e agora eu irei me remoer de culpa e pensarei oque sera de mim agora sem isso , boa noite

        Curtido por 1 pessoa

        • A dor clássica de terminar uma obra e sentir o famoso vazio kkkkkk
          Pode deixar que logo logo o blog virá com mais novidades para vocês! ❤

          Curtir

  2. Pingback: LESSA – Deuses, demônios, balões, bodes e o apocalipse (ou não) | Shiritori·

    • Que bom que gostou da minha indicação, Gabriela! Comentários assim me motivam a escrever ainda mais, muito obrigada ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s