Indicação - mangá

EU INDICO: Sayonara Sorcier – A recriação da história magnífica dos irmãos Van Gogh

Konichiwaa! Como vai? T…

vdddd.jpg

Olá, queridos do meu kokoro! Desta vez trago para vocês um mangá bem atípico de Hozumi-sensei. Confesso que adquiri um apreço emocional enorme por essa obra, justamente por ser fã de quase todos os quadros de Van Gogh – porém, nunca parei pra pesquisar sobre sua carreira artística. Mas como a vida tem lá suas reviravoltas: encontrei um mangá que falava sobre sua vida de uma maneira recriada.

Mas enfim, vamos logo para os aparatos técnicos…  

Sinopse:

O enredo do manga se passa em Paris no ano de 1885. Conta-se a vida diária de Theodorus van Gogh (“Theo” para os íntimos), um comerciante de arte e irmão mais novo do famoso (mas na época ainda anônimo) pintor Vincent van Gogh. É uma história recriada da vida de ambos.

_

Ficha técnica:

aaaaa

Autora:  Hozumi (História e Arte) | Status: Mangá finalizado em 2 volumes (12 capítulos) | Demografia: Drama, Histórico, Josei | Publicado na: Flowers (Monthly) | MyAnimeList

Impressões:

ISSO AQUI É MUITO BOM!

hsorcier_v001_001-horz

Aliás, quando foi que indiquei coisa ruim aqui? Nunca. Então pode confiar.

Como disse anteriormente, o enredo se trata da recriação da história dos irmãos Van Gogh. Eu achei muito interessante (muito, muito, muito mesmo), tanto que o meu primeiro choque não foi lendo o mangá, mas sim a sinopse.

, Van Gogh tinha um irmão?

Pois é, minha gente… Vincent van Gogh tinha um irmão. Eu amo quase todos os quadros desse homem e como assim eu não sabia que ele tinha um irmão? Pode ser estranho para alguns, mas Theo van Gogh existiu e ele vivia nos bastidores apoiando Vincent como artista. Contudo, o que é realmente interessante aqui é que o protagonista de “Sayonara Sorcier” não é o tão famoso Vincent van Gogh, mas sim seu irmão Theo que era um comerciante de arte.

Em Sayonara Sorcier, Theo é caracterizado com um personagem extremamente perspicaz, inteligente e calculista. Além disso, ele é dotado de um carisma tremendo. Esse personagem consegue manipular vantagens a seu favor independente da situação e isso dá a ele uma característica muito legal chamada “magnetismo”. É basicamente ele que manobra o enredo do mangá.

hsorcier_v001_006 - Cópia

Em contrapartida, seu irmão mais velho (Vincent) é um desastre em relacionamentos pessoais. Esse personagem é um mistério, talvez por que não dá pra saber o que se passa na cabeça dele? Vincent é desleixado em tudo: desde à aparência aos pensamentos ingênuos sobre a vida. E uma coisa muito curiosa disso tudo é saber que Vincent van Gogh (o real) também possuía esse tipo de personalidade cheia de distúrbios e dualidades sobre a existência humana – chegando até ser diagnosticado com distúrbio bipolar na época.

s2 - Cópia

Ok, mas e aí: como o enredo se desenrola?

O mangá vai contar a vida dos irmãos baseados em fatos históricos? Sim, mas de um jeito recriado.

As coisas aqui acontecem em uma espécie de mundo paralelo, onde histórias como “Vincent van Gogh em um ataque de raiva, cortou parte de sua própria orelha esquerda” ou relatos como “Ele tentou se suicidar” => acontecerão de um jeito diferente.

EM SUMA: Sayonara Sorcier é um mangá que representa a reunião de todas as teorias da conspiração sobre a vida de Vincent van Gogh.

Coisas do tipo: ele tentou se suicidar ou… foi assassinado? Van Gogh sofria mesmo de distúrbios mentais? Como era a relação entre ambos os irmãos? Por que ele só foi fazer sucesso depois de morto?

E, incrivelmente, a mangaká consegue trabalhar muito bem todas essas teorias. Ela desconstrói alguns parâmetros já nos primeiros capítulos, quando recapitula os sonhos artísticos dos irmãos DESDE A INFÂNCIA – o que já me chamou bastante atenção, pois só existem relatos que Van Gogh começou pintar a partir dos 27 ou 28 anos

d016

Além disso, Hozumi-sensei tem o dom de nos encantar sem escrever sequer uma palavra. É realmente absurdo como essa mangaká hipnotiza os leitores ao ponto de SENTIR (inconscientemente) o cenário da obra.

n174 - Cópia.jpg

Entendem o que quero dizer? Existe diferença entre ter um traço bonito e ter um traço filhodaputa (desculpa, sociedade). O traço dessa pessoa é incrível. Às vezes dá calafrio o jeito com que ela nos transporta para o cenário do mangá. Melhor que isso: faz com que nos identifiquemos com os personagens. Isso de certa forma é horrível, pois sofremos na medida que nos simpatizamos.

A verdade é que Sayonara Sorcier consegue transmitir um dos sentimentos mais bonitos do mundo: altruísmo.

n180 - Cópia.jpg

Mas, apesar disso tudo, o enredo não nega o lado feio da moeda. A autora consegue transmitir nitidamente outro tipo de sentimento. Um sentimento foda que os mangás atuais mascaram com ódio… Inveja.

lp_019.jpg

Gente, eu tinha esquecido o quão esse sentimento é assustador. Por ser um mangá curto, todas as cenas aqui são bem pensadas e eu fiquei muito surpresa com algumas. Para falar a verdade, eu tô assustada até agora.

mp_040 - Cópia

O sentimento de inveja aqui é realmente ENCARNADO. É impossível não sentir uma espécie de calafrio em determinadas cenas, a gente fica muito “sem chão”.

lp_028 - Cópia

“Gifted person have a duty. For a gifted person that duty is fate.”

Não traduzi, porque em português a frase não tem o mesmo impacto.

Em Sayonara Sorcier, a coexistência harmoniosa entre os irmãos é testada. Francamente, ela é colocada à prova de um jeito MUITO LOUCO (que não vou contar à vocês). A autora também trabalha questões voltadas ao reacionismo artístico da época, este controlado pela Academia Artística de Paris – muitas coisas serão explicadas neste âmbito e algumas nos farão entender porque Vincent van Gogh morreu antes de fazer sucesso. Além disso, no mangá, Theo tem um papel essencial em tentar quebrar o sistema conservador (por dentro).

Sinto que se continuar escrevendo, estarei dando spoilers tensos para vocês.

Mas a dica é: SE PREPAREM.

Esqueçam tudo o que vocês acham que entendem sobre rinchas de irmãos e etc, porque o desenrolar disso aqui é simplesmente arrepiante. Sayonara Sorcier desmitifica todos os sentimentos ruins e obscuros das pessoas de um jeito muito lindo. Como?

A obra transcende o significado de carinho.

pp_117 - Cópia

Entretanto, o que torna o mangá ainda mais incrível não é isso… é que após a morte do Vincent, seu sucesso aclamante aconteceu de uma maneira inegável. Parece até mágica, certo? Visto que isso não aconteceu com outros artistas ao redor do mundo.

OBS: vocês entenderão o significado do título no término do mangá. É muito foda.

Contudo, a questão principal aqui é que a mangaká torna a relação entre os dois irmãos algo intrínseco e durante o processo dilacera nosso coração (sim, você vai sofrer… E MUITO!). Ambos se auxiliam como indivíduos e como profissionais no ramo artístico, mas a grande sacada disso tudo, dentro e fora da realidade, é esta:

mp_162 - Cópia

Por que ninguém sabe?

Não é que ninguém sabe, mas é pouco conhecido. Nós estamos acostumados a vangloriar resultados, mas não os meios. Talvez seja por isso que obras como Sayonara Sorcier existam; para mostrar a verdade por baixo dos panos – mesmo que fuja um pouco da realidade.

Espero que tenham gostado da indicação e leiam. Sobretudo: indiquem, porque é um mangá excepcional.

“Ahh eu quero ler, mas tô com medo de sofrer…” Eu não tenho leitor covarde. Bjs 

Informações:

Todas as imagens deste post foram traduzidas por mim do Inglês pra Português através do trabalho de uma scan norte-americana chamada Shoujo Sense.

São apenas 12 capítulos, mas nenhuma scan brasileira pegou para traduzir até o momento.

  • Leiam em inglês AQUI

.

Atualização 01/03/2021:

GENTE, UMA SCAN BRASILEIRA COMEÇOU TRADUZIR SAYONARA SORCIER! CLIQUEM AQUI PARA LER NO SITE DELES E APOIÁ-LOS! 

.

.

– See you space cowboy

13 comentários em “EU INDICO: Sayonara Sorcier – A recriação da história magnífica dos irmãos Van Gogh”

  1. Oi!! Eu e alguns amigos vamos traduzir o mangá e gostaríamos de saber se podemos usar a sinopse que você fez (sim, vamos te dar todos os créditos, mas só vamos usar se você deixar)

    Curtido por 1 pessoa

      1. Obrigado! Iremos mandar sim!
        Já terminamos metade de um capítulo e não sabemos aonde publicar, por enquanto estamos colocando no drive para organizar mas eu gostaria de saber se você sabe algum site.

        Curtir

        1. Seria bom vocês criarem um site pra vocês no WordPress, Blogger ou Wix e colocarem lá os caps para download. Geralmente as plataformas com leitor online são pagas, daí vocês podem colocar pra download no início.

          Muita scan não gosta de upar o trabalho delas em outros sites de leitores online como a Union Mangás (pq quer o trabalho no próprio site delas e não em outros, oq é justo e válido), mas caso vocês não se sintam desconfortáveis com isso, podem falar com eles que quase sempre eles upam mangás lá. É tipo que um site cheio de mangás e manhwas de várias scans.

          Curtido por 1 pessoa

            1. Desculpa, só vi seu comentário agora. Já coloquei o link de vocês no meu post! Muito obrigada por traduzir essa obra maravilhosa para o português! ❤

              Curtir

  2. Meu deus, que mangá! A autora conseguiu criar uma forma de ter liberdade pra escrever a história que ela queria para os irmãos Van Gogh, mas sem perder de vista alguns acontecimentos reais o<

    Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, meu povo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s