Review - mangá

Akatsuki no Yona – Análise do mangá

Ohayoo! Como vai? Tudo ótimo? Tudo bem?

Bom, como este seria meu primeiro post e primeira análise no blog: tinha que ser sobre uma coisa especial. Akatsuki no Yona é de longe meu mangá shoujo preferido, vi muitas pessoas fazendo resenhas sobre o anime (temporada de 2014), mas ninguém sobre o mangá. Então, como uma fã assídua, tive essa ideia de escrever sobre o mangá. Aliás, se você está aqui porque gostou do anime… tenha em mente que vai se viciar até o último fio de cabelo nessa obra de arte.

Antes de mais nada: o anime termina no volume 8, capítulo 47 “Doce Chuva”. Esta análise conterá MUITO SPOILER, então cuidado (Afinal, análise sem spoiler não existe).  

A adaptação animada durou cerca de 2 cours (24 episódios, meio ano), poucos episódios para um mangá de 133 capítulos. Não estou falando de 133 capítulos com 19 páginas, mas de 36-40 páginas por capítulo. É muita coisa. O anime só mostrou a fase inicial da jornada de Yona, nada de desenvolvimento de personagens em escala extrema. Por isso que eu digo que: se você gostou do anime, provavelmente se encantará com o mangá.

A arte de Kuzanagi Mizuho é linda/cômica e melhora ainda mais com o tempo. Nem preciso falar da comédia. Minha gente, a comédia desse mangá é explêndita! Trocentas vezes melhor que do anime.

Depois do episódio 24, acredite se quiser: Yona e sua trupe viram ladrões do Estado. Uma espécie exótica de Robin Hood denominada “O dragão maligno e o bando faminto e feliz”. Eles começam a coagir soldados da tribo do fogo, roubar comida para os aldeãos e assumem uma visão tirana… o problema, quer dizer, o mais engraçado é que ninguém consegue levar a sério o nome deles:

dragao
ASHUAHSUAHSU

Lembram-se de Tae-Jun? O filho do general da tribo do fogo que ficava atormentando Yona? Pois bem, ele aparece nesse arco. A imagem que temos de Tae-Jun era de um cara egocêntrico e esnobe, mas devido a suposta morte de Yona por suas mãos, ele entra completamente em depressão. Contudo, ele acaba se encontrando com Yona durante seu dever de eliminar os “bandidos” da tribo do fogo e acreditem: Tae-Jun se torna um homem exemplar. Ele muda muito, passa a enxergar a tribo do fogo como um lar, pessoas como semelhantes e começa dar valor sobretudo À VIDA! A visão de Tae-Jun se expande e promove meios de ajudar a população no decorrer da história, pois ele aprende na pele que:

 “Algum dia é tarde demais”

Eu acho isso em Akatsuki no Yona explêndido: o fato da autora se preocupar em desenvolver todos os personagens. Não importa se são secundários ou vilões, todos têm uma segunda oportunidade de mudar nesse mangá.

Mas o ponto forte dessas jornadas que Yona e sua trupe fazem não é no intuíto de enrolar o mangá. Yona enxerga que o mundo não é tão bonito assim, que seu pai como governador era um desastre e que seu povo sofria as consequências: fome, desespero, corrupção. Nesses momentos, surge a imagem um pouco borrada de Soo-Won em sua cabeça. 

“A bondade não é um crime. Mas às vezes ela desperta a fraqueza e ganância em outros”

A personalidade de Yona só vai mudar extremamente no Arco da Tribo da Água. Eu acho engraçado quando as pessoas dizem ela muda drasticamente no anime em relação ao primeiro e último episódio. VOCÊS NÃO RECONHECERÃO ELA NO MANGÁ. Ela muda muito? Mentira, ela muda completamente. Ela aprende a manejar uma espada, ganha ar de liderança e confiança o bastante pra dar uma voadora na cara de uma pessoa que nunca viu na vida:

yonaaa.jpg
“Tava imitando o Jae-Ha”

No Arco da Tribo da Água, Yona se mostra uma verdadeira protagonista. Ela sempre foi, mas conseguiu superar minhas expectativas. Outra coisa bem legal dessa obra é o equilíbrio de amadurecimento dos personagens. Todos os personagens de Akatsuki no Yona amadurecem com o tempo, é incrível como a autora consegue associar isso tão bem ao psicológico. Hak ainda é um dos personagens que mais sofre com isso (depois comentarei o que acho disso tudo). Uma coisa que estou gostando bastante em Yona é que além de demonstrar força, ela consegue se controlar em relação à traíção de Soo-won. Nossa, eu juro que acho isso muito louco. Eu entendo que ela amava ele, mas a primeira coisa que eu faria era atirar aquele enfeite de cabelo nos confins do inferno. A questão é que, por incrível que pareça, ela não age por impulso e o fato dela guardar ainda aquele enfeite é porque ainda considera Soo-won uma pessoa especial. No decorrer do mangá, a gente percebe que a posse do efeite passa por um ressignificado de amor para sentimentos nostálgicos de tristeza e amizade.

Yona custa a acreditar que tudo o que ela viveu foi um sentimento falso e que Soo-won sempre foi aquele tipo de pessoa cruel, então para preservar esses sentimentos ela mantém o enfeite. Porém, Hak não aceita isso. Por quê? Porque antes de tudo, Soo-won era o melhor amigo de Hak. Ele confiou em Soo-won mais do que qualquer outra pessoa no mundo. Pior: Soo-won pisou na amizade de anos… de um amigo que abdicou da própria paixão (Yona) e, consequentemente, desejos. Hak é o personagem mais altruísta que já conheci. Ele não se importava com sua felicidade desde quando Yona e Soo-won fossem felizes, mas daí aconteceu tudo aquilo.

Como não enlouquecer? Como não ficar triste?
Porque se existe uma coisa que Hak está, até hoje no mangá é… ferido. Mas ele nega. Sempre.

hak
Esse olhar…

UM POUCO SOBRE OS DRAGÕES E YUN:

HAKURYUU – DRAGÃO BRANCO (Kija): Confesso que inicialmente não gostava muito do Kija, justamente porque ele era muito impulsivo, ingênuo e fresco. Por ironia do destino, eu descobri que comecei gostar dele por causa disso. Além de ser bastante otimista em situações consideradas críticas, a preocupação em proteger Yona acima de tudo, ingenuidade no amor e medo extremo por insetos, esses detalhes me fizeram encantar por tal personagem. Costumo dizer que a confiança deste homem é inabalável, é de uma seguridade de fazer inveja. Kija, não importa se o Hak ainda te chama de Shiro-Hebi (cobra branca) ou o que os outros digam: sua estranheza é linda e fofa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

SEIRYUU – DRAGÃO AZUL (Shin-Ha): Não sei se foi só impressão minha, mas ultimamente Shin-Ah tem ganhado mais atenção da autora. Gosto bastante desse personagem e todos os capítulos que ele aparece tem aquela leveza estranha que me lembra Natsume Yuujinchou. O problema é que, apesar disso tudo, eu sinto que Shin-Ha é um dos personagens que menos se desenvolveu em relação aos outros. Eu gostaria que ele fosse mais confiante de si mesmo, sabe? Seria legal se ele aprendesse a usar o poder dele e não apenas reprimir isso como uma maldição. O que venho notado é que os leitores querem saber mais sobre o dragão azul e principalmente sobre os sentimentos de Shin-Ah!

Este slideshow necessita de JavaScript.

RYOKURYUU – DRAGÃO VERDE (Jae-Ha): Serei sincera, se o Hak não existisse eu iria shippar muito a Yona com o Jae-Ha. Esse personagem é de longe o mais confiante, engraçado e perspicaz de Akatsuki no Yona. A sagacidade e habilidade de remediar problemas dentro do grupo torna o “olhos caídos” (apelido dado por Hak) um personagem bastante atraente. É muito engraçado as brigas internas entre ele e o Hak, já consigo enxergar ambos como irmãos. Jae-Ha continua mulherengo no mangá, a questão é que agora começou desenvolver sentimentos por Yona (Kusanagi não faz isso com meu coração, por favor). No mais, acho que a parte mais interessante/bonita de Jae-Ha – ao meu ver – se mostrou no capítulo 77, quando ele estava à beira da morte… 

yona2
OMG, JAE-HA T-T

OURYUU – DRAGÃO AMARELO (Zeno): FINALMENTE! Quem leu o mangá sabe o porquê do “finalmente!”. Depois de drasticamente descobrirmos que Zeno é imortal e que, devido a esse pequeno detalhe (?) fez parte da primeira geração dos dragões… Akatsuki no Yona virou – por dois capítulos inteiros – um mar de sangue. Imagine eu, lendo o mangá e páh “perfuram o coração dele” sem saber que Zeno era imortal?? Kusanagi, o nome disso é insanidade! Desespero? Eu só tive um ataque do coração. Por um momento eu esqueci que estava lendo um shoujo. Lembro até hoje que quando terminei o capítulo ATUAL (tive que esperar + 1 mês para ler o próximo) fiquei olhando pra parede do meu quarto pensando no vazio da existência humana. No mais, que personagem fantástico! Zeno virou um dos meus personagens preferidos. Ele possui uma atmosfera de aconchego, apesar de que ainda tente camuflar sua solidão através de sorrisos.

zenoo

YUN: Durante o desenvolvimento do mangá se mostrou um grande amigo de Yona. Antes ele possuia um certo preconceito com ela por ser da família real, daí depois de conhecê-la melhor mudou de opinião e já a considera como uma amiga de longa data. Ele se preocupa bastante com Yona e o bando de malucos ao ponto de se envolver nas brigas de vida ou morte (capítulo 133). Acho que o mais engraçado do mangá é que… por Yun ser inteligente e bom em quase tudo (até mesmo em cozinhar), ele se tornou uma espécie de mãe para todos. Sério, isso é muito fofo e engraçado T-T

Este slideshow necessita de JavaScript.


DESVENDANDO SOO-WON

Eis aqui um personagem interessante. Um bastardo infeliz.
UM GRANDE IDIOTA.

su-won
Por que chamá-lo de idiota?
Porque ele quer carregar sozinho o peso de Kouka nos ombros.
Soo-won passou a infância inteira com Yona e com Hak e sequer teve coragem de falar de seus pensamento para ambos, ou melhor: para Hak, gerenal e amigo.
Eu fico pensando: se o objetivo dele era simplesmente fortalecer o reino de Kouka, por que diabos não procurou outro meio? Sempre existe uma solução que não seja assassinar alguém por tomada de poder. Porém, Soo-won em momento algum mostrou suas reais preocupações para Hak ou para Yona. Lógico que Hak ficou chocado com a traição dele mais do que qualquer outra pessoa, simplesmente porque era inesperado e ele não sabia de nada que acontecia na cabeça de Soo-won. Ás vezes penso que Soo-won fez isso exatamente para proteger os dois. Porque, pensem comigo: no momento que Yona chega no quarto do pai e vê aquela cena traumatizante, Soo-won se surpreende. Não era para ela está ali, naquele lugar, naquela hora. No meu ponto de vista, a última coisa que ele queria era ferir os dois. Tanto que, no momento que eles fogem do castelo, Soo-won ordena que parem de persegui-los. 
 .
.
Quem lê o mangá sabe que a mangáka, Kusagani, não trata Su-won como um vilão.
É incrível… Quanto mais eu leio essa merda EU NÃO CONSIGO ODIAR ELE! Em momento algum ele é ganancioso ou tirano, meu cérebro entende que apesar de tudo ele é um assassino, mas esse joguinho psicológico que a mangáka faz é covardia demais. Tem horas que eu penso: “escuta aqui, você não é o Drummond pra tá parodiando ‘Os ombros que suportam o mundo’ E NÃO É O ITACHI pra me fazer sofrer desse jeito!”
su-won1-horz
Acho que o mais irônico disso tudo é o fato do destino de Soo-won (o dito vilão) sempre se coincidir com o da Yona (a heróina). Sempre tentando resolver o mesmo problema, a mesma inquietação e sede por mudança. Também, por ironia do destino, assim como no primeiro arco em Awa, o rei nunca está à frente.
 .
.

Voltando ao assunto do Itachi: sinceramente, eu não quero que Soo-won tenha um final como o dele. Nós sabemos que ambos são assassinos que abraçaram causas nobres. Porém, por mais que você tente justificar isso por meios racionais, ainda continua sendo um crime.

Pior que isso é que em Akatsuki no Yona a gente nem tem tempo pra sofrer em paz… quem não tomou uma facada nesta cena?

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

POR QUE VOCÊ FAZ ISSO COMIGO, KUSANAGI?? POR QUEEE???

lili1-horz

Chega de Soo-won por hoje, não aguento mais esse sofrimento.
Chega.
C H E G A.


DEPOIS DE TUDO ISSO: SIM, AKATSUKI NO YONA É UM SHOUJO!

Fica até difícil de acreditar.

Enfim, é do conhecimento da humanidade que Yona era apaixonada por Soo-won.
Contudo, é conhecimento do UNIVERSO que Hak é apaixonado por Yona.

Durante o anime a gente consegue enxergar nitidamente essa friendzone e quantas vezes nosso soldado Hak é abatido. A questão é que durante o decorrer da história, Yona começa a reparar em Hak como homem. No dia que Yona ficou consciente dos seus sentimentos por ele, eu juro pra vocês que li a cena umas 7 vezes pra ter certeza que era verdade kkkkkk foi uma felicidade estranhamente louca, pensei que estava tendo alucinações!

Tipo o Hak nesse capítulo:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hak, amigo, você merece um trófeu.

Eu sou fangirl louca do Hak e fiquei MUITO FELIZ quando vi que seus sentimentos estavam sendo correspondidos depois de milênios. Sabe o que é esperar tipo que uns 6 anos pra ver isso acontecer? Gente, nesse dia eu não fiquei bem. Tava olhando pro teto de casa, abri a janela e fiquei admirando o céu pensando “que mundo bonito”. Ok, vou parar de falar merda aqui kkkk

Eu sei que isso não significa que eles terminarão juntos no final do mangá (PRECISAM), mas só o fato de sua presença ser reconhecida de um jeito romântico e seus sentimentos “correspondidos”… fez meu coração bater de um jeito indescritível. Pode parecer exagero, mas nós que gostamos de Akatsuki no Yona sabemos o quão incrível esse homem é.

hak1-horz
Vontade de guardar esses dois num potinho…

CONCLUSÃO:

O mangá ainda não acabou, mas já deu pra notar que Yona se tornou uma pessoa completamente diferente. Ela não possui pensamentos negativos de vingança ou coisas do tipo. Sua sede por mudança é tamanha que SIM, ELA QUER ENTENDER SOO-WON! Hak provavelmente não aceitará esse tipo de pensamento, mas ele precisa entender que se Yona quer evoluir como pessoa, ela precisa enfrentar os problemas na base e de frente. Isso é bom e por vezes, um pouco triste.

Antes Yona possuia só Hak e Soo-won de amigos.

Agora não.

Ela tem Hak, Yun, Kija, Shin-Ah, Jae-Ha, Zeno, Ik-su, Tae-Jun, Mun-deok e o mundo. 

E Soo-won? Quem ele tem para se apoiar de amigo? Ninguém.

Ao longo da jornada, Yona conseguiu se superar e vencer obstáculos… primeiramente porque quis ficar mais forte.

Ela quer se proteger.
Quer proteger Hak.
Quer proteger seus amigos dragões e Yun.
E gora quer proteger seu reino.

Ela é uma verdadeira protagonista. E o mais bonito de tudo isso é que o lugar para onde ela quer retornar não é físico: são as pessoas que ela cultivou amor recíproco durante todo esse tempo de viagens e superações. Yona mudou? Sim, ela se tornou – acima de tudo – uma pessoa melhor.

Enfim, Soo-won… você está “sozinho”. Não sei quais são seus reais motivos para isso tudo, quero realmente saber. Também não sei como as coisas se desenvolverão daqui pra frente, mas será muito difícil para você, porque ela encontrou pessoas maravilhosas com bastante espaço no coração e talvez você não tenha mais aquele lugar tão especial como tinha antes.

Agora, Yona tem literalmente um grande amor e uma grande família – em que qualquer um se sente feliz ao retornar.

zeno2-vert
Eu mesma fiz essa montagem… pra sofrer só pode.

FICHA TÉCNICA:

Nome: Akatsuki no Yona 暁のヨナ
Publicado: 2009
Gêneros: ação, comédia, fantasia, romance, shoujo
Autora: Kusanagi, Mizuho (Story & Art)
Serializado em Hana no Yume.

OBS: vocês podem ler Akatsuki no Yona no Toshi wa Yume e Sunshine No Niryuu Scanlation (capítulo 118 pra frente)!
Acho que deu pra perceber que sou bem viciada em Akatsuki no Yona.
Se você gostou, comenta! Provavelmente ninguém comentará essa resenha, afinal é a primeira de um blog desconhecido. Mas eu amei escrevê-la, então foi só amor ♥ ♥ ♥

 

– See you space cowboy

60 comentários em “Akatsuki no Yona – Análise do mangá”

  1. Eu também gosto muito de Akayona! Me identifiquei várias vezes durante a leitura kkkk
    Mas pelo que estou vendo ( lendo em 2022) o final esta bem próximo, creio que até 2025 ja esteja concluído! Eu to torcendo por isso, sério não aguento mais kkkkk
    Mas uma coisa eu sei no dia que a espada e o escudo que protegem o rei aparecer eu choro, de felicidade e de tristeza por que vai acabar.
    Vamos todos aguardar esse grande final!

    Curtir

  2. Conheci a saga através do anime. Curti muito e li o mangá. Admito que é mesmo incrível! O enredo, os personagens e seus desenvolvimentos pessoais, as mensagens até mesmo políticas que são transmitidas, o humor maravilhoso e, claro, um romance que deixa muito shoujo no chinelo. Akatsuki no Yona vale muito apena de ser assistido/lido.
    Valeu pela resenha.
    Aguardo por mais capitulos o mangá.
    Se souberen alguma novidade…
    2021 😉

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu viciei nesse anime/manga devido a essa quarentena, lembro quando o anime tava começando a sair e eu coloquei o manga pra ler mas na época pela falta de tempo não vi. Já li umas 5x o manga nesse meio tempo maio/novembro.
    Não consigo odiar o Soo-Won, mas por outro lado o pai da Yona, to com o pé atrás, mas até entendo um pouco algumas coisas, mas só vou ter certeza qndo lançarem os demais capítulos.
    Queria mais coisinhas entre a Yona e o Hak tbm 🙂

    Curtir

  4. Cara eu tbm amo este anime e o mangá algo muito bom uma historia de desenvolvimento perfeito uma historia que você n pode tirar os olhos eu realmente amo esse anime pre mangás e animes como esses deveriam ser mais valorizados aliás temos muitas coisas pra acontecer bo futuro eu tenho tantas teorias ainda sim queria ver yona subir mais ser rainha ser capaz como uma mulher governar o reino de kouka mesmo assim antes antes que isso aconteça quero ver as aventuras deles de todos juntos unidos em uma bela história.

    Curtido por 2 pessoas

  5. Eu li e assisti muitas vezes eu não tô conseguindo lembrar qual capítulo que o Zeno 😍😍😍 vê os dragões crianças poderia me ajudar eles são lindos *0*

    Curtir

  6. Vim de um futuro 2019 para dizer que a Yona cresceu ainda mais, estava tão ansiosa com o mangá que passei a lê-lo em espanhol, não posso dizer que me arrependo, pois seria mentira. Akatsuki no Yona é meu mangá favorito de todos que já li em minha vida, tenho um apego muito grande por cada personagem, por cada história, e eu não consigo odiar ninguém, nem o Soo-won e nem o pessoal de Sei, ou qualquer lugar, é como se você pudesse entender que tudo tem motivo e que nada se resume ao que você fez.

    SPOILER

    Hak fica tão fofinho quando a Yona diz que o ama, ele achou que tinha ouvido coisas, sim, ELA TE AMA HAK, e os meninos ouviram vocês apesar de fingir que não.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Oi Brenda! Obrigada por comentar aqui, nem consigo imaginar que escrevi esse post em 2016! Nessa época eu sofri demais com esse ship, mas agora as coisas estão mais encaminhadas no mangá (pelo menos é o que parece). Vamos torcer para que Hak/Yona seja 110% canon, porque pelo que to vendo a naja do Kye-sook está tentando atrapalhar o romance desses dois .-.

      Curtido por 1 pessoa

  7. Oi, você sabe me informa quando está previsto a liberação dos outros capítulos? Quais as datas e meses? Já assisti o anime e já li o mangá e agora estou sofrendo de ansiedade para ver o final😍😍😍😍😍

    Curtido por 2 pessoas

    1. Oi, Bárbara!

      Geralmente os capítulos de Akatsuki no Yona lançam no Japão nos dias 5 e 20 de cada mês, visto que a revista que publica esse shoujo é bimestral. Normalmente, as scans norte-americanas são mais rápidas que as da Espanha e Brasil, então fique sempre de olho no site do Manga Stream.

      Curtir

  8. amei a resenha… bem eu assistir o anime e adorei e agora estou lendo o mangá ….. bem vc poderia me dizer em qual capitulo a yuna reconhecer o sentimento do hak e pq eu sou louca pra ver eles juntos eu to tendo ataque do coraçao pq vejo ele sendo fofo com ela mais ela achar isso estranho ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh ( sorry o-o )

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ahhhh! Leia o mangá mesmo, você vai adorar! No momento estou em um processo de tratamento em relação à spoilers, mas te digo uma coisa: do capítulo 130 pra cima as coisas começam a ficar MUITO BOAS.

      Curtir

  9. eu estava aqui com uma saudades sem tamanho de akatsuki no yona
    sempre vou no site e nada
    vou continuar esperando
    meu mangá preferido
    nenhum capturou meu coração e meus sentimentos como esse ( pandora capturou ele um pouquinho tbm kk )
    ai vim pesquisar alguma coisa sobre eles .. para nao me esquecer dos nomes… e ameiiiiiiii tanto o seu trabalho … vc escreveu de coração deu ate para sentir o seu amor pela obra..
    muito obrigada por trazer um pouquinho deles
    acho q vou ler de novo *–*

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelos elogios e carinhp! ❤

      Como essa foi minha primeira resenha e PRIMEIRO POST, estava com muito medo das pessoas não gostarem. Entretanto, parece que os deuses da sorte sorriram pra mim e encontrei vários fãs de ANY na internet que compartilham da mesma opinião. Tudo que escrevo aqui é com paixão, principalmente quando é sobre Akatsuki no Yona, nunca fui tão devota a um mangá shoujo! kkkkk

      Aliás, você conhece nosso projeto dos Dramas CDs de Akatsuki no Yona? Eu sincronizei as cenas dos mangás com o áudio de alguns Dramas CDs que comprei, você pode conferir no canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCeByj4dN1QOtti6o0DPf7Ww

      Esses Dramas CDs são uma bênção, porque dá pra matar um pouquinho a saudade da voz deles (pq ainda não teve segunda temporada).

      Curtir

  10. Sua resenha é ótima, amei os detalhes, e como vc desenvolveu a resenha entrelaçando as diferenças entre o anime e o mangá, Obg mesmo! Eu sigo aqui, arrasada pelo fim do anime…

    Curtido por 1 pessoa

  11. Amei sua resenha, comecei a ler semana passada, e já estou completamente apaixonada! Torço para Yona e Hak no final, melhor casal, mas também não consigo odiar Soo-Won cada capitulo ficou “UAU! como pode ser um assassino com esse coração!” deve ter uma historia oculta ai. Amo Yun e SHIN-HA meus dois personagem preferido depois do Hak, não tem como não ama o Hak e torce pela felicidade dele no final.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ninguém do fandom consegue odiar o Soo-won, até porque ele sequer é considerado um vilão de verdade. Entretanto, eu sempre irei shippar a Yona com o Hak. É meu casal preferido de todos os mangás que já li até agora. As pessoas falam tanto dessa dualidade do Soo-won, que eu estou começando cogitar a possibilidade de criar um post só pra ele… kkkkk

      Curtir

  12. Adorei a sua análise sobre o manga, já que eu também o sigo!!!
    Na verdade o manga tem cerca de 161 capítulos, eu consegui ler até 152 no site Manga Rock (uma pena que seja em inglês) mas se ler até este ponto pode perceber para o que ela vai utilizar o adereço de cabelo e também que a relação do Hak e da Yona vai evoluir bastante (o meu coração parou enquanto eu lia)

    Curtido por 1 pessoa

    1. “O meu coração parou enquanto eu lia”, é bem assim mesmo! ahushasuahsh Todo capítulo novo de Akatsuki no Yona, eu tenho um infarto diferente.

      Curtir

      1. Estamos em março de 2023 e ainda se apaixonam por um mangá lançado há anos? Eu mesma! A resenha é ótima. Estou lendo o mangá e adorando, e olha que não sou boa leitora e não curto muito leituras on-line. O anime é excelente para ter parado só naquele início. Deveriam continuar. O melhor é que, assisti primeiro o anime, depois vim continuar no mangá, logo todas as expressões e vozes estão me fazendo ler o mangá como se realmente estivesse vendo a continuação do anime. Fantástico!
        Ainda estou no 173, mas desejo que logo Hak e Yona decidam-se e vivam um romance lindo bem desenvolvido no mangá, diferente dos que deixam para o último capítulo. Espero que Yun e os Dragões sejam unidos sempre, e gostaria que Zenon ganhasse a “liberdade” de morrer, apesar de ter aceitado sua solidão com um sorriso. Sonho, né?! Seguirei nessa história linda! Parabéns por seu trabalho, Sah. Beijão

        Curtir

  13. Meooodeossss eu amei sua resenha!!
    Eu tava aqui de boa acompanhando AnY pelo ToshiwaYume (tá só tiro, porrada e bomba… Meu pobre coração não aguenta) quando resolvo que está na linda hora de reler esse mangá, pq ‘bixooo aconteceu foi coisa.
    Super concordo com vc sobre o quão maravilhoso esse mangá é, o quão bem trabalhada a trama e os personagens são!! E velho, acredite se quiser, eu não dava nadaaa por esse mangá, nada mesmo.. Comecei a ler por falta de opção mesmo, mas tbm pudera com um resumo daquele: “Yona é a única princesa do reino, vivendo a vida luxuosa e despreocupada como uma princesa deve ter.” tem nem condição, mas qual não foi minha surpresa ao descobrir nele uma menina, sim imatura, mas tão doce e esforçada se transformando em uma mulher que quer caminhar com as próprias pernas e não só ela como ver todos os personagens evoluindo, choro só de lembrar :’)
    Maaaas sim voltando, tava relendo e preciso muito discutir umas coisas, começando por Soo-won… É como vc falou a mangaká não coloca ele como vilão (na verdade não existe um antagonista propriamente dito nessa história, cada um vive conforme seus princípios), ele tem um ideal e ele fará de tudo pra alcançar ele e é por isso, eu penso, que é tão difícil odiar ele (aliado ao fato de que tava TD ruim no reinado de IL), maaas tem uma coisa me incomodando, a gente sabe que ele fez tudo que fez para criar um reino mais próspero, mas não é só por isso na cena em que ele mata o rei ele diz a Yona que faz por vingança pq o imperador IL FOI capaz de assassinar seu irmão de modo tão frio com uma espada, mas não faz sentido de acordo com os flashe Black’s de Yona e Hak (tudo bem q justamente por ser a visão desse dois que ele parecia bondoso e que na verdade como imperador ele era horrível), eu não sei ao certo, mas isso ainda vai voltar pra morder nossa bundas, quem sabe não tem alguém por trás (um antagonista?) que tenha sido responsável… Acho q só o tempo vai dizer, mas se é estranho isso é (a autora tá guardado o doce)
    Outra coisa é a respeito desse tal poder de Shin-ha pra que tanto mistério?? Com certeza a mangaká está armando alguma kkk
    E em relação a profecia? Já temos os quatro dragões, mas até onde li nem sinal da espada e do escudo. Eu realmente acredito q Yoná seja o rei, mestre ouseiláoquedragãovermelho (quero dizer os dragões, exceto Zeno, sentiram o chamado quando olharam pra ela), o q me faz pensar q Hak seja a espada, mas e o escudo? Seria Yoon? Não faz muito sentido pra mim… Eu poderia dizer q Soon-won fosse a espada e Hall o escudo, mas de acordo com o padre a espada e o escudo ainda serão revelados. O q me deixa sem opções…
    Esse definitivamente é um dos melhores shoujos, o melhor do seu estilo. A propósito vc já leu NG life? ToshiwaYume traduz e é da mesma mangaká, mas esse envolve reencarnação tbm é MT bom!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu também! Quando li a sinopse de Akatsuki no Yona eu fiquei tipo “Ok, próximo. Parece chato” ahushaush fiz isso umas 5x, até que me dei por vencida e decidi ler. Hoje ele é meu mangá shoujo preferido e ainda custo a acreditar que criei um blog só pra falar dele kkkkk

      Eu estou pensando em criar apenas um post para “desvendar o Soo-won”, porque o tanto que esse personagem tem de haters não é pouco… já tenho até material para publicar um post do tipo, só me falta tempo. Aliás, em qual capítulo você está? O escudo foi revelado recentemente, falta apenas a espada agora (fique despreocupada, pois não darei spoilers). Se eu pudesse e tivesse tempo, administraria esse fandom de Akayona inteiro aqui no Brasil kkkk até post de curiosidades dessa obra estou fazendo aqui, não sei aonde meu vício vai me levar pq sinceramente… haushaush

      Falando em vício, criei uma página só com os Dramas CDs que irei postar no Youtube, você pode acompanhar por aqui: https://shiritorii.wordpress.com/projetos/

      No mais: obrigada por comentar aqui. Eu fundei o Shiritori e esse é meu PRIMEIRO post, consegue imaginar o quão feliz fico em saber que as pessoas gostaram dele e comentam até hoje? A satisfação é tão grande que faço questão de responder todos os comentários dele xD

      Curtir

      1. Tomara que você consiga tempo pra postar ^.^
        Eu tô no 140, com Yona tentando resolver a treta do reino Xing, será que já está perto? Estou ansiosa!!
        Eu imagino a satisfação e com ela ver o público de AnY crescendo cada vez mais 💛

        Curtir

        1. O mangá já está no 152, leio em inglês pq não aguento esperar XD hasuahsuh

          EDIT: tinha esquecido de responder, eu já li NG Life sim. Na verdade, eu li quase todas as obras de Kusanagi Mizuho. Sou uma eterna viciada ❤

          Curtir

            1. Pelo que entendi, o escudo é o próprio Zeno. A autora deixou isso nas entrelinhas, já que ele é imortal. “Eu posso lutar por milhares de anos”. É como se fosse um escudo, alguém com o poder de enfrentar milhares de homens sem morrer. E ele deixou isso bem claro, pois disse que ia proteger todos.

              Bem, pelo menos é o que eu acho. Não me lembro o capítulo exato, mas isso se mostra ao longo do mangá, principalmente quando revelam o arco dele.

              Curtir

  14. Gostei muito da sua resenha, terminei de ver o anime e estava em duvida se valia apena ler o manga(gostei muito do anime), e graças a sua resenha me interessei muito pelo manga que estou lendo agora, parabêns pela resenha, realmente gostei muito.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Omg muito obrigada! Fico bastante agradecida em ler isso, até porque este foi meu primeiro post no blog. Sempre digo para meus amigos: se vocês gostaram do anime, irão idolatrar o mangá. É muito bom mesmo.

      Curtir

  15. Vi o anime e fiquei curiosa pra saber como a história estava, então achei sua resenha. Confesso que sou meia preguiçosa pra ler mangá, mas dps dessa resenha bateu a maior vontade.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Amo Akatsuki no yona e sobre o soo won nunca consegui ver ele como vilão e também já cheguei a comparar ele com o itachi espero que ele não tenha o mesmo final. Quando a yona descobriu que tinha sentimentos pelo hak quase tive um infarte kkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu já tô fazendo cosplay de infarto nos capítulos atuais do mangá. TODO CAPÍTULO é uma superação do anterior, a gente nem tem tempo pra se recuperar emocionalmente kkk

      Curtir

  17. Li todo o mangá até agora, mas quero ler de novo a parte que o Zeno revela os poderes dele, foi uma cena tão impactante. Mas não lembro! Aaaaah, me ajuda.
    Qual foi esse capítulo?

    Curtir

    1. Olá, Luiná!

      O capítulo que você está se referindo é o 100. Li o mangá várias vezes, mas assim como você, não consigo esquecer do impacto desse capítulo kkkk foi insano.

      Curtir

  18. Eu assisti esses dias o anime de Akatsuki no Yona. E realmente eu amei com todas minhas forças que procurei o mangá e estou lendo. Como vc disse eu tmb não consigo odior Son-Woo. E o melhor de tudo é que Yona mudou ela mudou para melhor e pra mim é uma protagonista e tanto. Shin-Ah é um dos meus personagens favoritos e eu queria ver mais da personalidade dele.
    Enfim eu amei a analise espero ler os proximos!!! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Mds, é muito gratificante saber que o fandom de AkaYona só aumenta. Queremos muito uma segunda temporada, porque é como você disse: quando a gente conhece, amamos com todas as forças! É um shoujo atípico cheio de ação e coisas legais XD

      Curtir

    1. Oi, Elisabete!

      Você está falando desta flor?

      Alguns acreditam que seja uma espécie da Camellia (símbolo icônico da Chanel), cujo nome é Camellia sasanqua. Porém, na minha opinião, trata-se de Paeonia suffruticosa. Ambas são muito parecidas.

      Curtido por 1 pessoa

  19. Vim no seu blog por causa do Drama CD que você postou no Youtube, e acabei encontrando essa análise maravilhosa. Você escreveu uma das coisas que eu sempre penso quando aparece o Soo-Woon na história: Ele é um grande idiota. Ele quer carregar o peso do mundo sozinho. Sempre que penso nele, me vem à mente que ele escolheu o caminho errado para um objetivo meio certo. Ele queria unir e consertar as tribos de Kouka – algo louvável e muito necessário. Ele queria vingar o pai, que não era flor que se cheire – a explicação da morte dele foi muito mal contada, tem coisa aí – e por isso escolheu o caminho do ódio. Ele não só escondeu os verdadeiros sentimentos dos amigos, aqueles que mais amavam ele, da Yona, que com certeza o ouviria, como também do Hak, que desistiu do amor dele para vê-lo feliz; ele não só fez isso como destruiu todos os anos que eles tiveram juntos. Naquela hora, por mais que ele não quisesse que Yona visse aquilo, quisesse poupá-la, ele estava pronto para matá-la. E ela era, junto de Hak, a maior aliada em potencial dele. Por que? Porque, depois de tudo, nas coisas que Soo-Woon queria fazer no reino de Kouka, ela já chegava na frente – como você disse, o rei nunca está a frente. Ela estava lá em Awa, ela estava lá na Tribo da Água, em Sei, na Tribo do Fogo. Foi ela quem conseguiu a semente Iza. Ela que convenceu Tae-Jun a proteger a Tribo do Fogo. Ela matou o Kum-Ji. Antes que Soo-Woon tivesse uma pista sequer sobre os traficantes de Nadai na Tribo da Água, ela já tinha um nome e um rosto. E foi graças ao Hak, agindo com a ajuda do Soo-Woon, que a Lili foi salva. O Rei de Kouka escolheu um caminho muito duro. E ele está sozinho. Quem realmente se importa com ele agora? Com ele pessoalmente, não só como Rei? Porque Yona tem quem a ame pela pessoa que ela é. Ela tem uma família que não vai abandoná-la. Por que Soo-Woon fingiu todo esse tempo? Se ele sabia que ia matar o pai de sua prima, como ele podia olhar nos olhos dela? Por que não ver nela uma aliada – ela, que teria o poder de escolher o próximo rei – em vem de subestimá-la? E mesmo agora ele continua subestimando-a – um grande erro. Ele não entende – sou levada a crer – o quanto ela cresceu, o quanto a família dela cresceu. Foi mal o textão. É que ninguém dos meus amigos conhece esse mangá :3

    Curtido por 3 pessoas

    1. Ahhh muito obrigada por comentar nessa análise! Eu tenho um carinho enorme por ela, talvez por que foi meu primeiro post no blog? XD

      Aliás, pode escrever textão mesmooooo… eu não ligo, na verdade eu gosto de ler a opinião detalhada de cada um de vocês, é como se eu estivesse sendo recarregada com o calor desse fandom lindo! Você resumiu tudo o que eu penso sobre o anime/mangá de Akatsuki no Yona, porém: apesar de toda indiferença irritante do Soo-Won no anime e nos capítulos atuais, eu tenho quase certeza que eu não teria coragem de matar a Yona. Por quê? Bem, ele não é esse tipo de covarde. Apesar de toda merda que ele está fazendo nos capítulos atuais e esbanjando a imagem de um rei “corajoso e destemido”, ele é covarde… não com o reino dele ou com seus acordos políticos, mas com ele mesmo. Soo-won é um personagem enigmático e, acredito eu, que ele vai quebrar a cara lindamente quando perceber que não conseguirá suportar tudo sozinho. Vai chegar um momento que ele vai ceder e a gente vai chorar muito quando isso acontecer, porque apesar dos pesares… bem lá no fundooo, o fandom quer ver essa relação de amizade mais uma vez ↓


      (É de partir o coração)

      Aliás, você tem twitter? Caso tenha, me segue lá: https://twitter.com/akayona_
      Já aviso que é uma loucura. Meu twitter é uma seita religiosa de Shoujo (SÉRIO). Tem MUITA gente viciada em AkaYona, agora mesmo tá cheio de spoilers do próximo capítulo que nem saiu a rawn completa AHSUUHASUHASH

      Obrigada novamente por comentar! Tô muito feliz que tenha gostado do projeto do Drama CD no Youtube e do Blog! ❤

      Curtido por 1 pessoa

      1. Eu amei seu blog, sério. Infelizmente não tenho twitter :C As sua análise é muito boa, e eu concordo. Quando ele quebrar a cara nossa… Eu vou ficar muito triste. A amizade deles é mostrada de forma tão linda que dói pensar no agora. Ele é o personagem mais misterioso do mangá. Não dá pra saber o que ele tá querendo. E seu blog é maravilhoso ❤

        Curtido por 2 pessoas

      1. Abraço? Só vemmm

        (Também fico empolgada kkkkkk até porque sou muito exagerada, às vezes parece que não vou achar ninguém com a mesma empolgação… mas relaxa que aqui você encontrará, o Shiritori já virou um santuário brasileiro de Akatsuki no Yona ❤ )

        Curtido por 1 pessoa

  20. Amei a resenha, muito bem feita XD.
    Conheci a obra pelo anime por recomendação da autora e agora irei ler o mangá.
    Inicialmente tive interesse pela obra por se tratar de um ambiente que remete a cultura e historia chinesa, da qual criei afinidade após ler o mangá de outra obra, Kingdom. Com o passar do tempo percebi que Akatsuki no Yona tem singularidades que fazem a obra ser bastante agradável de assistir e acompanhar, assim como a autora descreveu.
    No mais, recomendo a obra para todos

    Curtido por 2 pessoas

    1. Omg! Eu sei que fui bastante persistente quanto ao fato de te indicar Akatsuki no Yona. Ainda bem que você gostou. Obrigada por comentar aqui no blog XD

      Curtido por 1 pessoa

      1. Amei sua resenha. Tão bem escrita que fiquei realmente surpresa e grata por tê-la escolhido para ler. Terminei de assistir o anime hoje e fiquei triste por não ter uma conclusão, por isso fui atrás de mais informações. Depois de ler sua resenha quero mais que tudo devorar o mangá.

        Curtido por 1 pessoa

Comenta aí, meu povo!