GUIA: Kagerou Project – Sonhos perdidos durante uma intensa onda de calor (PARTE 1)

Hey, guys! Hoje eu vim aqui contar a história de um projeto um tanto antigo, mas que faz muito sucesso até hoje: Kagerou Project!

Esse post vai ser uma espécie de “Guia Kagerou Project” (estou vendo que isso aqui vai ficar tão maluco quanto a série haha). Já vou avisando que esse negócio é ABSURDAMENTE complicado e pra piorar tudo, a história não é nada linear. Tanto é, que mesmo eu não querendo, tive que dividir esse trem em 2 partes pra não acabar virando um texto monstro demais.

Na verdade, era pra ser uma indicação, mas antes que eu pudesse perceber, já estava contanto a história todinha. Isso porque, para mim, a melhor forma de indicar Kagepro é contando a história. Acredito que sem uma orientação, algumas pessoas não teriam paciência de procurar entender tudo envolvendo o projeto (até porque todo fã de Kagepro tem que ser meio maluco pra dar conta desse negócio).

 

ALERTA DE TEXTÃO, ESTEJAM AVISADOS!

 

Quando eu comecei a pensar em escrever algo sobre Kagepro, até falei pra Sáh:

“Se esse post sair, eu gosto de sofrer sou uma guerreira”

Dito e feito, cá estou eu tentando explicar algo que eu nem tenho certeza direito se entendi direito. E também já quero até avisar que:

 

“Kagerou Project é difícil de entender e pior ainda de explicar”

 

Aqui um breve resumo de como eu entrei nesse caminho sem volta:

Sem título

(Eu perguntei na maior inocência, nem sabia o que me aguardava…)

Quis trazer isso, porque, sério, preciso agradecer a minha lindíssima amiga Paola por ter me explicado Kagepro lá em 2014 quando eu não sabia nem um “A” da história e estava doidinha tentando entender. Paolinha, se eu tivesse no seu lugar, eu teria corrido sem nem olhar pra trás antes mesmo de cogitar tentar explicar essa maluquice.

Agradecimentos especiais para Cristieko1, que legendou as músicas para a gente!

 

Mas afinal, o que é Kagerou Project?

Kagepro começou como uma série de dramas musicais (histórias contadas através de músicas) cantados por vocaloids (IA  e a Hatsune Miku), que se expandiu tanto ao ponto de, além das músicas, posteriormente ganhar também mangá, light novel, filme e anime. Tendo isso em mente, já devem ter percebido a dimensão do negócio.

Fora o enredo em si, o que complica mais é o fato de que, como podem ver, a franquia é bem grandinha e cada parte dela acrescenta (e as muitas vezes até muda) alguma coisa sobre a narrativa da história. Já foi debatido entre os fãs o motivo de isso acontecer, mas eu vou explicar mais adiante, pra não ser informação demais de uma vez.

eu2

(Pode respirar fundo aí, porque essa história vai bugar seu cérebro, te fazer passar raiva e te fazer sofrer MUITO)

 

Algumas instruções para vocês acompanharem melhor esse post (não se assustem, só quero deixar uma coisas claras haha):

1º) Eu tive contato com as músicas, o anime e o mangá. Entretanto, a mídia que eu senti mais facilidade de compreender foi as músicas, então esse guia será feito com base nelas. Pelo que eu pesquisei, parece que a Light Novel está narrando bem a história, então caso se interessem, pode ser que vocês compreendam o enredo melhor por meio dela.

2º) Eu pretendo contar a história aqui (sem todos os detalhes, claro) para facilitar o entendimento daqueles estão tendo contato com Kagerou Project agora, então, caso considere esse tipo de coisa SPOILER, talvez esse não seja o post pra você.

3º) Como Kagepro recebeu uma adaptação para anime chamada “Mekakucity Actors” algumas músicas possuem versões cantadas por pessoas, não por vocaloids. Nesse caso, vou colocar o link dessa outra versão também.

4º) Eu tentei organizar a história com uma certa cronologia (já que ela é narrada meio bagunçada e isso confunde ainda mais), logo, a ordem que eu vou contar não é a mesma da que é narrada quando você vai procurar as mídias de Kagepro.

5º) Volta em meia eu vou usar termos como “eu acho”, ou deixar bem claro a ideia de que é “minha teoria”, então, como não é certeza que estou certa, essas partes não devem ser levadas como verdade absoluta.

6º) Por mais que eu esteja aqui pra falar dessa obra, ainda tenho muitas perguntas não respondidas a respeito dela, então fiquem a vontade pra darem a opinião de vocês e debaterem comigo!

(Essa introduçãozinha virou quase um post a parte, mas tudo bem)

 

Então vamos começar!

 

Informações Técnicas e Links

662f48fc6a52c976bd11cc2a9498e89b

Gênero: Comédia, Drama, Mistério, Romance e Supernatural

 

Músicas:
  • Escritas por: Jin (Shizen no Teki-P)
  • Ilustrada por: Vários Artistas
  • Playlist com as músicas legendadas em Português: AQUI (eu vou colocar todas ao longo do guia)
  • Período de lançamento das músicas: 17 de Fevereiro de 2011 até o presente.
Mangá:
  • Escritas por: Jin (Shizen no Teki-P)
  • Ilustrado por: Mahiro Satou
  • Publicado na: Monthly Comic Gene
  • Mangá em: Português (a scan responsável está inativa) – AQUI; Mangá em inglês (mais atualizado) – AQUI.
  • Período de publicação no Japão: 15 de Junho de 2012 até o presente (atualmente com 11 volumes).
Light Novel:
  • Escritas por: Jin (Shizen no Teki-P)
  • Ilustrado por: Sidu
  • Publicado na: Enterbrain
  • Período de publicação no Japão: 30 de Maio de 2012 até 29 de Dezembro de 2017 (com 8 volumes).
Anime:
  • Escritas por: Jin (Shizen no Teki-P)
  • Dirigido por: Yūki Yase e Akiyuki Shinbo
  • Estúdio: SHAFT
  • Período de lançamento: 12 de Abril de 2014 até 28 de Junho de 2014 (com 12 episódios).
  • Os episódios podem ser encontrados na: Crunchyroll Punch! Fansubs.
(Informações retiradas do Wikipédia)

 

Alguns personagens importantes

com nomes(A edição tá feia, mas tá didática haha)

 

Poder dos olhos de cada personagem (vou explicar adiante o que são esses “olhos”):
  • Kisaragi Shintaro: Olhos Armazenadores.
  • Enomoto Takane: Olhos Desvendadores.
  • Kisaragi Momo: Olhos Cativantes.
  • Tateyama Ayano: Olhos Transmissores.
  • Amamiya Hibiya: Olhos Focalizadores.
  • Shuuya Kano: Olhos Enganadores.
  • Tsubomi Kido: Olhos Ocultadores.
  • Kousuke Seto: Olhos Reveladores.
  • Kozakura Mary: Olhos Paralisadores e Olhos Unificantes.
  • Haruka/Konoha/Kuroha: Olhos Recuperadores e Olhos Anuladores.

(Eu traduzi o nome dos olhos do jeito que achei que faria mais sentido em relação ao poder deles, mas não sei se é a melhor tradução possível. Outra coisa: as mídias que posso dar a certeza que seguem essa informação sobre os olhos são: Músicas e Anime)

 

Contando o universo de Kagerou Project

 

Tudo começa com Azami, um ser que nós chamamos de “Medusa”, surgindo no mundo sem uma explicação aparente. Intrigada com sua existência, ela sai em busca de autoconhecimento e se vê decepcionada com os humanos. Assim, ela procura o lugar mais isolado no mundo (uma floresta no Japão) para passar o resto de sua existência. O que ela não esperava era que um humano, chamado Tsukihiko, estava completamente atraído por ela desde o momento em que a viu. Eles passam um tempo juntos, até que os dois acabam se apaixonando e tendo uma filha chamada Kozakura Shion.

azami

A família vive muito feliz até Azami perceber que Tsukihiko está cada vez mais velho e, num momento de aflição, acabar sonhando com a existência de um mundo em que sua família poderia viver feliz, sem precisar temer a morte ou qualquer outra coisa.

 

É aí que a merda começa a feder

 

Uma das cobras de Azami, que tem o poder dos “Olhos Anuladores”, diz ser capaz de realizar o desejo de sua mestra. Infelizmente, essa piranha (ué, não era cobra? haha) criou o tal mundo desejado, chamado Heat Haze Daze, apenas para deixar a Medusa presa sozinha lá.

Por que ela fez isso?

Foi dito, durante a história, que essa cobra existe para atender desejos. Entrando agora na minha interpretação, imagino que ela tenha feito isso para que o desejo de Azami nunca se concretizasse, pois, dessa forma, a nojenta seria capaz de existir ao lado de sua mestra pela eternidade (e também porque essa bicha é uma praga e gosta de causar)

Informação importante para ajudar na compreensão de vocês: 
A Azami tem o poder de 12 cobras.

 

Aqui temos a história contada pela Azami:

 

A partir daí, a família é separada.

 

Muito tempo se passa, Tsukihiko morre e Shion, filha de Azami, tem uma filha chamada Kozakura Mary. As duas possuem o poder da cobra com os “Olhos Paralisadores” (o poder clássico da Medusa, que transforma as pessoas em pedra ou as impedem de se moverem) e por isso, são consideradas monstras para os humanos que moram próximos a floresta.

 

Música sob o ponto de vista da Shion:

 

Mesmo que Shion tenha dito para sua filha nunca sair de casa, Mary decide dar um passeio (a fase rebelde bateu) e, como esperado, uns pivetes mal-amados aparecem e começam a maltratar a Mary. Em seguida, Shion aparece para salvá-la e, no meio da confusão, as duas acabam morrendo.

 

“Que? É isso? Já pode mandar subir os créditos?”

 

Calma lá, que bem longe de acabar, agora que a coisa complica PRA VALER.

 

As duas acabam sendo levadas para o Kagerou Daze (outro nome para Heat Haze Daze) e, após reencontrar sua família em tais condições, Azami se sente culpada e irritada com a situação que ela criou. Como não queria que sua família ficasse presa naquele mundo infernal e eterno, ela implora para que as duas fossem libertas.

É nesse momento que aquela víbora aparece de novo e começa a falar ladainha.

cobra fdp

(Traduzindo: Se você passar o restante do seu poder para elas, elas vão sobreviver)

 

Esse poder do “núcleo” seria o da cobra com os “Olhos Unificantes”, capaz de combinar o poder de todas as outras cobras e também de controlar a Heat Haze Daze.

O problema é que: apenas uma das duas seria capaz de receber a cobra. Azami decide dar para sua filha, mas ela rejeita a oferta e pede para que a vida de sua filha seja salva em seu lugar. Assim, Mary sai da Kagerou Daze e passa a viver sozinha na floresta por centenas de anos (Visto que ela é descendente da Medusa).

 

Será que se eu contar que isso foi só o prólogo da história, vocês fecham a guia? 

 

Essa parte eu expliquei mais detalhado, porque é a base da história, mas vamos começar a acelerar o ritmo (cuidado para não se perderem haha).

Agora nós vamos conhecer um novo grupo: Tsubomi Kido, Shuuya Kano e Kousuke Seto, os primeiros a acabarem recebendo o poder das cobras depois do episódio com a Azami.

Como isso aconteceu? Depois de criada a Kagerou Daze, as cobras da Azami acabaram ficando dispersas dentro desse outro mundo, levando ao surgimento de um evento:

 

Explicando a Kagerou Daze (traduzido do mangá em inglês)

“Um fenômeno que engole pessoas no momento em que estão face a face com a morte. Para aqueles que acabam nela, horríveis pesadelos são mostrados. As vítimas são forçadas a vagarem em um cenário infernal, até que apenas um deles recebe a permissão para voltar para o mundo real, como se tivesse sido escolhido. Quando consegue sair, esse indivíduo recebe uma espécie de ‘presente’”.
Esse “presente” é o poder dos olhos vermelhos.

 

No caso dos três:

  • A Kido morreu junto de sua irmã e ganhou o poder dos “Olhos Ocultadores”, no qual ela pode diminuir sua presença e de tudo ao seu redor, causando a impressão de que desapareceram.
  • O Kano morreu junto a sua mãe e ganhou o poder dos “Olhos Enganadores”, no qual ele pode fazer as pessoas o verem de outra forma (por exemplo, ele pode fazer as pessoas o verem como um gatinho, apesar de que o garoto, em si, não muda de forma).
  • O Seto morreu junto do seu cachorro e ganhou o poder dos “Olhos Reveladores”, no qual ele pode ler o pensamento de pessoas e, até mesmo, de animais.

(Se vocês pesquisarem, vão encontrar pessoas falando sobre o motivo de cada um ter esse poder, em específico. Pra mim fez muito sentido, mas, como não tenho certeza se é informação oficial, decidi não incluir no post.)

 

Depois de voltarem da Daze, essas crianças perdem suas famílias e acabam num orfanato. Lá, elas se conhecem e, naturalmente, passam a ser como “irmãos”.

Até que um dia, os três acabam sendo adotadas pela família Tateyama, que ouve sobre seus poderes e, por estarem pesquisando sobre a Medusa, tomam um certo interesse pelas crianças. Mas diferente do que vocês devem estar pensando, eles foram mesmo tratados como filhos e receberam muito carinho, apesar do motivo pela adoção.

B1m5cJWCIAAcEOr

 

É nessa hora que as cortinas se abrem para uma das heroínas mais trágicas de Kagerou Project: Tateyama Ayano. E vocês vão logo entender o porquê.

 

Filha do casal, Tateyama Kenjirou e Tateyama Ayaka, Ayano rapidamente se apega aos seus novos irmãos e decide fazer de tudo para que eles sejam felizes. A garota logo percebe que os três tem muita aversão aos seus olhos vermelhos e, por isso, decide trazer para eles a ideia de que “vermelho é a cor dos heróis” (tipo em power ranges), passando a criar uma “organização secreta”, chamada Mekakushi Dan. Dessa forma, os 4 irmãos seriam uma espécie de heróis que usam seus poderes para o bem.

 

Mas calma que isso aqui não vai virar um Boku no Hero da vida não (na verdade, tá bem longe disso haha). Apesar de ser mais simbólica, essa organização será relevante no desenvolver da história.

 

Só que como nem tudo são flores, mesmo nos momentos de felicidade da família, as crianças ainda tinham muitas dificuldades de controlarem seus poderes, principalmente Kido e Seto. É assim que surge uma pequena história, contada na próxima música desse post, em que o Seto acaba fugindo para uma floresta (vocês já devem imaginar para qual) por não estar conseguindo mais suportar ouvir tantas vozes dentro de sua cabeça.

 

Eis aqui a breve história do Seto, que vai ser MUITO importante mais adiante:
(Versão não vocaloid AQUI)

 

Só que esse problema ainda é o de menos, na verdade esses foram os dias mais felizes dessa família. Já podem ir preparando os lenços, porque é aqui que a tragédia de Kagerou Project fica mais profunda.

Os pais de Ayano acabam sofrendo um acidente, fato que leva à morte da mãe de Ayano. Inconformado com a morte da esposa, Kenjirou acaba pirando o cabeção e fazendo merda se afogando nas pesquisas sobre a Medusa, com a esperança de poder trazer Ayaka de volta. Por que isso? Porque o cientista estava procurando uma forma abrir a Kagerou Daze (onde sua esposa supostamente estaria presa) para poder reencontrá-la.

 

Música que retrata a frustração e o desespero do Kenjirou:

 

É amigos, vai rolar muita merda daqui pra frente.

 

Vocês se lembram que OS DOIS sofreram um acidente né? Então porque o Kenjirou sobreviveu? Isso mesmo, tem mais uma cobra metida nessa história. E vocês não vão acreditar: É A MALDITA DA COBRA ANULADORA, QUE ENGANOU A AZAMI.

 

Nem preciso dizer que essa disgraça vai tocar o terror daqui pra frente né?

 

E assim, surge um novo problema, porque aquela cobra nojentinha não voltou por acaso não, a criatura vai usar o Kenjirou pra fazer merda DE NOVO. Só que dessa vez, uma certa heroína não quer permitir que isso aconteça:

ayano

Para bem ou para o mal, num certo dia, Ayano acaba escutando a conversa daquela cobra maluca.

 

Para recriar a Medusa, todos aqueles que saíram da Kagerou Daze e se tornaram receptáculo das cobras (como a Kido, o Kano e o Seto) morreriam no processo. É claro que a “irmã mais velha” não iria deixar que essa tragédia acontecesse com seus irmãos. Assim, a jovem cria um plano para salvá-los, no qual ela iria conseguir o poder de uma das cobras (vocês se lembram que o pré-requisito pra conseguir isso é bater a caçuleta, né?) e se trancar dentro da Heat Haze Daze depois. Dessa forma, a cobra anuladora não seria capaz de reunir as demais cobras.

(Lembrando que, na verdade, o Kenjirou não queria realmente ferir as pessoas. Nesse momento, a cobra estava tomando controle do corpo dele)

 

A Teoria de Felicidade da Ayano:
(Versão não vocaloid AQUI)

 

Ayano é aquela personagem que faz de tudo pela felicidade dos outros com um enorme sorriso no rosto, mesmo quando seu coração já está despedaçado por dentro. Depois desse episódio, ela recebe o poder da cobra com os “Olhos Transmissores”, no qual ela pode projetar seus sentimentos nos outros.

Só que uma pessoa descobriu o plano da Ayano: Kano. Preocupado com a irmã, ele decide ajuda-la e passa a usar os seus “Olhos Enganadores” para substituí-la nos momentos em que a jovem estivesse tentando resolver a questão referente ao seu pai/cobra.

Isso se torna em segredo entre os dois que, claro, afeta demais o garoto depois da morte de sua irmã.

 

Música que retrata a visão do Kano sobre ele mesmo:
(Versão não vocaloid AQUI)

 

Fora todos esses personagens envolvendo a família Tateyama, mas duas pessoas foram envolvidos nessa bagunça: Enomoto Takane e Kokonose Haruka. Os dois sofrem de graves problemas de saúde (Takane tem problemas cardíacos e Haruka tem um corpo EXTREMAMENTE frágil) e, por isso, acabam estudando em uma turma especial na qual apenas os dois são os alunos.

 

Aqui uma breve historinha sobre a relação deles:
(Versão não vocaloid AQUI)

 

Mas adivinha quem é o professor responsável deles? O Kenjirou.
E isso vai dar merda? É claro que sim.

 

Aproveitando a condição dos dois de constante contato com a morte, Kenjirou tenta usá-los como experimentos em sua pesquisa pela Kagerou Daze. Até que, numa certa tarde, Haruka sofre uma crise. Takane e seu professor o levam para o hospital e, após descobrir que a situação do amigo já estava estabilizada, Takane volta à escola para buscar o material deles. Cheia de arrependimentos por não ter mostrado seus verdadeiros sentimentos a Haruka, ela acaba sofrendo uma crise cardíaca e desmaia.

 

Agora você já se prepara pra vir na VOADORA pra cima do Kenjirou. Por que? SIMPLES.

 

O miserável usa seus dois alunos para atrair mais duas cobras para o mundo real. Assim, Takane a consegue os “Olhos Desvendadores”, que a permite controlar qualquer aparato eletrônico (mas em troca desse poder, ela acaba se desprendendo do seu corpo e ficando presa ao mundo virtual), enquanto Haruka recebe os “Olhos Recuperadores”, que o permite ter um corpo super-humano e bem forte .

(ainda tem muuuuita coisa envolvendo o Haruka, mas isso é história pra depois)

 

Esta música representa (metaforicamente) os sentimentos da Takane após se ver nessa situação:
(Versão não vocaloid AQUI)

 

Beleza, nessa hora que você chora, e chora MUITO

 

Antes de perderem a consciência, os dois acabam pensando: “Takane/Haruka eu te amo”. E assim, seus sentimentos são levados pelas ondas de tragédia sem que, ao menos, eles fossem capazes de transmiti-los.

 

Bom, é isso por hoje (imagino que já tenha sido muita coisa pra processar haha), espero que tenham gostado e que estejam interessados em conhecer mais sobre o restante da história no meu próximo post! Obrigada por terem lido até aqui ♥

 

Você pode conferir a Parte 2 do Guia Kagepro: AQUI

 

 

-SEE YOU NEXT TIME☆

Uma resposta para “GUIA: Kagerou Project – Sonhos perdidos durante uma intensa onda de calor (PARTE 1)

  1. Pingback: GUIA: Kagerou Project – Sonhos perdidos durante uma intensa onda de calor (PARTE 2) | Shiritori·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s