Assuntos gerais

20 curiosidades sobre Akatsuki no Yona

Olá, gente linda! Como vai? Tudo ótimo? T…

15695961658_ba222b1db2_o

===

OBS: esse post é de 7 de Outubro de 2017, porém tive que excluir o original justamente porque o post ganhou vida… não conseguia editar NADA nele, sequer selecionar as palavras – o que, de fato, gerou um problema grave no editor. Peço desculpas às pessoas que comentaram na postagem antiga, mas fiz isto por um bem maior. 

===

ALERTA: ESSE POST CONTÉM MUITO SPOILER!

Decidi criar este post em virtude de uma conspiração que aconteceu no twitter:

Thread

Como vocês podem ver, a ideia de criar um thread sobre curiosidades de Akatsuki no Yona não foi minha, foi de uma amiga chamada Bruna. Ela me marcou pedindo ajuda e, fanática do jeito que sou, não me contive e comecei escrever várias coisas sobre o assunto. Dado que o Shiritori já é quase um dos santuários de Akatsuki no Yona aqui no Brasil, vocês acharam mesmo que não iria fazer? Fiz no twitter e decidi trazer para vocês esse thread totalmente divertido. Espero que gostem e se surpreendam!


Então… Eis aqui as 20 curiosidades sobre AkaYona:

1) Será que o Hak é inspirado no Guts de Berserk? A gente não tem certeza, mas Kentaro Miura já fez fanarts de Akatsuki no Yona e Mizuho Kusanagi já fez referência de Berserk. Kusanagi-sensei não chegou a mencionar a inspiração em nenhuma entrevista, mas fica clarividente pela natureza e semelhança de ambos personagens.

Fanarts citadas:

DKhg1uVW4AYjLtw

DKhgq3XWAAYNj9D

2) É apenas uma especulação feita por fãs, mas alguns dizem que o mapa do mundo fictício de Akatsuki no Yona tem uma certa semelhança geográfica com o mapa antigo da dinastia coreana e com sua divisão dos reinos. CONTUDOO… outros dizem que é semelhante com o mapa da China se observarmos de cabeça pra baixo e de maneira espelhada. 

Relação entre o mapa coreano: 

DKhey3rXUAE8GBR-horz2

Relação com o mapa chinês observado de cabeça pra baixo e de maneira espelhada:

DKhey3rXUAE8GBR-horz

3) Sabe a flor da ending e do enfeite de cabelo da Yona? ELA EXISTE, alguns dizem ser Camellia sasanqua, outros à Paeonia suffruticosa.

peony

Não só na China, a Paeonia suffruticosa é uma flor característica da Ásia, por isso a maioria dos ornamentos de cabelo e ukiyo-e antigos continham a Paeonia suffruticosa como símbolo. Na época ela era sinônimo tanto da beleza feminina como da força aristocrática.

4) Kusanagi criou uma faixa para o Drama CD 6 de Akatsuki no Yona chamada “E se os dragões fossem garotas?” porém, nunca foi desenhada.

yANEIJL

5) A ironia do destino é linda: o dublador (seiyuu) do Soo-won é Yuusuke Kobayashi, o mesmo do príncipe Arslan de Arslan Senki – que foge do castelo, pois é ameaçado de morte.

DKhq0NQWAAE137e

6) Não é “Yoon”, É “YUN”. Fica a dica para a Crunchyroll.

DKhtJgYXcAAzmoE

(Imagem oficial tirada do mini fanbook de Akatsuki no Yona escaneada pela dona do tumblr A Fragment of a Wish. Vocês podem conferir o conteúdo completo do fanbook aqui)

OBS: Já que estamos falando de nomes, vamos falar do mais polêmico… é Soo-won ou Su-won? Nenhuma das escritas está errada (porque são variantes), porém, a autora legalizou como “Soo-won” nas edições francesa, germânica e norte-americana. Todavia, tá escrito como Su-won no fanbook mais recente. Logo: usem a que vocês quiserem, nenhuma está errada kkkk

7) Nos protótipos das gravações iniciais de Akatsuki no Yona, a Yona tinha cabelo vermelho. Isso mesmo…VERMELHO!

DKhuHI6WsAABlG-

Nas ilustrações oficiais do mangá e no protótipo inicial do anime, a Yona tinha cabelo vermelho conforme a ideia da autora, mas antes da exibição oficial do anime algum gênio teve a ideia de colocá-lo em um tom roxo como vocês podem conferir abaixo:

7123536620d5cbe831f0f1054e796d67

8) Após demonstrar ser fã das obras de Hayao Miyazaki, fãs de Akayona começaram estipular que o Shin-ha foi inspirado na Princesa Mononoke.

DKhwiKQXoAAFIon

9) Não é uma curiosidade, mas eu postei todas as 3 partes sincronizadas do Drama CD6 de AnY no Youtube, confere lá! ashuashsu

7beeed25a677afbf11eac8608b435e22d9fa0f97bf10f1db1b26fae50f9c3571

OBS: a editora de Akatsuki no Yona (Hakusensha) retirou todooo o nosso acervo de Akatsuki no Yona do ar devido à direitos autorais. Contudo, estamos vendo a possibilidade de disponibilizar isso novamente pra vocês.

10) Não sei se todos sabem, mas o esquilo de Akatsuki no Yona é uma fêmea. Ou seja: “Ao” é uma dama! *-*

DKh6aCsXUAMDDWt

11) OS CENÁRIOS DE AKATSUKI NO YONA EXISTEM NA VIDA REAL!

DKh7dJFWkAEktya

12) Existem versões Hello Kitty dos dragões de Akatsuki no Yona. Em baixo postarei uma ilustração que a mangáka desenhou em homenagem à parceria XD

DKh8hVMXoAUkX45

Fanart feita em agradecimento à franquia:

DKh8z1gXcAEYRka

13) Sabe aquela cena do Hak caindo com a Yona do penhasco? Kusanagi não sabia que ela seria animada em 4 quadrinhos kkk eis o esboço zuado feito pelo diretor do anime:

DKh95JmXcAES8Xk

any6.34

14) Na época do anime, AkaYona tinha um café que vendia comidinhas e brindes com as imagens dos personagens. Olhem que coisas fofass! T-T

DKiAQgQWAAAmiob

15) SABEM POR QUE QUASE NINGUÉM CONHECE O NOME DA MÚSICA DA CENA ABAIXO?? AQUELA CENA DE YONA E HAK NA CHUVA NO ÚLTIMO CAPÍTULO…!

DKiCAOuW4AEmoo-

Porque é uma faixa que está nos últimos 32 segundos de 暁 (amanhecer) feita por Akiko Shikata! Começa exatamente em 4:14, confiram no link da música abaixo:

16) Calma que essa daqui é impactante: existe uma teoria de que a Tribo do Vento era o lar original dos ancestrais do Jae-Ha! ISSO MESMO QUE VOCÊ LEU!! Essa teoria começou devido ao estilo da arma usada pelo Shu-Ten, que era idêntica às armas usadas pela Tribo do Vento. Vocês podem conferir nas imagens abaixo:

2-horz

OBS: a scan à esquerda do Shu-Ten vocês podem encontrar no Volume 21 Limited Edition de Akatsuki no Yona, que inclusive eu mesma scaneei.

17) Aparentemente as roupas de Akatsuki no Yona são inspiradas na China Antiga no período dos 3 Reinos (Shu, Wu e Wei). Fiz uma breve comparação abaixo:

Yu-Hon (pai do Soo-won):

Akatsuki no Yona - 02 - Large 04-horz

Lili:

Lili_Ayura_y_Tetora_llegan_a_Shisen-horz

18) Recentemente, foram reveladas as idades dos personagens de Akatasuki no Yona. Vocês podem conferir as idades na imagem abaixo, elas estão representadas por números:

DLNrdkjVoAAh9t8

19) Eu não sei se vocês já perceberam, mas aqui vai o espanto: Kusanagi-sensei é uma mangáka que gosta MUITO de paralelos. Sempre que tem oportunidade, ela espelha cenas antigas. Geralmente essas cenas envolvem mais o trio Hak, Yona e Soo-won.

Às vezes tais cenas aparecem de forma tão singela que não notamos o tamanho significado que elas representam. Afinal, por que sempre existe essa dualidade entre comparar Hak e Soo-won? Talvez signifique algo relacionado aos sentimentos de Yona? Deus sabe. A única coisa que sabemos é que…

É lindo.

1350650_Japanese_KeyArt-OfficialVideoImage_1198bae6-1773-e711-8175-020165574d09-vert

Reconfortante.

Akatsuki-no-Yona-1.mkv_20141010_030648-vert

 E por vezes dolorido.

DItiOkUVwAEwOoX
Montagem feita pela @iluvluvnutella

20) Eitaa que essa curiosidade vai deixar muita gente de queixo caído! O poder do Zeno não foi inventado por acaso, pelo que parece ele é baseado em duas lendas: a lenda de Yinglong (應龍)Huanglong (黃龍). Yinglong é conhecido na China como “Dragão Alado”, mas o que isso tem a ver com Akatsuki no Yona? A questão é que Yinglong foi um poderoso amigo de Huang Di (Imperador chinês que governou um período anterior à Dinastia Xia) e que este ser humano, posteriormente, foi IMORTALIZADO como um Dragão cujo nome ficou conhecido como Huanglong (Dragão Amarelo). Uma de suas virtudes é a benevolência e acima disso a sabedoria, isso pode inclusive ser um paralelo entre Zeno ter sido um sacerdote no Castelo Hiryuu. 

P0199909

.

OBS: A maioria dessas informações foram retiradas do Twitter Oficial da autora de Akatsuki no Yona (acompanho desde os primórdios da minha obsessão) + materiais limitados como o mini fanbook da obra, Drama CDs, fanarts oficiais, anúncios da Hana to Yume (revista onde AkaYona é publicado) e etc.

.

E aí, gostaram? Não me deixem no vácuo. Aliás, se alguém conhece alguma curiosidade que desconheço, fala nos comentários ou me chama nas minhas outras redes sociais! Se tiverem alguma ideia de posts legais, podem falar também.

.

AJUDE A CONSTRUIR O POST E TENHA SEU NOME CITADO! 

Quem quiser enviar alguma curiosidade, fique à vontade! Só não se esqueçam de me passar as fontes! 

Menções honrosas:

❥ A curiosidade Nº17 foi informada pela leitora Bruna, que comentou no post antigo. Obrigada, Bruna!

❥ A curiosidade Nº20 foi informada pela leitora Mariana Lisboa. Obrigada, Mariana! Essa curiosidade foi digna de um prêmio!

.

16462090015_e32cc29c1f_o

.

– See you space cowboy

18 comentários em “20 curiosidades sobre Akatsuki no Yona”

  1. Oii, eu acho que o mapa dos países de akatsuki no yona foi inspirado no reino da coreia, pois os nomes usados em akayona são no estilo coreano, quando comecei a ler o mangá até entranhei e voltei na pagina inicial para saber se não era manghwa , a e na gramatica coreana na forma romanizada o “oo” de yoon, por exemplo, é lida como yun, por isso alguns scans traduzem diferente

    Curtido por 1 pessoa

  2. Amei demais essas curiosidades, Akatsuki no Yona se tornou meu Mangá favorito de todos os tempos!

    A respeito da Curiosidade N°3, eu diria que ambas aparecem. A Paeonia Suffruticosa é grande e possui pétalas bem cheias, vocês podem ver a Yona usando essa flor exuberante no cabelo na última Ending da série (a mesma ending da Curiosidade N°3, porém a flor que aparece primeiro descendo do céu cm brilhos é uma Camellia) .
    A Camellia Sasanqua é menor e cm menos pétalas que a Paeonia, e é ela que sempre aparece relacionada a Yona, seja no prendedor de cabelo e nas outras roupas e ornamentos que ela usa durante o Anime e Mangá.
    A Camellia Sasanqua também é chamada de “Camellia Hiryu”.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah que bom que você gostou do post! Eu coloquei as duas flores, porque infelizmente ainda não temos nada oficial publicado pela autora sobre essa flor.

      Curtir

    2. olá, descobri seu site através de uma pesquisa que tive que fazer pro colégio, pesquisar sobre a cultura,vestes, idioma, costumes, etnia e etc sobre um filme, anime ou livro, eu escolhi um dos meus animes favoritos, Akatsuki no Yona, e simplesmente adorei encontrar esse site, e entrar no fandom♡
      vou instalar o twitter só para poder acompanhar suas publicações, ah.. sem esquecer de agradecer pelas informações sobre o mapa chinês/coreano,e sobre as vestes da antiga época da China, ajudou demais na pesquisa porque eu tenho certeza que eu não iria achar em outros sites, sério procurei várias vezes, e só tinha enredo, enciclopédia sobre o anime. obrigada mais uma vez vlww te vejo por aii❥
      aah, e também valeu pela música, é simplesmente perfeita! e eu nem tinha reparado que havia uma música na cena do hak e contudo adoreii, até baixei e adicionei na playlist hahaha😁

      Curtir

  3. Acabei de entrar no fandom e adorei saber dessas coisas. Fui seguir a autora no twitter justamente pra ficar sabendo de novidades, mas quando vi tudo em japonês não rolou ahsuha

    Obrigada por reunir algumas aqui!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Laís! Obrigada por vim comentar aqui e que bom que gostou do post! Segue a gente no Twitter (@ShiritoriBlog), nós traduzimos todas as novidades sobre Akatsuki no Yona e disponibilizamos para vocês lá.

      Curtir

  4. Sempre desconfiei sobre a questão de hak ser o Guts. Se pensar bem tem algo bem similar com Berserk, tipo a questão dos três serem amigos e a única mulher do “triângulo” antes amar o cara que vem a se tornar o vilão (apesar que chamar Soo-won de Vilão é algo questionável).
    Enfim, to amando os posts sobre Yona desse blog, ta ajudando a preencher o vazio enquanto espero o próximo capítulo kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Raianne! Na verdade, o Hak não é o Guts, mas se for reparar… eles são bem parecidos. Obrigada por comentar aqui no blog, fico feliz que esteja gostando dos posts xD

      Sobre preencher o vazio: veja nossos Dramas CDs de ANY no Youtube se possível, garanto que vai gostar ❤

      Curtir

  5. A curiosidade sobre o Zeno REALMENTE me deixou de queixo caído!
    E a sobre o Shu-Ten me faz querer saber mais sobre a origem das outras tribos. A única citada explicitamente no mangá é que a Tribo do Fogo se diz descendente direta do próprio Hiryuu, mas é meio difícil associar as tribos da Água, do Céu e da Terra aos três outros dragões T-T
    Parabéns pelo blog e pela matéria maravilhosa!!

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, meu povo!