UNDERTALE – Você é um humano ou monstro?

YOOOO!!

Vou falar um pouco de UNDERTALE, é um jogo independente criado por Toby Fox desenvolvido para Windows e OS X lançado em setembro de 2015.

Eu devo confessar que nunca tive vontade de jogar Undertale kkk, eu já conhecia o game desde o lançamento mas vi um gameplay e algumas imagens e não achei nada demais, e pensei que era um jogo comum, mas então em um dia de tédio resolvi dar uma chance pro jogo e me surpreendi com o jogo. O começo parece bem simples mas depois de alguns minutos você percebe que o jogo tem uma proposta bem diferente dos jogos convencionais do mercado atual de games.
Ao contrário de muitos games você não tem que sair matando todos os monstros e ponto até o fim, você tem a liberdade de escolher se você quer lutar com o monstro até a morte ou então ter uma linha de diálogo com ele e fazer amizade com ele e poupa-lo, vou falar mais sobre isso no decorrer da análise.

undertale-historia

A História: A introdução nos conta que no passado monstros e humanos viviam juntos em harmonia, até que um dia as duas raças travaram uma guerra e os monstros foram selados dentro de uma montanha pelos os humanos, e então somos jogados de volta ao presente aonde mostra nosso protagonista explorando as montanhas quando ele acaba tropeçando e caindo em um buraco nela e assim começamos nossa jornada.

flowey_the_flower

Começamos o jogo em uma sala escura sem nada além de uma porta e tão somos apresentados a Flowey essa flor simpática que diz que irá nos ensinar a sobreviver no subsolo, então começamos uma espécie de tutorial de batalha.

maxresdefault

Ela nos fala que o objetivo das batalhas é você coletar o máximo de amor que conseguir dela com nossa alma que é representada pelo coração vermelho que podemos controlar dentro dessa pequena área quadrada, e então ela joga vários projéteis pequenos e diz que devemos coletar o máximo que conseguirmos para ficar mais forte e aí que Undertale mostra as verdadeira cara do jogo…

flowey_malvado

Flowey na verdade quer nos destruir e todos os projéteis que você absorve lhe causam danos deixando o jogador a beira da morte e então Flowey diz que a lei desse mundo é:
Matar ou ser Morto, e ela da uma risa insana em seguida, perdendo nossa esperança por sobreviver a jornada acontece algo inesperado.

toriel

Somos salvos por Touriel uma monstra pacifica que vive no subsolo, ela nos acolhe e nos ensina a como realmente sobreviver a esse mundo, e então começamos com o diferencial de Undertale o sistema de poupar ou matar.

Esse recurso traz um grande fator de replay do jogo, esse método faz com que o jogo tenha diversos finais diferentes dependendo do que você tenha feito no jogo, de quem o seu personagem tenha feito amizade ou matado.

O jogo conta com duas rotas fixas a Chamada Pacifist Route(Rota pacifica), essa rota consiste em poupar todos os monstros do jogo não matando um sequer, parece simples mas para convencer os monstros a se tornarem pacíficos exige um grande esforço da parte do jogador, além de tentar achar a linha de dialogo correto ainda temos que desviar de diversos ataques lançados pelos adversários resultando em vários game overs durante a nossa jornada, sem contar que essa rota contém o verdadeiro Boss final do jogo o que torna a experiencia ainda mais recompensadora.

pacifist

Momento relax do jogo quando você está sendo uma boa pessoa.

Já a rota Genocida é totalmente ao contrário, o nosso dever nessa rota e exterminar todos os monstros do jogo, mas ao contrário que muitos pensam não é só seguir em frente e ir matando o que aparecer, cada região do jogo contém uma certa quantidade de monstros que apareceram aleatoriamente quando estivermos andando, por exemplos as Ruínas a primeira região do jogo conta com 16 monstros e temos que ficar lutando até eliminar esses 16 monstros para que o objetivo seja concluído, e a cada vez que matamos todos os monstros a musica vai se tornando mais distorcida e os diálogos mais sombrios essa rota contém os dois bosses mais difíceis do jogo, tão difícil que não acabei até hoje…

 

genocide

Nosso protagonista procurando facas para fazer coisas “boas” na rota Genocida.

Motivos pra jogar Undertale: 

Undertale contém um visual retrô e nostálgico, mesmo sendo simples o jogo consegue ser muito bonito visualmente em seus cenários, a cada região nova que o jogador encontrar sempre encontrara lugares únicos para se ficar contemplando.

O jogo tem o Papyrus um dos melhores personagens do jogo, extremamente carismático e engraçado, em qualquer rota que você jogar você provavelmente terá afeição por ele ainda não superei ter que mata-ló para pegar a pior rota T-T.

A trilha sonora do jogo é simplesmente fantástica, tanto as músicas de batalhas quanto as de cenários são ótimas, dificilmente o jogador não parara alguns minutinhos pra apreciar mais um pouco da música, a minha favorita em particular é essa An Ending, as cenas onde essa música é usada são realmente tocantes.

Sem contar que o jogo contém várias referencias a outros jogos e a cultura geek também, como Alphys uma cientista que curte animes e cultura japonesa.

alphys

Enfim Undertale é um jogo que precisa ser jogado por todos, uma experiencia única e emocionante com vários personagens carismáticos que marcaram a jornada pelo jogo e nos deixaram deprimidos dependo do caminho que o jogador escolher, mas sempre com alguma lição a nos ensinar independentemente do caminho que escolhermos.

Então é isso espero que tenham gosta e vão logo e joguem essa maravilha…

undertale-characters

Uma resposta para “UNDERTALE – Você é um humano ou monstro?

  1. Poxa, derrepente comecei a ver videos sobre undertale, mas nunca senti o carisma que tantos falam, serio, nunca senti vontade de jogar.
    Mas vou ser sincero ctg, depois de ler esse post, fiquei com muita vontade de testar, kkkk.
    Conseguiu me passar algo que os videos ainda não tinham.
    Enfim, parabéns pelo post e assim que tiver uma promoção na steam, vou compra-lo, kkkk.

    Obs: Se tiver espaço para criação de posts sobre games e mitologia, estamos aqui \o/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s