Indicação - mangá

EU INDICO: MAIRIMASHITA SENPAI – Um shoujo sem clichês (?).

Ahayo! Como vai? Tudo ótimo? T…

 

senpai lindoo

 

Hoje vamos falar de “Mairimashita, Senpai”!

Eu já deveria ter indicado este shoujo aqui há muito tempo. Ouso dizer que é um dos melhores shoujos que estou lendo atualmente e bem: por que não indicá-lo aqui no meu espaço especial chamado de blog?

Sinopse com comentário:

Mairimashita, Senpai” é um mangá shoujo de Azusa Mase, uma mangáka novata que conheci através de uma obra chamada Chikyuu Umare no Anata e. Eu gostei tanto da história atípica de Chikyuu Umare no Anata e que tive a necessidade de procurar os outros trabalhos dessa mangáka e foi aí que encontrei “Mairimashita, Sepai”. A história trata-se de uma colegial chamada Serina que encontra uma letra de música em sua carteira do colégio e, por gostar bastante da letra, ela começa tentar querer encontrar a pessoa que a escreveu. Serina deixa mensagens na carteira esperando que a pessoa responda. Lógico que houveram alguns desentendimentos… 

SENPAAI

E é a partir desses desentendimentos que ela se apaixona pela tal pessoa… que viria a ser o seu senpai (Mizukawa).

Ficha técnica:

senpai logo

Autora:  Azusa Mase (História e Arte)| Status: Mangá em andamento no Japão com 3 volumes atualmente| Demografia: Shoujo, Romance, Vida escolar| Publicado na: Dessert. | MyAnimeList

Impressões:

Inicialmente, eu pensei…

“Mais um shoujo escolar? Por que tô lendo isso mesmo, não é tudo a mesma coisa?”

Para quem acompanha o blog, já deve saber um pouco sobre minha opinião relacionada à shoujo escolar e do porquê amar tanto a Hana to Yume que foge desses padrões. Mas enfim, eu sei que não é tudo a mesma coisa na íntegra. O problema em si é a monotonia: a maioria é chato e quase sempre tem os mesmos clichês e triângulo amoroso.

O paradoxo da questão é que: Mairimashita Senpai é shoujo escolar, mas é diferente.

Publicado na Desert (magazine), tal obra ganhou meu coração. Bem, ele ganhou meu coração de diversas maneiras e eu espero que consiga mostrar todas através deste post. Por que tanta necessidade em mostrá-las? Porque ele quebrou o menor resquício de preconceito que eu tinha sobre shoujos escolares.

A verdade é que eu tinha esquecido que shoujo escolar poderia ser bom.

Ou melhor dizendo: muito bom. E como uma pessoa que lê bastante (mangás e livros no geral), é um pouco difícil de me surpreender com diálogos ou cenas. É complicado, mas numa vida dessas, quando a gente encontra uma coisa legal que foge só um pouquinho dos padrões: a gente tem que indicar.

Eis os motivos de ter gostado tanto:

1) A heroína não é lesada. Ela é bastante autônoma e isso move o enredo de um jeito estranhamente rápido. Sério, a Serina é uma personagem muito engraçada e divertida.

senpai10-vert

QUÊ?? AH MAS VAI SER AGORAA que vou constranger esse desgraçado…” 

senpai12

SERINA, A MESTRE DA PERSUASÃO…! HASUHASUHU

2) O protagonista não é idiota. Entendem o que quero dizer com isso? Ele não é nenhum filho da puta que brinca com os sentimentos das pessoas. Ele não problematiza, ao contrário: RESOLVE.

senpai9

(Pra falar a verdade, o Mizukawa é um pouco sádico e pervertido…. vocês terão uma NOÇÃO do que estou falando no capítulo 3! Amigos, o que foi aquilo?? kkkkkk)

3) O casal não é nenhum Aoharaido ou Kimi ni Todoke da vida.  *exijo palmas pfv *

Os personagens não demoram milênios (o mangá inteiro) pra assumirem seus sentimentos ou ficarem juntos. O negócio aqui é resolvido no PRIMEIRO CAPÍTULO! Sendo mais específica: nos primeiros 10 minutos de declaração da Serina! Sim, amigos… finalmente uma heroína que se declara sem gastar mais de 30 capítulos com drama e paranoia.

senpai5

4) Não existe drama aqui. Sabe por quê? Ao invés de várias mangákas, Azusa Mase não coloca barreiras ou inventa paranoias! Ela simplesmente desenvolve o relacionamento do casal como ele deveria ser, ou melhor que isso: ilustra como as pessoas são no cotidiano. A autora transforma um início turvo em uma história de amor gradual e nítida.

senpai4

5) O traço disso aqui é muito autêntico. É uma arte bem despojada que não é muito comum de se ver e, bem… eu gosto de coisas assim.

senpai6

6) O mangá é estranhamente delicado. Desde o traço aos diálogos. Vocês irão entender um pouco do que estou falando quando começarem a ler. Os personagens têm uma coisa que carece nos mangás atuais e no mundo real: honestidade.

Eles lidam com problemas de uma maneira tão terna…

senpai13

e simples…

senpai14

senpai15

que a gente simplesmente se desmancha em carinho.

7) Por último e não menos importante: clichês? EXISTEM, mas são tão poucos… Talvez uma vírgula? Um mangá não precisa ser lotado de clichês para ser lindo, a mangáka simplesmente inventa coisas do nada, coloca umas cenas cotidianas fofas que poucos autores exploraram de outro ângulo, inventa mitos românticos idiotas e, discretamente, desenha um sorriso bemmm bobo em nossa cara.

É sério, tem umas cenas bem…

senpai lindooo

E outras tipo…

senpaiii.jpg

Mas no final de cada capítulo, a gente sempre é contagiado por essa ideologia simples de amor

senpaiiii.jpg

Indico este mangá de coração para vocês. Sei que possui poucos capítulos atualmente, mas foi inevitável: tive que indicar. O enredo além de ser muito lindo, não enrola os leitores ou implanta problemas em cima de problemas na história. As coisas aqui são desenvolvidas SEM DRAMA, sem irritabilidade ou retrocessos. E é nesse meio totalmente imerso na objetividade que percebemos que a história caminha sempre pra frente e é, exatamente por isso, que faz aflorecer a coisa mais linda de um relacionamento que a gente por vezes esquece: sinceridade.

OFF: Só depois de muitos capítulos que fui perceber do porquê de ter gostado tanto de “Mairimashita, Senpai”. Esse mangá me lembrou muito “Stand Up!”, obra de Aiji Yamakawa, cuja sensibilidade me deslumbra e encanta até hoje.

StandUp.jpg

INFORMAÇÕES:

Infelizmente, nenhuma scan brasileira e norte-americana pegou “Mairimashita, Senpai” como projeto. Todas as imagens deste post foram editadas/traduzidas por mim para o português através da única scan que o pegou como projeto (Kengai Fansub – cujo idioma é espanhol ). Todos os créditos de imagens, tradução do japonês e etc para eles. 

> Atualmente possui quantos capítulos? 10

> Periodicidade de lançamento na Dessert? 1 capítulo por mês (mensal).

> Onde posso ler em espanhol? AQUI.

Possui até o capítulo 6 no Kengai Fansub, mas tem até no 10 no Otakumole (quem tiver conta lá pode fazer a festa, pois se não me engano os primeiros capítulos estão traduzidos para o português).

 

AQUELA INDIRETA BEM DIRETA:
Pelo amor de Deus, alguma scan brasileira (Tsu…cof! Bomi) pega esse mangá pra traduzir! Gente, é muito fofo mesmo!  T-T

senpai7.jpg

 

OBS: E NÃO É QUE O TSUBOMI NOS OUVIU??

Mairimashita Senpai está agora sendo traduzido para Português pela Tsubomi Scans! Conferiram lá no site deles! Cliquem AQUI

 

Nos vemos por aí!

 

 

– See you space cowboy

2 comentários em “EU INDICO: MAIRIMASHITA SENPAI – Um shoujo sem clichês (?).”

  1. Parece bem interessante, mas vou esperar juntar mais capítulos antes de ler.
    Só espero que alguma editora brasileira traga ele, prefiro muito mais ler o mangá físico do que o virtual. ^^

    Curtido por 2 pessoas

    1. Como é mensal, os capítulos são um pouco grandes então dá pra aproveitar bastante a história. Também espero que tragam para o Brasil, mas acho um pouco difícil kkkk enquanto isso, eu estou esperando lançarem em inglês para que eu possa comprar ❤

      Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, meu povo!