Yumeiro Pâtissière: Sonhos açucarados!

Hey, hey! Hoje vim trazer uma recomendação deliciosamente mágica para vocês ♥

(E que jeito melhor de atrair alguém, senão com comida? Hahaha)

 

Essa recomendação vai ser puramente voltada ao anime, já que eu não conheço o mangá. Agora vamos aos trabalhos:

Primeiramente, o que é uma Pâtissière? Esse é um nome francês para “confeiteira”, isso mesmo, no feminino. O masculino seria Pâtissier. Em francês, os nomes são comumente divididos em masculinos e femininos, assim como no português. Como essa história tem uma ambientação muito voltada para a cultura Francesa e Japonesa, você verá muitos termos em francês enquanto assistir.

Yumeiro Pâtissière foi um mangá publicado na revista Ribon em outubro de 2008 até julho de 2011, então é preciso levar em conta que o público alvo dessa revista é para garotas (em teoria haha) de 9 a 15 anos. Tendo isso em mente, esperem uma história com um toque mais infantil mesmo, mas não se deixem levar só por isso, porque Yumeiro Pâtissière é um anime único com uma pegada super encantadora que acaba conquistando nossos corações conforme vamos conhecendo a história.

Yumeiro Patissiere-horz

Gênero: Romance, Comédia, Culinária.

Aqui temos a protagonista, Amano Ichigo, que aos seus 14 anos ainda não encontrou seu sonho ou algo que ela julgue ser boa. A única coisa que ela tem orgulho é na sua capacidade de devorar doces! Um dia, em um festival de bolos, Ichigo se depara com a obra de um grande pâtissier chamado Henri Lucas. Lá, ela se encanta com o sabor de uma das criações de Henri, porque lembrava muito o gosto dos amados doces de sua avó, que também era uma Pâtissière. Encantado pelo aguçado paladar e sensibilidade de Ichigo para doces, Henri recomenda que Ichigo estude na renomada Academia Saint Marie para confeiteiros. A partir daí, ela relembra seu antigo sonho de se tornar Pâtissière e sua jornada começa!

 

Mas não vai ser fácil não

 

Antes mesmo de começar seu caminho pra valer, Amano já passa pelo desafio de conseguir a permissão de seus pais para ir, uma vez que a maioria dos alunos precisa residir na escola. Isso é um ponto muito legal da história, porque, além da protagonista, a autora quer mostrar também os sentimentos da sua família e pessoas a sua volta, retratando, assim, os sentimentos dos vários personagens que fazem parte do caminho de Ichigo.

Mas isso ainda é a primeira parede que Ichigo precisa enfrentar. Depois de entrar na academia, ela se vê em um mar de expectativas, uma vez que foi recomendada pelo grande Henri Lucas. Além disso, a garota é colocada no grupo A para os alunos com as notas mais altas, juntamente com os 3 famosos “Príncipes dos Doces”, alunos supertalentosos. O que os outros não esperavam, era o fato de que ela ainda era muito amadora em fazer doces.

 

Agora o bicho começa a pegar pro lado da Amano

 

O primeiro dia de Ichigo é muito duro e a jovem acaba lidando com muita rejeição a princípio, mas ela não desiste e resolve ir correr atrás daquilo que falta nela. Vendo essa atitude, Ichigo ganha uma grande amiga e aliada nessa jornada, Vanilla. Nesse momento, acabamos entrando em um aspecto mais fantasioso da história.

Vanilla é um dos famosos “espíritos dos doces”, que aparentemente seriam uma lenda dentro da escola, mas que na verdade não são. Os espíritos dos doces vêm do Reino dos Doces em busca de um parceiro humano para conseguirem fortalecer suas habilidades de confeitaria e, assim, se tornarem Pâtissiers da Corte Real, ao mesmo tempo que ajudam o humano ao qual se associam.

 

Nessa hora algumas pessoas param, leem de novo e dizem

“É o que?”

Isso mesmo o que eu disse: Espíritos dos doces hahaha

 

Vamos relembrar que esse é um anime para crianças. Agora, não pensem que a Ichigo vai magicamente saber fazer qualquer coisa. Não é bem assim, os espíritos são mais como uns “auxiliares de cozinha”, que também dão dicas importantes para a pessoa crescer como Pâtissier. Então, se tornar um bom confeiteiro ou não depende puramente do esforço da pessoa.

Um ponto positivo que eu achei foi o fato da Amano não ser a única com um espírito dos doces. Muitos estudantes que realmente estão almejando se tornarem bons confeiteiros acabam tendo um. Isso tira um pouco daquele clichê de “olha, ela é a escolhida pra ser a melhor de todos”. A ideia do anime não é essa, mas sim de mostrar que todos estão fazendo o seu melhor para criarem doces maravilhosos.

 

É a partir daí que a parte boa começa:

OS DOCES!

Eu acho incrível a forma como a animação faz os doces parecerem tão maravilhosos, que tudo o que a gente mais quer enquanto assiste é ter a chance de ter uma provinha. Tanto é, que eu mesma não resisti e acabei pesquisando uma receita (das mais fáceis haha) pra tentar fazer. Eu vos apresento meu primeiro Mille Crêpe de Morango, a primeira receita que a Ichigo fez:

Y1Q-aSFx

Já vi muitas pessoas, inclusive eu, despertarem um amor por doces confeitados depois de assistirem esse anime. Isso mostra o quanto a mensagem dele foi muito bem transmitida.

 

E qual seria essa mensagem?

Para mim, Yumeiro Pâtissière quer mostrar a paixão que envolve a confecção dos doces e como eles são encantadores. A história tem sim um toque de romance e comédia, mas eu diria que o protagonista mesmo acaba sendo os doces. O resto da história, como o relacionamento dos personagens, problemas que enfrentam e aprendizados, se constroem lentamente no decorrer do anime. No meu caso, isso me levou a uma certa imersão na história, porque você pode ver os personagens amadurecendo, mas nada do tipo “olha gente, agora eles amadureceram”. Esse processo acontece até mesmo com o romance. Aos poucos você vai percebendo os sentimentos dos personagens, mas não é igual a muitos shoujos em que a história para o ritmo só pra retratar isso.

 

Outra coisa muito trabalhada é a amizade

A importância de se ter amigos e crescer com eles pode fazer sonhos se tornarem realidade. Apesar de, inicialmente, ser um grande problema para o grupo A, composto pelos príncipes Kashino Makoto, Satsuki Hanabusa e Sennosuke Andou, Ichigo tem o apoio de seus colegas (por livre e espontânea pressão, já que eles não queriam ficar com nota baixa hahaha) e acaba crescendo muito! Assim, eles se conhecem melhor com o tempo e passam a caminhar juntos em direção aos seus sonhos. Além disso, a amizade teve um papel essencial para que eles superassem os desafios e chegassem até onde chegaram~

(E não só eles, muitos outros personagens contribuem para essa jornada)

 

E o último ponto dessa resenha vai para os amantes de Master Chef, porque nessa história também tem um Cake Grand Prix

(Tudo bem, é um exagero comparar os dois hahaha)

O Cake Grand Prix é uma competição em grupo no qual o prêmio é a possibilidade de estudar 2 anos na Academia Saint Marie da França! As competições passam aquela sensação de “isso é coisa de anime”, mas mesmo assim não tira um pouco da tensãozinha de saber qual vai ser o resultado e da emoção de acompanhar as disputas haha

Eu, particularmente, amo as competições do Cake Grand Prix!

 

Informações técnicas:

  • O anime tem um total de 63 episódios e 1 OVA, sendo dividido em 2 temporadas. A primeira, com 50 episódios é sobre o começo da jornada da Ichigo e a segunda, Yumeiro Pâtissière SP Professional, com 13, mostra eles um pouquinho mais velhos. O OVA tem o nome de “Yumeiro Patissiere OVA – Mune Kyun Tropical Island” (ele é bem pequeno, com uma média de 7 minutos)
  • A primeira temporada é de 2009, enquanto a segunda é de 2010.
  • O estúdio responsável pelo anime foi o Pierrot (na produção) e o Hibari (na animação)
  • É uma obra escrita e desenhada por Natsumi Matsumoto.

 

Curiosidade:

Yumeiro Pâtissière até publicou um livro de receitas (que eu ainda pretendo conseguir algum dia) com vários docinhos do anime!

yumeiro_patissiere_recipe_book_by_sofii_chan-d5m3kl7

 

É isso, espero que eu tenha transmitido a minha paixão por essa obra fofinha e que vocês também tenham se interessado em conhece-la! Deixando os aspectos meio infantis de lado, como uma personagem chamada Miya que tira a gente do sério, (além da voz da Ichigo, que as vezes dói no ouvido hahaha) esse é um anime que eu acredito que encantará vocês também!

 

Hanabusa.Satsuki.full.104495

(Como assim você não vai  querer conferir essa fofura de anime?)

 

 

 

-SEE YOU NEXT TIME☆

Uma resposta para “Yumeiro Pâtissière: Sonhos açucarados!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s