91 Days – Análise do final.

Ahayoo! Como vai? Tudo ótimo? Tudo bem?

Dentre todas as pessoas masoquistas do mundo, cá estou eu e minha personalidade estranha fazendo uma análise sobre um anime que particularmente não gostei tanto.

Então por que o estou analisando? Porque comentar sobre 91 Days é necessário. A grande maioria das pessoas não entendeu o final. PIOR: justificam a tragédia do anime inteeeeiro pelo final. Nunca vi um término tão hateado (existe essa expressão?) na temporada de outubro de 2016.

Mas enfim, eu estou aqui para provar à vocês, lindos que estão lendo minha análise, que a única coisa que prestou (sim, estou sendo rígida) foi o final.

Tentem entender essa charada:

Nero é Forrest.
Ângelo é Jack.
Colteo é Cricket.

Desde o nome da bebida do anime… 

law

[…] a obra inteira é referência aos Infratores (filme estadunidense codinome Lawless).

O mais engraçado é que eu percebi isso quando vi o Colteo usando o mesmo procedimento do Cricket das “torneiras de álcool”. Até então, eu estava com uma ideia um pouco vaga de devaju… aquele sentimento louco de “eu já vi isso em algum lugar, mas onde foi mesmo?”.

Contudo, eu só fui lembrar dos Infratores quando vi a cena de um personagem colocando fogo na bebida para avaliar a qualidade da chama (a mesma cena acontece em Lawless). Por que eu lembrei disso? Simples: essa cena interpretada por Gary Oldman me marcou de um jeito bem anormal. Na verdade, eu queria testar isso algum dia.

Vou até tentar incorporar no Floyd Banner…

cats

Mentira, isso me dá medo.

Mas enfim… fiquei assustada quando vi tanta semelhança nas duas obras e nossa, aquilo tinha que ser proposital. Acho que quem é fã de filmes de máfia/faroeste e coisas do tipo deve ter notado também. Apesar das semelhanças de enredo e personagens, o anime seguiu com uma história própria, analítica e distante – o que me fez lembrar um pouquiiiinho de Gungrave, principalmente a relação estranha de amizade entre Nero e Angelo.

Porém, o que quero chamar atenção aqui é para o final da obra. Muita, mas muita gente reclamou sobre o final. Para mim, apesar do anime todo ter sido parcialmente morno… o final, para quem assistiu e lembrou de Lawless foi uma facada.

Ângelo morreu? Ângelo não morreu? Cara, sinceramente, isso não importa. Nos últimos segundos do anime, a única coisa que o autor nos permitiu enxergar foram as pegadas de Ângelo e Nero.

3nero

POR QUE ELE FEZ ISSO?  Porque a mensagem que o anime quis passar foi que, após todos aqueles tiros e matança, um único julgamento prevaleceu. Julgamento referente a uma das primeiras falas de Forrest e LEMA dos Infratores:

“Não é a violência que distingue os homens, mas até onde você está disposto a chegar”

*TIRO NA ALMA!

Foi neste

Foi neste pequeno momento

Que eu pensei “esse anime nem foi tão ruim assim”.

 

|OFF|: “Mas você acha mesmo que Nero matou Angelo?”

Sendo sincera: não. Porque Nero é um personagem franco demais. Ele não mataria Angelo com um sorriso na cara no ultimo episódio.

1neroovdd

E honestamente –  se ele realmente não o matou -, acho que Nero conseguiu se vingar de Angelo da pior maneira. Ele o deixou no vazio, sem propósito e sem ter o direito de ser julgado por alguém. Além disso, estaria comprovando pela segunda vez na vida que, apesar das situações, ele não teria coragem de matá-lo. Se esse final fosse 100% verídico, confesso que seria algo um pouco simbólico… pois mostraria que depois de tudo aquilo, a personalidade do Nero não mudou desde o primeiro episódio.

(OBS: sobre a latinha de abacaxi no último episódio… Nero olhou para ela, porque lembrou da época que estava foragido com Angelo. Nesse episódio, Nero reclamou que estava com fome e a única coisa que Angelo comprou em grande quantidade foi abacaxi enlatado.)

Ficha técnica:

Criador Original: Asou Shuichi | Estúdio: Shuka (Durarara!!x2) | Diretor: Kaburaki Hiro (Kimi ni Todoke, Tonari no Kaibutsu-kun, Hoozuki no Reitetsu) | Demografia: Ação, Drama, Histórico. | Episódios: 12 – lançado na temporada de outubro de 2016.                                        

                                                                      

– See you space cowboy

Anúncios

2 Respostas para “91 Days – Análise do final.

  1. Gostei da análise do final de 91 Days, não tinha pego nenhuma referência ahahsaushaus e mesmo sem elas achei o anime surpreendente, talvez porque eu goste bastante do gênero. Opening e Ending muito boas, além de trilha sonora e cenário bem cima da média, pra mim mesmo sem o final o anime foi ótimo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s