Conheça o tão lindo e bipolar: Hirunaka no Ryuusei

Ahayoo! Como vai? Tudo ótimo? T…

HNR024

Hoje vamos falar de Hirunaka no Ryuusei!

Conhece? Não conhece? Já ouviu falar? Tá com medo de ler? Não tenha medoo… vamos sentar e conversar um pouco sobre esse shoujo estranhamente atraente!

(Não comentarei NADA sobre o final do mangá aqui, porque talvez possa influenciar na sua opinião. O final de HNR terá um post apenas e somente para ele.)

====================================================================

O que me encantou em Hirunaka no Ryuusei e me faz indicar até hoje para as pessoas é apenas um motivo: charme.

Hirunaka no Ryuusei é o clichê mais charmoso que conheci.

Mas como posso explicar isso? Como diriam os japoneses: wakaranai (não sei). Esse mangá ainda soa um mistério para mim, porque é uma luta real de sentimentos. Tentarei te persuadir o máximo possível para que se interesse pela história. Tentarei, sobretudo, fazer você querer entender o porquê desse mangá ser tão bom, lindo e bipolar.

Let’s start! 

10994226_283166725140497_7469554783528582569_n

Ficha técnica: 

Mangáka: Yamamori Mika | Volumes: 13 (completo) | Demografia: comédia, romance, shoujo, school life e slice of life.

Sinopse:

Hirunaka no Ryuusei, também conhecido como “Daytime Shooting Star” tem como protagonista uma jovem de 15 anos chamada Suzume. Ela acaba de se mudar para Tokio devido a transferência de trabalho de seu pai. Sendo assim, ela vai morar com um tio desconhecido na imensa cidade de Tokio. Ela nunca tinha saído do interior, então Tokio é uma cidade totalmente desconhecida para ela. Após chegar na cidade, ela caba conhecendo um cara estranho, que posteriormente descobre ser amigo de seu tio e também seu professor na nova escola. A partir daí vamos acompanhando seu cotidiano na escola, suas experiências com novas amizades e sentimentos do coração. 


Impressões:

Eu conheci Hirunaka no Ryuusei através do Tumblr. Sempre segui muitos Tumblrs de mangás shoujos, então num belo dia quando estava passando pela minha dashboard… vejo uma ilustração de relance. Era bonita. Voltei para ver novamente. Rebloguei. Eu sabia que era de algum mangá e não fanart, mas nunca tinha me deparado com uma traço tão bonito.

O TRAÇO É LINDO DEMAIS. 

Fui pesquisar nas tags da foto e o nome era Hirunaka no Ryuusei – Daytime Shooting Star. Comecei ler na mesma hora, na época Yamamori Mika ainda estava no capítulo 25. Pois é, eu acompanhei por um bom tempo a trajetória de HNR junto com Aoharaido (que lançava no mesmo período na Betsuma).

E quando comecei ler… inevitavelmente, me apaixonei.

hirunaka-no-ryuusei-manga-quotes-shoujo-Favim.com-3089049

Não conseguia acreditar, eu tinha me apaixonado por uma história chichê sobre amor entre professor e aluna? Deus, onde eu estava com a cabeça? Estava sendo enganada? Não, eu não estava. Aquilo era realmente muito lindo e eu não conseguia desviar o olhar de todas aquelas cenas e de todos aqueles personagens interessantes.

Eu queria conhecer cada vez mais. Por um momento, eu até deixei de acompanhar vários outros mangás shoujos que lançavam – porque tinha me interessado demais em HNR. Sabe quando esperamos ansiosamente por um capítulo depois de várias semanas? Eu tinha esse sentimento por Hirunaka.

Inicialmente, uma das coisas que mais me chamou atenção foi a protagonista ser de uma natureza estranha, ela não seguia aquele padrão típico de mangá shoujo. Ela era esportiva, nenhum pouco feminina e o mais louco de tudo: “ela não estava quase nem aí pra nada”. Contudo, ela era forte. Quer dizer, ela se tornou forte durante o mangá. Suzume aprendeu a fazer amigos, conheceu sentimentos novos e a ser ela mesma sem medo. Apesar de achar ela uma personagem um pouco “fechada”, sua personalidade é interessante.

unnamed-1

Também nos deparamos com a figura de Satsuki Shishio. Ele seria o professor de Suzume e também sua paixão. Eu considero Shishio um dos personagens mais interessantes do mundo dos shoujos, porque o carisma dele é contagiante. Parece às vezes que o personagem ganha vida. Não sei como explicar, mas apesar de sempre colocar os outros em primeiro lugar e tentar procurar equilíbrio: ele é uma bagunça. É um caos desde o cabelo aos sentimentos. Às vezes acho que a mangáka brinca com isso pelo fato dele ser libriano (sim, ela já disse que tanto o nome de cada personagem como os signos influenciaram na personalidade de cada um – depois explicarei mais sobre isso). 

unnamed

Além disso, temos o Mamura. Esse personagem é o típico cara popular e retraído de todo mangá, mas existe um “porém”… ele adquiriu uma natureza misógina durante a vida. Ele só vai conseguir superar isso aos poucos quando começa ter contato com nossa protagonista. É um personagem bastante honesto, cabeça dura e teimoso. Ele é fofo também, mas sinto que não foi trabalhado o suficiente pela mangáka.

unnamed-2

Existem vários outros personagens, mas comentei apenas sobre esses três senão prevejo o post ficar imenso. Contudo, existe uma personagem bastante interessante no mangá chamada YuyukaLembrem desse nome, ela será a pessoa que mais ajudará a protagonista na história. Além disso, ela é dona de uma personalidade extremamente forte, orgulhosa e honesta – alguns dizem que é maluca, mas eu a considero uma das melhores personagens femininas de HNR. Aliás, acho que a considero uma das melhore personagens secundárias dos shoujos, justamente porque é bastante difícil encontrar uma criatura com um gênio tão impactante como o dela.

04_065 - Cópia

Ademais, existe uma coisa única que a maioria das pessoas ainda não sabem sobre Hirunaka: o motivo de cada personagem possuir personalidades distintas e atraentes (interessantes) é que cada um foi baseado em um animal e em um signo. O Kanji de seus nomes, por exemplo, representam o nome de um animal. 

Confiram nos slides:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além disso, a mangáka já falou da influência dos signos sobre a personalidade dos personagens. Quer dizer, ela comentou no seu twitter e ainda reforça no mangá quando fala do Satsuki…“He is terribly awkward”E lógico, depois disso, os fãs já foram pesquisar sobre data de nascimento, signos, planetas, lua e etc…

Este slideshow necessita de JavaScript.

(Eu nem sei pra onde vai isso… o máximo que sei é meu signo e ascendente)

Contudo, o fato de eu gostar tanto desse mangá está relacionado à outros motivos:

  1. Apesar de clichê, o enredo é maduro.
  2. Não existe nenhuma espécie de vilão/pessoa ruim/bitch, mas a história continua dinâmica. E por esse exato motivo, você deseja que todos ali alcancem a felicidade.
  3. Os personagens parecem ganhar vida. 

Como assim os personagens ganham vida? Os personagens são mais honestos com os leitores do que com eles mesmos. Eu achei isso uma coisa tão fascinante, foi a primeira vez que vi isso ser trabalhado profundamente em um mangá shoujo. É tão terno a maneira que eles abrem seus corações e nos mostram aquilo que não querem que aos outros vejam. Isso, de certo modo, te faz simpatizar por cada um deles.

Mas é exatamente por isso que esse mangá é tão temido.

Porque na mesma proporção que você simpatiza, você sofre.

jkjds-vert-vert-horz-vert-vert

Não existe escadinha emocional em Hirunaka no Ryuusei. É uma montanha russa mesmo.

AFINAL…

03_020

Mas por esse motivo excêntrico que o mangá é tão conhecido. Alguns personagens são tão bem trabalhados psicologicamente que você acaba se fascinando pela narrativa. Essa obra é claramente inconstante, porque os personagens expõem seus pensamentos para o leitor mais do que para os próprios personagens de dentro do mangá. E uma coisa que me chamou bastante atenção: não existe tanto drama. Pelo menos não aquele drama de Nanohana no Kare, o que é de se espantar já que HNR possui tanto desenvolvimento psicológico.

O mangá passa um sentimento de melancolia e amor.

Depois de tudo isso, acha que já acabou? Não mesmo. Eu vou tentar explicar o porquê desse mangá tão aclamado receber o título de “bipolar”. O termo bipolar para Hirunaka é uma descrição bem comum, porque aqui os dois protagonistas homens são boas pessoas. Ás vezes parece que sua mente quer uma atitude da protagonista, mas seu coração quer outra: em alguns momentos você fica completamente dividido e sem saber para quem torcer!

|OFF|: Lógico que o mangá possui pontos negativos e algumas referências esmagadoras, mas isso irei comentar apenas no próximo post onde falarei do final de HNR.


Conclusão:

Você precisa conhecer Hirunaka no Ryuusei! E se você for amante de shoujos, mais ainda! É um mangá que não pode faltar em seu acervo, pois é atípico. Como assim? É um clichê contado de um jeito não-clichê. Vai ser uma experiência única e talvez você comece a notar coisas pequenas e cobrar mais embasamento psicológico nos mangás shoujos daqui pra frente.

Dica de veterana: no momento que você começar a duvidar de qualquer coisa nesse mangá… JÁ ERA! JÁ ERA, JÁ ERAA! Duvidar é a última coisa que você pode fazer aqui, entendeu? ‘-‘

IT’S A TRAP!

Mas enfim, Hirunaka no Ryuusei me deu vários sustos do coração (acho que já estou treinada para qualquer coisa que vier daqui pra frente) e ainda assim entrou em minha lista de indicação. Estranho néh? Mas apesar de que…

shishio

Daqui pra frente, tudo será confidencial.

Se eu gostei do final? Se eu não gostei? Bem, você terá que descobri quando terminar de ler o mangá e voltar aqui no blog => porque eu criarei um post só para expor minha opinião sobre a conclusão de HNR. 

Espero que esse post tenha te divertido e, sobretudo: instigado sua curiosidade sobre Hirunaka. Aposto que você irá se simpatizar por vários personagens, rir de algumas cenas idiotas e de vez em quando sentir umas dorzinhas no coração. Mas é normaaal! 

Entãoo… fiquem na paz, seus lindos!

hnr009

Shishio_and_Suzume_2

Nos vemos por aí!

 

 

– See you space cowboy

6 Respostas para “Conheça o tão lindo e bipolar: Hirunaka no Ryuusei

  1. Eu nao poderia concordar mais sobre o mamura. Ja fui hostilizada uma vez por fas do manga por justamente reclamar sobre isso e só resolvi comentar aqui pra te dar forca. Saiba q vc nao esta sozinha 🙂 o mangá pode ate ser cativante, mas nao é revolucionario como amam pregar. O mamura é o tipo prota cliche de mangá! Só mudaram a ordem dos fatores (quem leu o final vai entender, enfim). Stay strong.

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu não quis comentar nada sobre o final para não influenciar as pessoas, mas é frustrante. Muita gente concorda, muita gente não concorda. E por esse exato motivo eu tomei a decisão de fazer um próximo post expondo minha opinião. Talvez muita gente não goste, mas muito longe de ser uma opinião leviana sobre meu shipp não ter dado certo: vai ser um artigo embasado em impressões, referências, provas e a repercussão que teve no Japão. Espero que você leia também XD kkkk

      Muito obrigada por comentar, sua linda!! ♥

      Curtir

  2. Pingback: Hirunaka no Ryuusei – A referência trágica + Opinião pessoal. | Shiritori·

  3. SERIO ESSE NEGÓCIO DAS PERSONALIDADES?? (Eu sei é bastante sério kkkk) Eu ia morrer sem saber, juro kkkk.
    Eu encontrei esse mangá ao acaso (já terminado) e achei o traço tão lindinho e limpo que me convenceu a ler e olha fique surpresa viu? É exatamente como vc falou ” É um clichê contado de um jeito não-clichê.” Tem nem mais o q falar, vc simplesmente mergulha naquele mundo (confesso q esse final me lembrou um pouco o anime Paradise Kiss por seguir um caminho mais real, digamos assim)
    Amei a resenha ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Seríssimo! Até eu fiquei assustada. Inicialmente vi as referências no twitter oficial da mangáka, daí fui pesquisar mais sobre o assunto, fiquei muito feliz por descobrir que a obra tinha essa base relacionada à personalidades xD

      Curtir

  4. Sua resenha ta mtttt boa e me deu uma vontade enorme de ler esse mangá mas o problema é q eu n estou achando um app ou um site pra ler ele ent… se alguém me ajudar eu vou ser mtttt agradecida, pfvvvv

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s