Indicação - mangá

Conheça o universo fantástico de Mahou Tsukai no Yome!

Ahayoo! Como vai? Tudo ótimo? Tudo bem?

Hoje vamos falar de Mahou Tsukai no Yome: Hoshi Matsu Hito!

chise4

Sinopse

Hatori Chise tem apenas 16 anos, mas ela já perdeu muito mais do que o esperado. Sem uma família nem esperança, parece que todas as portas estão fechadas para ela. Mas um encontro acidental começou a mover as rodas enferrujadas do destino. Na sua hora mais escura, um misterioso mago aparece diante de Chise, oferecendo uma chance que ela não poderia recusar. Esse mago, que parece mais um demônio do que um humano, irá trazer a ela a luz que desesperadamente busca, ou afogá-la em sombras ainda mais profundas?

Demografia: Fantasia, Magia, Slice of Life, Shounen (Dizem ser Shounen, mas para quem conhece o mangá sabe que é bastante parecido com Seinen).

Status: Sendo publicado – atualmente contém 6 volumes.


Impressões

De antemão, eu aviso: Mahou Tsukai é uma obra estranha.

Motivos:

  1. As criaturas mitológicas aqui não são relacionadas à youkais ou contos japoneses – a história contorna lendas britânicas, sobretudo existência de fadas e dragões. O universo é rodeado por uma atmosfera “fantástica”.
  2. Tratam magia e feitiçaria de modo distinto, tem toda uma explicação por trás.
  3. O casal central é bem excêntrico. Nos OVAS não dá para dizer se são um casal ou não, mas no mangá sim. Confesso que no começo fiquei um pouco assustada.

Mas enfim…

Mahou Tsukai é uma obra de Kore Yamazaki, publicada em 2013 pela revista Comic Garden. Esse mangá, com apenas 5 volumes na época, foi indicado ao prêmio do Mangá Taisho Award de 2015 e ficou em primeiro lugar na Zenkoku Shotenin ga Eranda Osusume Comic de 2015.

Como funciona o Mangá Taisho Award? É um prêmio anual japonês, instituído em 2008, atribuído a indústria de mangás. Existe uma espécie de regra nesse concurso, apenas obras com 8 volumes publicados ou menos podem participar.

O que é Zenkoku Shotenin ga Eranda Osusume Comic? É um concurso popular onde vários trabalhadores de livrarias japonesas votam em mangás (com 5 volumes ou menos já lançados) que aconselhavam para o ano seguinte. OBS: acreditem se quiser – na Zankoku de 2015 – Boku no Hero perdeu o primeiro lugar para Mahou Tsukai.

Apesar do sucesso no Japão, o mangá ainda não ganhou um anime. Por quê? Não sei. Até agora foi apenas anunciado a produção de 3 OVAS pelo Wit Studio (mesmo estúdio de Shingeki no Kyojin, Owari no Seraph e Hoozuki no Reitetsu), sendo que o último OVA lança em 9 de Setembro de 2017.

Além do enredo girar em torno de toda esse universo mágico, descobrimo que nossa protagonista é uma Slay Vegas. 

Slay Vegas são pessoas raras que nascem com uma aptidão enorme para magia, porém possuem um tempo curto de vida – justamente por criar magia através de seu corpo e não da natureza. Ademais, Chise desde pequena consegue ver coisas que os outros não veem:

mahoutsukai-no-yome-hoshi-matsu-hito-ova-large-51

Ela é de origem asiática (japonesa), mas por passar por vários problemas durante a vida, dentre eles transtornos familiares, ela aceitou participar de um leilão estrangeiro onde ela mesma seria “vendida” para algum mago ou feiticeiro. Nesse leilão ela descobre um novo mundo repleto de criaturas que sequer imaginava que existiam na vida real e que, também, existiam humanos que se interessavam por esse tipo de coisa.

chise

E é nesse momento que nos deparamos com a figura de Ellias, um mago famoso de procedência incerta que se interessa pelo poder dos Slays Vegas. Ele compra Chise por uma quantidade absurda de dinheiro como se fosse nada e decide torná-la sua aprendiz. Ellias é conhecido, popularmente, como “o mago dos espinhos”.

chise8

O enredo começa a se desenvolver a partir desse momento. Chise aprende a usar magia, conhece novas criaturas/mundos e aprende também os limite do seu corpo. Não quero dar muito spoilers, justamente porque essa obra tem apenas 2 OVAS e poucos capítulos lançados. Contudo, acreditem… a produção animada está muito linda e bem desenvolvida. É incrível como o Wit Studio consegue transmitir toda aquela atmosfera onírica do mangá para a produção animada de um jeito totalmente natural.


Conclusão

Recomendo – tanto os OVAS como o mangá.

Achei Mahou Tsukai uma obra excelente. Apesar de ser intitulado como shounen, os diálogos são bem maduros. Fora isso, a história não é enjoativa e os personagens são instigantes. Fiz esse post para indicar sobretudo a animação, pois possui apenas 2 OVAS e seria bastante interessante recomendar obras com temas diferentes aqui no blog.

Sabe aquela espécie de OVA que serve para divulgar o mangá e, posteriormente, ter esperança de um anime? Mahou Tsukai parece seguir essa linha de raciocínio, justamente porque depois de assistir os OVAS vai ser um pouco torturante não querer acompanhar o mangá. Não tem como, por mais que a produção animada seja de uma qualidade estupenda, não irá cobrir as lacunas da história. Pelo menos eu fiquei bastante interessada/curiosa para saber o que acontece depois.

Aliás: poucas pessoas conhecem Mohou Tsukai. É incrível, dentre 7 amigos apenas 1 conhecia. Mas acreditem: o que tem de desconhecido, tem de bom. No final acabei sendo cativada por esse mundo repleto de magia, lendas e coisas novas. Porém, acho que o mais legal é que os personagens evoluem de um jeito equilibrado conforme o enredo avança. Às vezes queremos saber logo tudo de vez, mas é bonito como todos os personagens conseguem transmitir seus sentimentos e superar o passado através do vínculo de amor e amizade.

DICA: no mangá várias coisas são explicadas, a origem de Ellias é parcialmente revelada, personagens novos surgem e aparece uma espécie de vilão. Eu sei, eu sei, não contarei mais spoilers, mas confiem: esse é o tipo de obra estranha que você irá lembrar por toda vida – afinal, não é todo dia que encontramos um protagonista com cabeça de cabra.

> Depois disso tudo ainda está em dúvida se deve ou não assistir?

Pois bem…

Assista este AMV feito com trailers oficiais de Mahou Tsukai e se permita conhecer o quão encantador este universo onírico é:

– See you space cowboy

9 comentários em “Conheça o universo fantástico de Mahou Tsukai no Yome!”

  1. Saudações!

    Mahoutsukai no yome foi uma grata surpresa e agora faz parte de minha lista de favoritos. Os personagens são apaixonantes, carismáticos e o desenvolvimento das relações entre eles é cativante. Os OVAs são muito bem feitos e deixam gostinho de quero mais.
    Me recordou o Castelo Animado, com o mágico Howl e Sophie (lindo!!!!).

    Parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Daniela!

      Que bom que gostou do post, também achei a obra um pouco semelhante com o Castelo Animado do Studio Ghibli – não por causa dos personagens, mas por apresentar uma abordagem fora do âmbito japonês (yokais, mitos e etc) e focar num universo “fantástico”. Felizmente, devido aos meus poderes de vidência (kkkk), não me assustei por Mahou Tsukai ganhar anime. É uma obra realmente muito boa ❤

      Obrigada por comentar aqui no blog!

      Curtir

  2. Ótimo texto, Sayuri. Eu acho incrível a forma como essa obra aborda tantas questões distintas, começando pelo fato que parece mais um seinen do qualquer outra coisa. De slice of life eu também não vejo quase nada, são surpreendentes as “mudanças de gênero” que o mangá sofre a cada novo arco, é interessantíssimo.

    O passado e as maldições que cercam a nossa protagonista slay vega são muito bem explorados e desenvolvidos, da até uma certa dó dela em vários momentos. Também é muito bacana como desenvolvem o Elias como um indivíduo cada vez mais dócil enquanto ele vai aprendendo sobre sentimentos com ela. Só é estranho o fato deles tecnicamente serem um casal para nós shipparmos.. porque né…

    Enfim, Fico orgulhoso em saber que eu conheci o mangá desde muito antes do anúncio/exibição dos OVAs (ou agora, do anime para TV), começaram a surgir um monte de gente que gosta da obra agora por estes motivos e eu posso dizer que já conhecia muito antes UHDSAUHDAU (felicidade alheia por ser “underground”). Eu nunca escrevi sobre essa obra antes no meu blog, só tive a oportunidade de fazer umas primeiras impressões como uma pequena análise do primeiro ep do OVA (que por sinal só funciona bem com quem já conhece o mangá, pois a história é original e tem spoilers), quem sabe um dia não falo mais afundo do mangá. Se bem que sinto que o momento para ter feito isso já passou.

    Enfim, muito belo post o/
    By: seu querido kouhai Gapso (ó UHAUASUA)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, kouhai!! UHAHUSHASH

      Que bom que você gostou do post, eu só tive tempo de responder agora pq a vida anda muuuuito corrida. Fiz este post antes de anunciarem o anime, consegue imaginar meus surtos quando soube a notícia pelo twitter oficial deles? Eu enxerguei o paraíso.

      E agora que decidiram lançar o mangá aqui no Brasil pela editora Devir… parece até que o universo está conspirando a nosso favor, não é mesmo? É um mangá muito underground e espero realmente que faça sucesso por aqui. Eu leio o mangá, porque gosto das constantes mudanças de gênero, mas em relação ao romance… Infelizmente, eu ainda não consigo shippar o Ellias com a Chise – contudo, isso é o de menos em comparação com esse enredo onírico lindo.

      Obrigada por comentar aqui no blog!
      Senpai está orgulhosa de você *-* asuhahusuh

      Curtir

      1. oi boa tarde, gente eu n aguento mais de ansiedade já li os 42 capítulos lançados e estou acompanhando o anime mas quero muito ler os próximos cap lançados mas nos sites que conheço ou pausaram o projeto de lançamento ou nunca colocaram um ep sequer, por favor me indique onde eu posso continuar a ler os mangás n aguento mais esperar, desde já agradeço muito pela ajuda.

        Curtir

Comenta aí, meu povo!